segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Folgada e egoísta

Na hora de planejar sua horta caseira, reserve uma terrinha isolada só para a hortelã. E quando eu digo isolada, é isolada mesmo! De preferência um vaso.
Por que tudo isso?
Porque a hortelã é espaçosa e não tá nem aí com a vizinhança: suas raízes formam um emaranhado que compete vigorosamente com as plantas vizinhas. Além disso, seus longos ramos horizontais, quando encostam na superfície da terra, facilmente emitem raízes e dão origem a novas mudas, o que faz com que a touceira cresça rapidamente.
Por outro lado, toda essa energia faz com que a erva seja de muito fácil cultivo. Fica feliz com três horinhas de sol por dia, não reclama se você errar um pouco a mão na água (pra mais ou pra menos) e, pra ajudar, brota ainda mais animada quando é podada para ser usada na sua cozinha.
A maneira mais rápida e prática é nas bebidas.
Em sucos, bata algumas folhas junto com as frutas no liquidificador. Combina com melancia, maracujá, abacaxi, limão...
E para um chá digestivo, coloque de 6 a 10 folhas numa xícara de tamanho médio e acrescente água fervente. Tampe com um pires e espere alguns minutos antes de beber.
Cai super bem ainda quente ou mesmo gelado, em versão muito refrescante.

4 comentários:

  1. nao creio que so li e fiquei sabendo disso tudo agora!!! humm..:( eu vi ela toda espacosa mesmo e agora eh raiz pra todo lado...vou chamar a Granero e fazer a mudanca da danada...rs adoro seu blog!!! bj ale

    ResponderExcluir
  2. oi Ju, primeiro quero dar os parabéns pelos assuntos abordados. Sempre fico de olho nas suas dicas, desde o saquinho de jornal (acabei de fazer um). Estou com algumas sementes de tomate que uma amiga blogueira trouxe da Itália e plantou lá no Ceará e me mandou as sementes. Se quiser ver que belezinha de tomates vá aqui http://agulhaspinceisemais.blogspot.com/2010/10/temperos-na-varanda.html. Vou seguir suas dicas da sementeira para plantá-las.
    Quanto à hortelã você tem toda razão. Sem saber disso plantei uma mudinha num vaso enorme onde fica meu manacá da serra e a danada quase matou minha arvorezinha. Demorei meses para conseguir tirar toda ela do vaso. Acho que consegui porque ela não brotou mais, porém, ainda tenho minhas dúvidas. Continue dando essas dicas valiosas. bjs. mamélia

    ResponderExcluir
  3. Bom saber... vou tirar de perto da cebolinha e salsinha enquanto é tempo!!! Estou a 6 dias empenhada na hortinha no meu apartamento... plantar tem me feito muito bem... imagina quando começar a colher!!! Abraço, e vou continuar aprendendo contigo!!!

    ResponderExcluir
  4. queridos do dever de casa.com! gostaria q publicassem um artigo,se possivel completo de como fazer uma horta com temperinhos caseiros, tipo hortelã, pimentas div., cebolinha, salsa etc........ desde já agradeço e aqui comento isso será minha terapia á partir de ontem kkk. desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.