terça-feira, 25 de maio de 2010

Museu de frutas

Em algumas daquelas conversas "pelo muro" com a vizinha, minha mãe descobriu uma raridade nos dias de hoje em São Paulo: um quintal cheio de árvores frutíferas. E melhor ainda, a maioria frutíferas nativas e "raras".
F., que comprou a casa já com o quintal pronto, ganhou junto com a escritura um mapa de identificação das árvores. Seu Antônio, antigo proprietário, caprichou na escolha das espécies, e desenhando o mapa fez questão de transmitir para o morador seguinte a importância que tem aquele pomar.
São apenas duas espécies exóticas (lichia, originária do sul da China, e limão-cravo, da Índia) entre diversas frutíferas nativas brasileiras, muitas das quais a maioria das pessoas nunca nem ouviu falar: grumixama, cambuci, jaboticaba, uvaia, cereja-da-mata e cambucá.
Os passarinhos se deliciam nesse jardim tão variado e eu já ganhei sementes de cambuci e cereja-da-mata, que frutificaram recentemente.
Pra colaborar com esse museu vou fazer a minha parte tentando multiplicar essas espécies e espalhá-las por aí, para que mais gente possa ter a oportunidade de conhecer frutas que quase não se encontra mais pela cidade.
E você, tem ou já teve alguma árvore frutífera no quintal?

4 comentários:

  1. Nilcenene R. de Amorim29 de setembro de 2010 às 13:33

    Juliana, adoro acompanhar os blogueiros, e conheci o seu blog que alias é maravilhoso.
    E li sobre o museu de frutas, e por coincidencia sou apaixonada por cambuci, só que aqui na minha cidade, a gente só encontra em uma feira a frutinha e eu sou maluca por conseguir uma semente ou muda, e como vc diz no post que quer multiplicar as especies pensei que de repente vc poderia estar conseguindo pra mim, ficarei muito grata.
    att

    Nilcenene Rodrigues de Amorim

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nilcenene, tudo bem?
    Adorei receber seu comentário, obrigada pelo elogio ao blog. Fiquei feliz que você gosta de passear por ele!
    Plantei as sementes de Cambuci que ganhei da vizinha da minha mãe e depois de 50 dias regando e com muita expectativa olhando pra ver se alguém brotava... brotaram! Tenho muitas mudinhas, mas acho que ainda são muito pequenininhas pra viajarem por correio; tem cerca de 5 cm de altura.
    Mando pra você com muito prazer, mas sugiro que a gente espere um pouco mais. Tenho medo de elas morrerem durante o transporte por não serem regadas.
    Que tal se a gente se falar de novo mais pro fim do ano? Acho que mais uns dois meses e elas já estão mais fortes. Enquanto isso continuo cuidando da sua mudinha aqui pra você!
    E se nesse período você encontrar Cambuci pra comprar aí em Vitória (será que tem? Não é época...), experimente plantar as sementes. Você já as viu dentro da fruta?
    Por via das dúvidas, explico:
    Lá no meio da polpa você encontra diversas "coisinhas" arredondadas que tem um miolinho mais duro e uma pelezinha fina em volta. São as sementes. Mas essa fruta produz muitas sementes chamadas xoxas, que não germinam, então comparando diversas delas você vai ver que algumas são mais gordinhas (as que germinam), e outras são bem magrinhas, parecem vazias. Essas nem adianta tentar.
    Daí então é escolher as gordinhas, colocar na terra cobrindo com uma camadinha fina de terra peneirada e manter sempre úmido, regando com borrifador. O tempo médio de germinação é de 50-60 dias.
    E quando começam a vir os brotinhos é uma delícia! O Cambuci está correndo risco de extinção, por isso, conseguir germinar suas sementes tem gostinho ainda mais especial!
    Vamos nos falando. Se eu sumir por favor não deixe de me mandar e-mail lá pelo final de novembro me lembrando da sua mudinha.
    Ma is uma vez obrigada pelo contato e um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Nilcenene R. de Amorim29 de setembro de 2010 às 13:38

    fique feliz que vc respondeu, pois muitas vzes a gente manda email que as pessoas divulgam no blog e elas nao tem consideraçao nem de responder.
    Tentarei achar a frutas fresca pois só encontro congeladas e nas feiras livres, e tentarei plantar a sementinha. Cambuci realmente é uma fruta que muita gente nao conhece, mas que eu acho deliciosa. tenho um pequeno quital onde tenho plantado um muda de jabuticada, que esta florindo pela primeira vez tem mais ou menos um metro de altura, tem banana da terra, uma muda de mexerica pocan, um pé de manga haden, limaozinho branco e se Deus quiser uma muda de cambuci.
    Nao percebi de qual cidade vc é?
    desde já grata.

    Nilcenene Rodrigues de Amorim

    ResponderExcluir
  4. Estou em São Paulo, capital.
    No meio da loucura tentando sem um pouco mais verde! rsrsrsr
    Então por favor não deixe de me escrever de novo mais pro final de novembro seu eu não te escrever, tá bom?
    Vou anotar na minha agenda mas tenho medo de esquecer e te deixar esperando... Gostei da idéia de plantar um cambucizinho meu aí na sua casa!
    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.