quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Papel higiênico no vaso sanitário

É uma polêmica. Uns dizem que pode, outros que não pode, mas nada como a opinião de um profissional da área. Saiu no jornal Folha de São Paulo em 28 de junho de 2008, na coluna Dúvidas Éticas do caderno Vitrine:

"Onde devo jogar o papel higiênico: no vaso sanitário ou na lixeira?"

Se o bairro onde você mora tem tratamento de esgoto, jogue o papel no vaso sanitário. "Esse material é feito para se dissolver. Se não for jogado em excesso, não entope os canos e não há consequência para a rede ou o tratamento", diz Hélio Padula, 54, gerente de seviços da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
"O mundo inteiro joga o papel no vaso sanitário. Só aqui temos esse hábito do jogar na lixeira", diz Pedro Alem, 64, professor do departamento de engenharia hidráulica e sanitária da Poli-USP. "Possivelmente, nos lugares onde há avisos para não jogar no vaso, é porque as pessoas não devem jogar só papel", diz.
Mas, se onde você mora não há tratamento de esgoto, o papel vai parar em rios ou córregos, sobrecarregando-os de matéria orgânica para decompor. O melhor, nesse caso, é jogar o papel na lixeira, já que a coleta de lixo deve ser melhor que o sistema de esgoto.
Para a professora de microbiologia da UERJ, Vânia Merquior, 46, a escolha não deve ser feita por preocupação com a saúde. "A contaminação da lixeira não é significativa em termos microbiológicos." Ela explica que as bactérias sobrevivem só por algumas horas e que elas não circulam no ambiente se estiverem no cesto, como acontece, por exemplo, ao se dar descarga com a tampa aberta. "Mas se você jogar o papel no vaso sanitário, há mais chances de evitar o manuseio desse lixo por um terceiro", diz.
Pergunta enviada por Vilma Santos e Vera Roso, de SP.
Reportagem de Cyrus Afshar

Aproveito para dar meu depoimento: já morei em 17 casas e apartamentos diferentes nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e durante toda a vida eu e minha família jogamos papel higiênico no vaso sanitário. Nunca houve um só episódio de entupimento. Hoje todos são adultos, cada um na sua casa, e continuam jogando papel higiênico no vaso sem problemas. Claro que o bom senso conta muito, como sempre. Grandes quantidades de papel de uma vez só ou qualquer outro tipo de lixo (absoventes, cotonetes, fraldas, etc) são problema na certa, por isso, mantenha uma lixeirinha no seu banheiro para tudo que não deve ir por água abaixo.

34 comentários:

  1. Caramba, a vida inteira joguei papel no lixo seguindo a lógica "lugar de papel é em qualquer lugar, menos na água"...
    Bom saber.
    O tratamento de esgoto cuida do papel higiênico direitinho?
    Vai ser DIFÍCIL mudar um hábito tão automático, vou avisar o pessoal daqui de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode jogar sem medo! Em casa fazemos isso há mais de 30 anos e também nunca tive problemas. NINGUÉM MERECE CHEIRAR o cestinho de lixo, mesmo que só para retirar as "lembrancinhas " lá deixadas!

      Excluir
  2. Mesmo que sua casa não tenha tratamento de esgoto, isso significa que ele vai para o sumidouro e a quantidade de matéria orgânica do papel é insignificante se comparada aos excrementos. Não chega nem a 10% do peso seco da matéria evacuada. O papel higiênico é feito de finas fibras vegetais e se dissolve mais fácil que a maioria dos tipos de fezes. É um contrasenso sair do banheiro deixando papel sujo no cesto a aromatizar o ambiente.
    Papel higiênico usado é para ser dispensado no vaso. Ademais, quem é que vai recolher o lixo do cesto depois? A mamãe? Um empregado? Vc mesmo?
    Roberto Bertoche - arquiteto

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com a colocação de papel na privada. E como fica a questão do desperdício de água? Sim, porque fatalmente aumenta o número de descargas. Dependendo da quantidade de papel que é colocado, ocorrem, certamente, entupimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem fezes ressecadas que são mais duras que um simples papel que é pura celulose. Deixe de implicar. É por isso que o planeta vai de mal a pior. Pense com inteligência e abandone esse argumento estapafúrdio.

      Excluir
    2. Eu não entendo porque há até uma cartilha pedindo esse absurdo como economia de água. Gasta-se a mesma quantidade de água com ou sem papel. Não dá gente...É falta de higiene demais a tal lixeira cheia de papel usado. Agora, é claro que não vamos abusar da quantidade de papel. Ele dismancha, mas se usarmos além do necessário pode complicar sim. É só ter bom senso.

      Excluir
  4. Essa ideia tem mais prós e contras que devem ser citados. A questão da quantidade de água é uma delas: quem nunca jogou papel no vaso e viu que ele voltou, tendo que dar mais uma descarga?
    Outro ponto importante é a existência ou não de rede de tratamento de esgoto, pois metade dos lares brasileiros não o possuem. Nas casas que utilizam fossa, papel no vaso é problema. E se a preocupação é com os sacos plásticos, porque não usar o saco de papel que vem com o pão do café-da-manhã?

    ResponderExcluir
  5. A minha vida inteira, sempre aprendi com a minha família que o correto era jogar papel higiênico dentro do vaso sanitário, e nunca tive um lixo de banheiro, até pq acho isso um nojo. Toda a família faz isso, e nunca presenciamos nenhum problema.
    A única coisa que vai pra dentro é o papel, nada além, o resto é corretamente embalado e jogado no lixo comum.
    Em quase todos os lugares que vou, morro de nojo de lixeiras, e sempre jogo o papel dentro do vaso.
    Qualquer um que more em um prédio alto sabe que a pressão da água do vaso é mais que suficiente para em uma descarga só eliminar tudo que ali dentro está.
    E como disse o amigo acima, o excremento que eliminamos sim, por muitas vezes causa / pode causar entupimento, já que ele demora muito mais tempo para se decompor do que o papel higiênico.
    Todos que já jogaram papel no vaso puderam observar que no primeiro jato de água ele já se decompõe em mini-pedacinhos, e como o material dele é próprio para isso não há problema algum.
    A partir de agora, a todos que me recriminaram por não ter um lixinho no banheiro, vou divulgar esta matéria, e tentar pelo menos fazer a minha parte.

    ResponderExcluir
  6. 02 - Não jogue lixo no vaso sanitário e economize 4 minutos de queda d água das Cataratas do Iguaçu.

    O consumo mundial de água aumentou seis vezes ao longo do século 20 por causa do crescimento populacional e os maus hábitos das pessoas que também contribuíram para esse crescimento. Quando você aciona a descarga para se livrar do lixo, 12 litros de água tratada de boa qualidade descem pelo ralo. Se um milhão de pessoas largarem esta mania, economizaremos 360 milhões de litros de água. Esse volume equivale à água que cai nas Cataratas do Iguaçu a cada 4 minutos.

    Fonte: http://www.akatu.org.br/central/noticias_akatu/2002/03/553/?searchterm=vaso%20sanit%C3%A1rio%20papel*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se nós não der-mos descargas e não jorgarmos a agua fora, daqui pouco não teremos mais cataratas do iguaçu. Mas também não acredito nisso, pois ás aguas da cataratas vem das nuvens que em grande parte vieram do mar, que vieram da terra, que vieram do céu....do nosso planeta agua. Fique tranquilo , agua nunca acaba.
      Dilto Rabello

      Excluir
    2. Anônimo, muito obrigada por sua visita e pelo seu comentário. Só gostaria de deixar claro que não falo de jogar lixo no vaso sanitário, e sim o papel higiênico que foi usado. A descarga já seria dada com ou sem ele, enão... E o depoimento do gerente da Sabesp na Folha de São Paulo é verdadeiro, e se eles dizem que tudo bem, eu acredito.
      Um abraço e volte sempre,
      Juliana.

      Excluir
    3. Desde quando 1 milhão de pessoas usando 12 litros de agua cada, e igual a 360 milhões? A Aritmética mostra que 1 milhão vezes 12 e igual a 12 milhões!!!
      Outra: A vazão das Cataratas do Iguaçu é de 1.500 metros cúbicos por segundo ou seja 1.5000.000 litros por segundo. Agua suficiente para 125 mil descargas por segundo!!!

      Excluir
  7. Prezado Anônimo,
    repito, como já disse no início do post, que o assunto é mesmo polêmico. E se é polêmico é porque tem prós e contras.
    Para somar aos argumentos contra e a favor que eu, você e as outras pessoas acima já listamos, tenho mais dois prós:
    1) sou consciente, uso papel higiênico sem desperdício, e ele vai junto na descarga que eu já ia mesmo dar com o material biológico.
    2) gastamos água mas economizamos espaço nos lixões e aterros sanitários, que é outro assunto gravíssimo resultante do crescimento populacional e dos maus hábitos das pessoas.

    E assim, enumerando prós e contras, vamos nos informando e estudando o assunto, até que alguém chegue a uma conclusão definitiva.
    Muito obrigada pela visita, pela contribuição, e seja sempre muito bem vindo ao De Verde Casa.
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  8. A quantidade de agua gasta depende do formato do vaso sanitario, da pressao da agua consequentemente da tubulacao. Na minha casa jogando o papel ou nao a agua gasta na descarga eh a mesma. Aqui jogamos papel no vaso e utilizamos a agua da chuva para dar descarga e lavar o quintal, tudo foi construido com baixo custo, tambem utilizamos a luz solar para aquecer a agua. Alem de reciclar o maximo o nosso lixo. Tenho muito orgulho de estar fazendo a minha parte. J.L.

    ResponderExcluir
  9. UUUAAAUUUUUUU!!!!!!!!!!!
    Nunca imagniei! Sempre me senti a Super correta jogando na lixeira! kkkkk...muito origada pela dica supreendente!

    ResponderExcluir
  10. sarah alves de moraes eu concordo

    ResponderExcluir
  11. Concordo om todos. Mas uma coisa é certa: os vasos sanitários do Brasil realmente não são preparados para receber papel higiênico. Em minha casa eu sofro, pois recebo muitos europeus e eles só jogam o papel no vaso. E claro, está sempre entupindo e a culpa é do vaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morei no Japão, e lá é comum jogar papel higiênico no vaso sanitário, PORÉM, no Brasil os encanamentos entopem facilmente, já que não foram especificamente preparados para o descarte de papel neles, como vc bem disse, Anônimo.

      Excluir
    2. O que fazer com as fraldas descartáveis e os absorventes femininos?É no vaso sanitário também o descarte?


      Excluir
  12. gente, acreditem numa coisa, agua jamais vai acabar e oque a agua mais gosta é de ir prá terra e dali quem sabe chegar ao mar prá depois atingir aos céus ela não gosta de ficar presa em caixas d'agua, temos que liberta-la e joga-la fora se quiser-mos ela purificada novante pela natureza. Por favor não economize agua, faça um favor a natureza, usea e solte-a rápidamente e dê bastante discarga.
    sds.
    Dilto Rabello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação que vive a região sudeste atualmente é devida a pessoas que pensaram como o nosso amigo Dilto... Precisamos poupar água sim, mas não através de hábitos toscos tipo jogar papel higiênico nos cestinhos... Já que a descarga será dada, faça com que leve junto o papel. Se pelo modelo do vaso ele retornar, em pouco tempo estará decomposto e com mínima água estará indo embora! Regina

      Excluir
  13. JL, obrigada pela depoimento e parabéns pelas adaptações da sua casa.

    Poliana, cada coisa que a gente descobre, não é? Fico feliz por ter colaborado com essa. Obrigada pela visita.

    Anônimo, exatamente, europeus jogam papel no vaso sanitário. O que você pode fazer é explicar para eles que na sua casa também podem jogar mas tem que ser em menor quantidade por causa do tipo de vaso sanitário, já que você já constatou o problema.

    Dilto, obrigada pelo seu depoimento. A questão, nas grandes cidades, é que quando se usa mais água do que o necessário está se desperdiçando também todo o processo de saneamento e distribuição da água, que é super dispendioso. É diferente de um sítio, por exemplo, onde a água que vai para o ralo cai na fossa, logo volta para o lençol freático e pro poço outra vez. Metrópoles são casos à parte...

    Um abraço a todos,
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é dispendioso não amiga, dá um lucro fabuloso,eles deixam faltar ás por incompetência..

      Excluir
    2. Os absorventes femininos e as fraldas tbm é no vaso sanitário?

      Excluir
  14. O papel higiênico é fabricado para ser dissolvido na água. Pegue um pedaço, coloque num copo com água, agite um pouco e verás que dissolve rápido. Lugar de cacaca é no vaso. Já pensou alguém ter que pegar um papel hig. com fezes ou sangue, impregnados com virus HIV? Pensem nisto e fiquem com meu tríplice abraço. Antonio Andre Soro-Lages SC

    ResponderExcluir
  15. Sobre os comentários acima relacionados com o consumo da água, estou projetando uma residencia inteligente que tenha duas cxs de agua no sub-solo e duas no topo da obra, sendo uma para receber a água da fornecedora para cozinhar, tomar banho e máquina de lavar roupa. A outra é para recolher a esporádica água da chuva, a água do banho e a da máquina de lavar a roupa, que bombeada para a outra cx do topo, descendo por uma tubulação adicional, será usada para as descarga no vaso sanitário, lavar calçadas e até molhar a grama porque é sabido que 80% do consumo dágua numa residencia é do banho e da descarga. Tenham certeza que a conta virá, no mínimo para a metade. Abração à todos. Antonio Andre Soro-Lages SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,
      isso sim é uma casa inteligente. Tomara que no futuro todas elas (ao menos as novas) sejam assim.
      Parabéns pela iniciativa, pelo trabalho e pelo depoimento aqui.
      Um abraço e volte sempre,
      Juliana.

      Excluir
  16. De que que é feito o papel higiênico? Por que temos que se limpar com ele? A poluição das fábricas que os produzem não é maior que discutir a baboseira de dizer se ele deve ser jogado no vaso ou na lixeira? kkkkkkk esta são de tratamentos no Brasil kkkkkkk... o povo não sabe onde vai parar o esgoto... e nem 30% é tratado, e quero ver um europei tomar banho no Canal da Mancha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Por que temos de usar papel higiênico?
      *Olha cara, se não tá afim usa folha de bananeira...

      -Europeu toma banho no canal da mancha.
      *Vai fica todo manchado véi... q nojo

      Excluir
  17. Sinceramente, acho que é desnecessário criar tanta polemica e perder tempo em torno de tanta merda. Cada um manda no seu próprio...c...fiofo, então joguem cada um o papel higiênica onde achar melhor...Aff quanta bosta...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você põe de volta o papel higiênico usado no rolo?!

      Excluir
  18. O certo mesmo é ter chuveirinho para se lavar em muito país é assim!!!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo artigo!Ótimo,
    http://www.gramasprimavera.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.