segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Restaurorecicloterapia


Comprei num ferro velho dois pedaços de grades antigas - que provavelmente um dia foram cerca de quintal - para prender numa parede externa da casa e fazer subir uma trepadeira.
O ferro está em ótimo estado; foi protegido por camadas de tinta de várias cores que contam a história dessas peças. E aí está a graça: raspar tudo muito bem raspadinho para reaproveitar duas ótimas grades que agora terão nova função.
No ferro velho gastei R$100,00, na loja de tinta mais R$ 32,00 e do fim de semana já investi 6 horas de trabalho. Ainda falta bastante até chegar ao ponto de poder pintar, mas não tem nada não: outro dia li em algum lugar que a satisfação por um desafio superado é diretamente proporcional ao esforço nele empenhado. Mal posso esperar!
E o carnaval está aí. Se você planeja não cair na folia, que tal se dedicar a um projeto de restauro como esse para colher o resultado de ter sua casa enfeitada com uma instalação do tipo "foi feito por mim"?

6 comentários:

  1. Oi querida! Sempre venho aqui respirar um ar puro, pegar uma sombra e ouvir o cantar dos passarinhos. Só não sobra muito tempo pro cafezinho e bate papo :) Adoro tuas postagens, me são inspiradoras...o saco de jornal ainda dá muito o que falar. Sobre o manjericão, tenho 2 pés enormes e não dou conta de usar tudo, lindos e bem verdes. Faço uma maionese deliciosa que acabo usando em quase tudo. Se quiseres visitar minha cozinha e minha casa, vou adorar. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. ihihi, tive que retornar só para dizer isto: eu acho que meu português deixa muito a desejar, mas fico feliz pelo elogio :D quanto aos créditos, me perdoa, coloco sim... as imagens infelizmente se propagam que quando buscamos no google, já não se sabe mais a fonte original. Vou divulgar sim :)

    ResponderExcluir
  3. Juliana, uma sugestão: se a grade é de ferro, é material para durar 'uma vida inteira e mais seis meses'... rsrs. Sugiro que você não pinte e deixe ao natural, inclusive com alguns pontos de ferrugem, o que remeterá à impermanência de tudo. Com as trepadeiras enroscadinhas, ficará bem bonito. O que você acha?
    Interessante: passei este fim de semana usando filtros de papel para café (eu dou preferência a eles por conta da higiene) na confecção de belas caixas para guardar DVDs e CDs. Aplico cola branca nas caixas com um pincel e vou colando os filtros; depois passo uma demão da cola por cima, para impermeabilizar e dar durabilidade. Com as manchas que ficam nos filtros, dá uma aparência de envelhecimento e aí eu colo umas folhas secas e sementes por cima, fazendo arranjos. Fica lindo. Rende um belo e original presente para as amigas e tudo é reciclado. Beijinhos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A ideia de manter o envelhecido também me agrada. Bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  5. Angela e Sonia, eu já estava mesmo pensando em não pintar... o ferro que vai aparecendo por baixo das camadas de tinta é tão bonito!
    Mas fui precipitada e antes mesmo de começar já tinha comprado a tinta, então... veremos.
    Angela, já vi uns trabalhos feitos com filtros de café usados, fica mesmo muito bonito. Legal saber que você trabalha com esse material.
    Um beijo e voltem sempre,
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Lindo Juliana - adoro tudo - fiquei maravilhada com o telhado na vila mariana ,com seu cuidado com este ferro velho ,gente a borboleta é linda, tenho duas joaninha namorando em numa flor tireia
    andando na rua em Tatui sp - PARABENS-

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.