terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fácil e simpática

Esse é o arbusto fácil e simpático que você procurava pra um vaso no quintal ou na varanda.
A Lanterninha chinesa ou Sininho (Abutilon striatum) aceita ficar no sol o dia inteiro mas também se vira bem com poucas horas de luz direta ou mesmo sombra clara. Ou seja, não importa onde você mora, ela tem grandes chances de se adaptar.
Prefere a terra mais pra úmida, e quando você acertar a mão nas regas ela corresponde com lindas flores tipo sininho que atraem beija-flores e cambacicas, aqueles pequenininhos que não conseguem parar no ar então se penduram nos bebedores de água com açúcar.
A planta é parente da Lanterninha japonesa, talvez você já tenha notado a semelhança, mas há uma diferença importante: esta, a chinesa, tem flores maiores, mais gordinhas, e cresce na vertical, com tronquinho grosso formando um arbusto, enquanto a japonesa tem flores menores e seus longos ramos são finos e não sustentam o próprio peso, o que faz a planta ser pendente ou própria para ser conduzida por uma treliça.
Esta espécie se adapta às condições climáticas de todo o pais, inclusive nas regiões onde o frio pega mais pesado, e floresce em grande parte do ano caprichando durante a primavera e o verão.
Se você gosta de plantas, flores e passarinhos, experimente!

5 comentários:

  1. Olá, achei o site muito gostoso e bonito! Já estou seguindo! Também sou um amigo dos pássaros. Um bom final de semana.

    Pedro di Andrada

    ResponderExcluir
  2. O Mago Castanho - Pedro,
    seja sempre muito bem vindo.
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Cheguei aqui procurando a diferença de folhas do maracujá doce e azedo. Artigos deliciosos de ler. Parabéns pela dedicação e carinho.
    Dá até pra sentir o cheirinho da planta.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  4. tenho sininho da cor amarela,sem querer ganhei mudas e pensei que fosse iguais ,só que ela é menor e folhas tbem menores ,são lindas ,...

    ResponderExcluir
  5. Hoje é a segunda vez que visito seu blog... Hoje deu um estalo e resolvi postar um comentário. Na rua que fica onde trabalho, tem um pé de abutilion no canteiro central Já faz algum tempo que venho ensaiando catar um galho para ver se "pega". Ontem criei coragem e com cuidado peguei um galho, que em casa dividi em 3 partes e "plantei" em 3 copinhos de requeijão...Se pegar até já tenho planos: um copo será a minha matriz para replicar. Os outros dois coloco na calçada com outras mudas. Acho legal perceber com o passar dos dias, que as mudinhas vão sendo "adotadas" pelos passantes... Para daqui a 2 semanas já estou preparando mudas de Lírio da Paz, Hibisco, Caliandra (este demorou para germinar e crescer um pouco) e Ora Pro Nobis... Também estou ansioso para ver se as sementes da Fruta de Cutia vai germinar... Acho que vai levar muito tempo... JGoto

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.