sexta-feira, 12 de novembro de 2021


A grande questão da invasão de forídeos passou a ser descobrir se eles já haviam se instalado na colmeia ou se todas aquelas sessões de sopro tinham conseguido evitar isso. A estratégia, então, foi fechar as abelhas dentro da caixa no final do dia, quando todas voltaram do campo para passar a noite em casa, levá-las para morar no banheiro, longe da "fonte" de forídeos da mata, e continuar soprando por mais um tempo. Assim, sem que mais nenhum invasor pudesse entrar, seria possível descobrir se eles já nasciam lá dentro.

E infelizmente essa foi nossa conclusão, depois de dois dias de mais invasores do que abelhas dentro da caixa. Eles não paravam de aparecer, eu não parava de matá-los com a raquete, e o banheiro já tinha bichos mortos por todo o chão, além de alguns espremidos nas paredes. Minha rotina já tinha virado de cabeça para baixo, tarefas de trabalho atrasadas começaram a se acumular, as abelhas certamente estavam estressadas, e o pior: agora era certo que o enxame estava realmente em risco. A cada hora que passava mais larvas nasciam, mais alimento das abelhas era comido e a rainha certamente iria perceber essa bagunça e parar de fazer a postura de ovos, o que decretaria o fim da colônia se não fosse revertido a tempo. Porque quando não nascem mais trabalhadores a população vai diminuindo conforme os mais velhos vão morrendo, e o fim se aproxima.

- Então agora você não pode demorar, Juliana. Quanto mais o tempo passa, pior fica, me disse o Cristiano. Você vai ter que fazer a transferência da colônia para uma caixa nova, levando toda a estrutura do ninho das abelhas o mais intacta possível, além de pedaços de cera e batume da caixa antiga para que elas possam construir as estruturas internas das novas instalações. E faça a inspeção de tudo com atenção, para não levar junto ovos, larvas nem forídeos adultos.

Chama desafio, isso, e de vez em quando eu gosto de encarar um deles!
Em poucas horas montei uma bancada cirúrgica em cima do vaso sanitário do banheiro, que naquele momento ganhou o nome de Laboratório, com L maiúsculo. Juntei apetrechos que eu já tinha e mais alguns que imaginei poder precisar:

- uma colher de sopa e uma espátula de pintura dobradas em 90 graus, para suspender o ninho apoiando por baixo
- formão, alicate e chave de fenda para soltar o batume duro das paredes da caixa
- lâminas de cera para ajudar nas novas construções
- potes vazios para guardar mel e pedaços de cera
- rolos de fita crepe larga e estreita
- papel higiênico
- canudinho de soprar forídeos
- copo transparente e lâmina de plástico rígido para pegar abelhas pousadas nas paredes
- uma nova caixa de madeira para a colônia, que por sorte eu já tinha
- um banquinho e um copo d'água para mim, porque não sabia por quanto tempo ficaria trancada no meu novo Laboratório

Avisei marido e o pessoal do sítio que ficaria ali fechada por um tempo, sem poder abrir a porta, mas que eles poderiam falar comigo se precisassem de alguma coisa. E que se eu começasse a demorar demais para sair, eu ficaria feliz se eles me perguntassem se eu estava viva, respirando, hidratada, precisando de comida ou de alguma ajuda.

Revisei minhas ferramentas, fechei a porta do Laboratório, olhei a caixa onde estavam as abelhas, a caixa nova para onde elas iriam e respirei fundo. Naquele momento lembrei da Tamara Klink, de 24 anos, que há poucos dias tinha chegado ao Recife depois de cruzar em solitário o oceano Atlântico, "trancada" num barco de 8 metros de comprimento.
Isso aqui vai ser bico, pensei.

Continua amanhã, no próximo post.

2 comentários:

  1. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos que estão lendo esta mensagem

    se você está passando por momentos difíceis ou pobreza
    se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    se você precisa de dinheiro para iniciar um negócio ou para qualquer situação importante
    Então aconselho você a solicitar o cartão master/ATM já carregado, com este cartão master/ATM você pode fazer saques grátis de até $67.000,00 dólares toda semana de 6 meses a 3 anos. gostaria que você também usasse e fosse feliz. Para obter este cartão master / ATM, entre em contato com o e-mail para imediatamente responder thomasunlimitedhackers@gmail.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.