quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Menos 800 sacolinhas e aumentando...

Em junho do ano passado, quando minha gata mais velha fez 14 anos, por curiosidade peguei a calculadora para descobrir quantas sacolinhas plásticas joguei no lixo com xixis e cocôs retirados da caixa de areia desde que ela veio para casa, com dois meses de idade. Quase caí para trás com o número 7.665, resultado de uma média de 1,5 sacolinhas por dia (alguns dias gastava 1, em outros 2, poucas vezes 3). Já há tempos vinha pensando que devia arrumar um jeito de substituir o plástico, mas diante desse número a questão virou urgente pra mim. Inventei então um envelope básico, muito simples, feito de jornal e um grampo, e que substitui perfeitamente as sacolinhas. O jornal, aliás, passou a ser o grande substituto do plástico aqui em casa, porque além de se decompor rapidamente no lixo, permite que o que está dentro dele se decomponha também. Já o saquinho plástico não só demora séculos para se desfazer como também atrapalha a degradação do que está dentro, que fica ali hermeticamente fechado durando muito mais do que se estivesse exposto ao ar. Abaixo as fotos do passo a passo do envelope, que demora 2 segundos para ser feito.

Trabalhe com duas, ou se preferir três folhas de jornal juntas. Dobre uma das pontas de baixo para dentro, passando mais ou menos dois dedos da dobra vertical do centro das folhas.

Dobre a outra ponta para dentro, passando também dois dedos do centro para o outro lado.

Vire para cima a pontinha que se formou embaixo e grampeie, para fechar o fundo do envelope.

Acabou, está pronto.

De vez em quando páro 5 minutos, faço diversos envelopes de uma vez e dobro cada um em quatro: um lado sobre o outro e a parte de baixo para cima, como se estivesse dobrando a folha aberta do jornal. Assim tenho sempre um estoque e não preciso fazer todo dia.
.
Na hora de usar é só segurar uma das abas para manter a boca do envelope aberta, encher de areia e etc, e no final dobrar tudo, fechando bem antes de colocar na lata de lixo.

E nesse último ano e meio NENHUMA sacolinha plástica foi para o lixo embalando lembranças dos gatos. Já são mais de 800 economizadas.
Em breve mostro outras maneiras de substituir o plástico pelo jornal na hora de embalar lixo.

6 comentários:

  1. Tem alguma sugestão pra quem tem cachorro?
    No começo eu comprava plástico biodegradável para recolher as fezes dele nos passeios. Mas depois fiquei em dúvida porque o pessoal aqui de casa usa os sacos plásticos do supermercado pra fazer compras, então acaba tendo sempre sacos aqui para eu usar. Aí pensei que comprar ainda mais saco só porque é biodegradável não fazia muito sentido.
    Aliás, como você faz com as compras? Tem sacolas só para isso? (Já está mais do que na hora de fazer isso aqui na família!)

    ResponderExcluir
  2. Mateoda,
    minha sugestão pra recolher cocô de cachorro na rua é a mesma: use jornal. Faço isso com os meus e sabe que achei até melhor do que com saquinho? No começo parece meio desajeitado, mas você vai se acostumando e percebe que através do jornal você sente menos o que está pegando. Sabe aquela coisa de sentir até o quentinho através do plástico? Pois é, com o jornal não tem isso. E depois de tudo recolhido é só fazer um embrulhinho e jogar na lixeira mais próxima. Experimente sair com um rolinho de algumas folhas na hora do passeio. Posso apostar que você vai se acostumar!
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de comentar que pro supermercado vou com minhas sacolas de pano, uma mais legal do que a outra. Todas tem alça grande o suficiente pra pendurar no ombro, assim, se a compra for grande, saio toda pendurada nos ombros e com mais algumas nas mãos. O peso até fica melhor distribuído do que com as de plástico, que só podem ir nas mãos. E o pessoal do mercado volta e meia pergunta: nossa, que lindas, onde você comprou? ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu tenho uma solução para cachorros, é como eu faço já há um bom tempo. Uma amiga minha que compra pão todos os dias (eu não compro quase) junta os saquinhos de pão. Eu ando com meus dois cachorros, cato as fezes com jornal e jogo dentro do saquinho de papel. todo o meu lixo vai numa única sacola depois, para ser retirado pelo lixeiro. Boa sorte! Adriana

    ResponderExcluir
  5. Juliana,em 2011 estive em Holambra, recebi a doação de duas mudas de Cambuçi.Lembra?
    Uma delas era encomenda para a Priscila e a outra você me presenteou, gostaria muito de enviar uma foto da minha muda em desenvolvimento, mas não é possível pois um raio acertou a árvore e um pé de carambola que estava ao lado, desculpa! Parabéns pelas conquistas, um abraço. Daniela Cruz

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.