sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Razão e sensibilidade

Quatro metros de pura energia produtiva

Adoro quando conheço gente do campo, da roça mesmo, de verdade, aquelas pessoas que passaram a vida cultivando de tudo e têm uma rara sensibilidade em relação à natureza e todos os seus assuntos.
Hoje veio aqui no sítio um senhor assim. Baixinho, já foi saindo do carro sem nem perguntar se os cachorros são bravos - todo mundo pergunta. Quando questionei se não tinha medo ele me disse que se fossem bravos eu não os teria deixado soltos quando o convidei a entrar. Alem disso, "dá pra ver na cara deles que são tranquilos".

Tranquilidade tinha ele, paranaense nascido em 1940, com uns olhinhos vivos já olhando em volta, pesquisando as árvores do meu quintal. Seu Teresiano. Veio de Limeira até aqui especialmente para me trazer os saquinhos plásticos que encomendei para plantar mudas. Não nos conhecíamos ainda, foi meu primeiro pedido depois da indicação do amigo Edilson Giacon.

Descarregamos a mercadoria, chamei-o a ver o viveiro, as mudas, e no caminho fomos conversando. Contei que a produção de árvores nativas tem só três anos apesar do sítio ser um dos primeiros da Holambra, que foi de um dos fundadores da cidade etc, e ele me perguntou: como vocês estão de água? Falei do único poço que nos abastece, que a água baixou quase 50% em comparação com períodos de chuva, que estamos racionando… Água é a preocupação de todo mundo no momento. Nossa e dele também.

E num certo momento ele parou em frente à minha amoreira: você rega sempre essa árvore? Na verdade nunca, seu Teresiano. Pra não mentir, coloquei bastante água nela no último domingo, já que está carregada e não quero perder as frutas. Por que?

Ele me chamou a atenção para como ela está bonita, com um verde vivo, exuberante, além da enorme quantidade de frutos amadurecendo. "Nessa seca, se ninguém rega, isso é sinal de que tem umidade aí embaixo. Eu tenho uma dessa que esse ano não produziu nada."

Sábio homem. Sem saber ele acabava de me dar uma dica de algo que estamos procurando já há tempos: temos um vazamento de água em algum lugar de um cano que sai da caixa d'água e passa por uma grande área, abastecendo as torneiras do jardim ao redor da casa. Já escavamos inúmeros buracos pelo quintal e o cano sempre aparece intacto, ou seja, nada de achar o vazamento. A amoreira está a cerca de 1,5 metros do caminho do cano; pode estar bebendo dele. Ainda não é uma árvore grande nem tem raízes agressivas, portanto não é responsável pela ruptura. Muito pelo contrário: é uma muda nova, tem apenas 3 anos e vem crescendo muito rápido. Ao que parece tem irrigação particular.

Que diferença faz um olhar atento que interpreta e deduz! A gente estuda, pesquisa, assunta por aí, mas sem observação, sensibilidade e experiência nunca seremos completos.

Algumas já roxas, muitas vermelhas e outras ainda verdes



Enormes e deliciosas

3 comentários:

  1. Olá,boa tarde! passando aqui só para dizer olá,e falar que AMO esse blog..de tempos em tempos passo por aqui p ver se tem postagens novas,e que alegria hj ao ver que está cheio delas! Já peguei meu café quentinho e tô aqui lendo td... Que lindas amoras,parabéns! :) amo verde,amo plantas,amo minha horta,minhas flores e árvores.. e to super empolgada com meu pé de amora,o meu mais novo xodó..plantado a pouco tempo,de um galhinho cortado do pé que tem na casa de minha sogra, achei que não fosse vingar, secou todo... e eis que começaram a surgir galhinhos e agora já está "toda- toda",cheia de amoras minúsculas e super docinhas!!! Já mostrou a que veio,e é meu motivo de orgulho,já que aqui no nordeste elas não costumam vingar não! resolvi comentar hj,apesar de ser leitora antiga..só p falar o bem que esse blog me faz..sempre que leio me sinto renovada,igual após dar um passeio em um lindo jardim! Boa tarde e um ótimo fim de semana!!! :) Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela linda amoreira carregada de frutos!

    ResponderExcluir
  3. Um olhar atento, uma referência cruzada de infos e bingo: a descoberta do problema :)

    Que bom que pelo menos a amoreira se beneficia do vazamento para frutificar belamente.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.