sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vício

Como se já não bastassem todos os tomateiros que os passarinhos plantaram pra mim no início deste verão, meu vício por tomates continua falando alto.
É que não deu pra resistir.
Fui ao supermercado e me deparei com uma caixinha de tomates orgânicos da variedade Sweet Grape, que em português quer dizer uva doce. E eles são assim mesmo, o nome não mente.
Abri uns 10 deles, tirei as sementes e aproveitei a própria embalagem para semear.
Tomate não tem frescura pra germinar, então espalhei bem mais ou menos as sementes sobre a terra e com um palito fui revolvendo um pouco a superfície para que ficassem cobertas.
Foram só três dias borrifando água pela manhã e logo já começaram a aparecer pontinhas brancas, que rápido esticaram e soltaram folhas.
Semeei na segunda-feira, hoje é sexta e veja como estão!
Como a caixinha plástica é muito rasa, logo terei que transplantá-los para recipientes com mais profundidade ou mesmo algum cantinhho de terra no chão, que pra falar a verdade já não são muitos.
Acaba de me ocorrer uma ideia: transplantar algumas mudinhas para os canteiros ao longo da calçada aqui na rua. Tá certo que os cachorros vão usar como banheiro, o vizinho mal educado capaz que coloque o lixo em cima... mas vou tentar. Se vingarem e frutificarem, vão agradar no mínimo aos passarinhos, novamente.
E você, que tal dar um pulo ao supermercado, escolher uma bandejinha que te apeteça e começar hoje mesmo a brincadeira? É uma ótima atividade para envolver as crianças, ensinar sobre horta, alimentos, cuidados com as plantas...
E aposto que, semeando ainda hoje, até quarta-feira que vem a meninada já tem mudinhas para curtir!

10 comentários:

  1. Olá!
    Adorei suas dicas. Vc está de parabéns, seu blog é muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Faz um tempinho que to te lendo, e foi justamento porque dei um google em como cuidar de um pé de tomate!

    Infelizmente, quando viajei pra casa da minha mãe durante as festas, acabei esquecendo o pobrezinho aqui (em vez de deixar na casa do namorado pra ele cuidar).
    Por sorte, eu ainda tinha um tomate desse pé, que ficou na geladeira,
    então sequi suas dicas pra semear e tô com três mudas que vingaram.
    Elas saíram da terra faz 9 dias, e estão num vaso de 12cm de profundidade.
    Será que preciso fazer alguma outra coisa, ou por enquanto é só continuar regando?

    Obrigadão!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flora!
    Legal saber que você já é produtora de tomates!
    Que variedade era o que morreu, cereja ou do grande?
    Pergunto por curiosidade e porque faz diferença para o tamanho do vaso ideal; menor no caso do cereja e maior no caso dos grandes.
    Mas se você já conseguiu frutos uma vez (esse que ficou na geladeira), sabe em que profundidade a planta se deu bem.
    Eu nunca tive tomateiro em vaso, mas diria que esse de 12 cm é pequeno pra planta ficar definitivamente, não é?
    Mas por enquanto é só cuidar de água (pelo menos dia sim dia não) e fazer com que a planta receba a maior quantidade possível de sol.
    E tenha sempre em casa um frasquinho de óleo de Neem, porque tomate pode atrair pragas e o Neem, usado conforme as instruções, é ótimo pra resolver qualquer ataque e não impede que você consuma os frutos depois de lava-los bem.
    Obrigada pela visita e seja sempre muito bem vinda por aqui!
    Um beijo,
    Juliana.
    PS: mande fotos! juliana@deverdecasa.com

    ResponderExcluir
  4. Ah... faltou comentar uma coisa... ontem fui na quitanda aqui pertinho de casa e tinha caixinhas de tomate cereja vermelho e AMARELOOOOO... Eu quase trouxe, mas pensei... "Rosangela, você já está secando sementes de dois tipos, não PRECISA levar mais esse só porque é amarelo..." rssss...
    Mas confesso que depois de conhecer esse seu blog, e a saga dos tomatinhos, mais tarde vou ser "obrigada" a ir lá e comprar uma caixinha... hehehe...
    beijinhos e mais uma vez... OBRIGADA por compartilhar um assunto tão interessante...
    bye,
    Ro

    ResponderExcluir
  5. Olá. Fiz o mesmo. nao consegui me conter e minhas mudinhas de tomate sweet grape já estao "pendendo". Foi quando entrei no google para ver como seria a sustentaçao e conheci seu blog. Você tem idéia de como seria a melhor forma? No meu caso também estao em vaso e na minha varanda.
    Obrigada. Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déia,
      tomateiros sempre precisam de tutor porque não se sustentam sozinhos. Você pode deixá-lo se esparramar pelo chão, se achar bonito e tiver espaço, ou então espetar ao lado dele, na terra, uma vara de bambu, um cabo de vassoura ou qualquer coisa parecida com isso, onde possa amarrá-lo com barbante em diversos pontos. Conforme ele for crescendo você vai amarrando, assim ele ficará de pé.
      Boa sorte e um beijo grande,
      Juliana

      Excluir
  6. Gostaria de saber como vc fez o transplantes desse pezinhos de tomate, pois estou com um problema...minhas pezinhos de couve, pimenta nasceram proximo uma das outras.Como faço o transplante??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, obrigada pela visita!
      O ideal, nos transplantes, é sempre manter inteiro o torrão de terra que envolve as raízes, assim elas mal percebem que foram mudadas de lugar, mas entendo que quando mudinhas nascem muito juntas isso não é possível, então, nessa hora, delicadeza é tudo.
      Eu vou desenterrando as raízes com muita calma e cuidado, usando um palito de dente ou coisa com ponta fininha, tentando separá-las sem causar danos, e passo para um novo local com terra bem fina e soltinha pelo menos na superfície, para conseguir enterrar novamente as raízes sem causar estragos.
      Algumas mudas são muito resistente e nem sofrem. Outras ficam meio baqueadas mas depois de alguns dias se recuperam. É sorte. Mas não deixe de tentar. Vale a pena pelo menos para você ir adquirindo experiência.
      E não se esqueça de regar as mudas logo depois do transplante. Isso é essencial para "ajeitar" a terra em volta das raízes na casa nova.
      Boa sorte e volte aqui para contar como foi!
      Um beijo,
      Juliana.

      Excluir
  7. Boa tarde, parabéns pelo site! Gostaria de saber o seu resultado com o Sweet Grape, eles foram pra frente? Você chegou a usar algo para fertiliza-los? É a segunda vez que tenho planta-los, na primeira acabaram quebrando com o vento.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,
    não me lembro mais dos detalhes do plantio do Sweet Grape, mas acho que deu tudo certo porque sempre consegui alguma produção de todos os tomates que semeei. Alguns mais, outros menos, mas todos frutificaram.
    Os tomateiros são plantas "bambas", moles, e precisam sempre de um tutor (bambu ou cabo de vassoura, por ex). Vá amarrando com um barbante ou aqueles araminhos de pacote de pão de forma conforme ele for crescendo.
    Qualquer outra dúvida, não deixe de perguntar.
    Um abraço e volte sempre,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.