quinta-feira, 25 de março de 2010

A utilidade das pessoas inúteis

A região da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, originalmente era ocupada por Mata Atlântica, que foi praticamente toda destruída em razão da retirada de madeira para a construção do Rio de Janeiro, produção de carvão e lenha para os engenhos de cana-de-açúcar, exportação das espécies nobres e fins domésticos variados, além da expansão da lavoura de café em quase toda a área.
Em meados de 1650 começou-se a falar na defesa das florestas para manutenção dos mananciais e em 1844, após uma grande seca, o ministro Almeida Torres propôs a desapropriação das casas ali existentes e o plantio de árvores para salvar as nascentes do Rio de Janeiro. “Em 1862 o imperador dom Pedro II nomeou o major Manoel Gomes Archer para tomar conta da área, inicialmente com a mão de obra de apenas seis escravos da união escolhidos entre os considerados inúteis para qualquer outro tipo de trabalho: um menino de doze anos, uma mulher e quatro homens de mais de cinqüenta anos. Em dez anos, plantaram 76.394 árvores. A partir daí a natureza restaurou-se e hoje existe o Parque da Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, com uma flora rica e diversificada de espécies nativas e exóticas”.*

*trecho retirado do livro Meio Ambiente: e eu com isso? da autora Nurit Bensusan

3 comentários:

  1. Alô Juliana,

    Totalmente replantada inclusive com plantas do sudeste asiático e.g. jaca ou palmeiras imperiais vindas da america central. Mesmo sem o homem a natureza se recuperar rapidamente o duro é a explosão demográfica, consumo desenfreado e o desrespeito à natureza.
    Eu acabo de listar você no meu blog. Será que existe sinergia p/ que vc me colocasse no seu rs.
    Meu blog é sobre comuda 1/2 vegetariano e está em Inglês por enquanto....
    Abração e parabéns de novo,
    heguiberto
    weirdcombinations.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,

    Ótimo post. Divulguei no facebook.

    Abraço,
    Neuza Árbocz

    ResponderExcluir
  3. achei muito legal a sua atitude

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.