quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vinagre: 1001 utilidades - parte 3 - Multiuso caseiro

Há 3 dias ando atrás de uma boa receita de multiuso caseiro.
Pelas páginas da internet descobri que dezenas de sites repetem as mesmas duas ou três fórmulas copiando uns dos outros, reproduzindo até os mesmos erros de português. E para falar a verdade, tive a impressão de que grande parte desses sites nem experimentou fazer o produto que indica.
Só que uma das minhas resoluções de ano novo foi largar de vez o multiuso industrializado, para diminuir meu contato (e dos gatos e cachorros que pisam no chão e lambem as patas) com produtos químicos. E para ter uma embalagem a menos para descartar, mesmo que ela seja reciclável.
Então escolhi uma fórmula e saí para comprar os ingredientes, mas pelas lojas da cidade descobri que não se encontra mais o tal do bórax, que me lembro de ter conhecido na infância. Minha mãe escondia pela casa, dentro de tampinhas de garrafa, uma mistura dele com açúcar para matar baratas.
Pois entrei em todas as (4) farmácias, (3) casas de produtos agrícolas e (4) supermercados, e a maioria das pessoas nem conhece o produto. Mas que fique claro: o bórax não é do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. Se não me falha a memória, minha infância foi nos anos 80!

Frustrada por não ter conseguido todos os ingredientes para minha experiência a la O Pequeno Químico, voltei ao computador e acabei encontrando uma fórmula mais simples, apenas com água, vinagre, limão e bicarbonato de sódio.
No final das contas, de duas fórmulas fiz uma, substituindo o bórax pelo limão, e cheguei à seguinte receita:

1 litro de água morna
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de sal amoníaco
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de sumo de limão (que entrou no lugar do bórax)
2 colheres de sopa de detergente de louça

Dissolvidos todos os ingredientes na água, dentro de um balde, coloquei a solução num borrifador usado de limpavidros.
Ao que se pode ver a olho nu, funciona bem e não tem deixado manchas nas superfícies limpas. Só senti falta de um perfuminho, então acrescentei algumas gotas de essência de citronela. Ficou ótimo!

Sobre os ingredientes:
- o vinagre, usei o branco de álcool. Entre todas as versões disponíveis no mercado, é o menos fedido.
- quanto ao sal amoníaco, podia jurar que daria voltas ao mundo atrás dele (nunca tinha ouvido falar nisso), mas foi o primeiro pacotinho branco que vi na prateleira de temperos do supermercado. Ele é usado em receitas de bolos, tortas e biscoitos para dar volume e "fofice" nas massas. E também foi ótimo descobrir que se é coisa de comer, não há de fazer mal no contato com a pele.
- o bicarbonato de sódio também está sempre presente junto aos temperos, no mercado, e é encontrado facilmente em farmácias.
- o bórax (que nunca encontrei) parece ter efeito bactericida e inseticida, por isso foi substituído pelo limão, que tem ação semelhante.
- o sumo de limão filtrei num paninho de pia, tipo perfex, para não ter o borrifador entupido. Espremi o limão em cima do paninho mesmo, e já escorreu pra dentro do balde.
- e a essência de citronela veio do petshop. Também pode ser substituída por lavanda, alecrim, tangerina...

Outros detalhes e observações talvez surjam com o uso diário, então volto a tocar no assunto.
E se você experimentar esta ou outra versão de multiuso ou produto de limpeza caseiro, por favor dê seu depoimento!

30 comentários:

  1. Juliana,
    Eu passei pelo mesmo, procurando bórax para fazer produtos de limpeza. Eu trabalhei em laboratório científico e eu comprava reagentes em empresas especializadas. Passei em uma delas e perguntei se eles vendiam bórax para pessoa física e eles vendem. Aproveitei e comprei uma caixinhas de tirinhas medidoras de pH para testar meus produtos. Fica a dica, caso vc queira utilizar bórax em algum outro dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Gostaria de saber se eu tenho que fazer a receita na hora de usar ou se dá para guardar algum tempo.
    Se der, por quanto tempo de validade?
    Obrigada!
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Olá, Angela,
    Estou na primeira experiência, mas fiz dois litros de multiuso já há uma semana e ele se mantém com a mesma aparência e o mesmo cheiro, sem problemas.
    Se, nos próximos dias, alguma coisa mudar, volto aqui para contar.
    Um abraço e obrigada pela visita!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Juliana!!!
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juliana, gostaria de saber o que pode substituir o detergente, pois não uso-o aqui no sítio.
    Acho excelente esses produtos naturais !

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flora, sou fã do sabão de coco para tudo, desde dar banho em cachorro até lavar louça e cabelo. Além disso, os sabões em pedra em geral são uma maneira de evitarmos jogar embalagens de plástico no lixo. Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Serve para limpar o chão ou só para vidros?

      Excluir
  6. Borax também vendem em algumas casas de artigo para artesanato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Lys, não tive a ideia de procurar nelas. Vou olhar, valeu!
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Juliana.

      Excluir
  7. Ah, olha que legal.
    Há um tempão achei uma série de posts sobre produtos de limpeza feitos em casa nesse blog aqui: http://www.elanvitalanthology.blogspot.com/ (é só dar um search em "eco cleaning" que você encontra).
    Compilei as receitas dessa série de posts e traduzi, mas por dificuldade de achar alguns ingredientes não tenho usado tanto assim.
    Meus produtos coringa são sabão de coco, vinagre branco e bicarbonato de sódio. Limpam praticamente qualquer coisa...
    Se quiser, te mando num email a compilação de receitas em português.

    Agora mudando de assunto, cê viu isso?
    http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1037485-com-fim-da-sacola-plastica-aprenda-como-fazer-um-saco-com-jornal.shtml
    Lembrei do seu post na hora. Tomara que o pessoal tome jeito...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flora querida, claaaaro que eu quero que você me mande a compilação dos produtos de limpeza!
      E vou te escrever por e-mail.
      Obrigada pelas visitas e comentários sempre tão carinhosos. Beijo!

      Excluir
  8. Que ótima sugestão.

    Tentarei fazer e usar em casa, mas tentaria colocar cravos da índia na mistura pra ver se contribui com o aroma igual faço com o álcool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. N, adorei a ideia do cravo, não tinha pensado nisso. Vou experimentar também. Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Que receita ótima! Já fiz uma com água, vinagre e bicarbonato. Ficou muito boa e rendeu bem. Sempre limpava os móveis e quarto da minha filha com ele.

    O bórax vende em lojas que produtos para fabricar vela e cia. Aqui em sp, na Praça da Sé, na rua das essências tem muitas lojas vendendo bórax.

    Vou fazer sua receita, mas estou com receio de usar o detergente e ter um resultado opaco e com resíduo de sabão (sabe aquela coisa meio sebosa? rsr) como que fica com o detergente?

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pâmela! Sabe que também tive esse medo com relação ao detergente, mas pelo menos aqui nas minhas superfícies não aparece nada. Se com você acontecer diferente, experimente usar menos ou nada de detergente, pra ver se é ele mesmo que está deixando marca. Com um pouco de paciência e observação a gente vai encontrando a melhor receita...
    Um beijo e seja sempre muito bem vinda ao De Verde Casa!

    ResponderExcluir
  11. João Paulo Moreira1 de agosto de 2012 10:39

    Juliana, bom dia!
    Ótima receita apresentada. Gostaria de confirmar se o bórax é o mesmo material que utilizamos em laboratório (pedras de bórax), pois pelas características divergentes parece não ter semelhança. Em relação as proporções, quanto deveria ter de vinagre? E qual a acidez do mesmo?
    Vou fazer os testes, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo,
      Parei de procurar o bórax quando resolvi substituí-lo pelo limão, na época que desenvolvi essa receita. A única coisa que me lembro da infância, quando minha mãe usava para matar baratas, é que era em pó.
      Quanto ao vinagre, a proporção é a da receita (uma colher de sopa para 1 litro de água morna) e a acidez é 4%. Compro o vinagre de álcool para culinária, em supermercado mesmo. 4% é o que está escrito na embalagem do que tenho aqui hoje.
      Muito obrigada pela sua visita!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  12. Encontrei Borax em casa de produtos para piscina.

    ResponderExcluir
  13. Olá Juliana, não sei se você ainda está fazendo experiências com a sua receita, mas passei pela mesma dificuldade com o Borax até encontrar um site americano que sugeria o uso da hortelã pimenta como bactericida. Então passei a usar umas gotas junto com os demais ingredientes.
    http://www.naturallymaidcleaning.com/2010/12/benefits-of-cinnamon-and-peppermint.html

    ResponderExcluir
  14. olá, Juliana
    meu marido é ourives e usa o bórax (ou ácido bórico) nas soldas. vc vai encontrar em fornituras ou lojas semelhantes que vendem artigos p/ joalheiros.
    obrigada pela receita
    bjs Regina

    ResponderExcluir
  15. Shine happy family, Cíntia e Regina,
    muito obrigada pelas dicas, vou conferir.
    Um beijo e sejam sempre muito bem vinda!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  16. Oi, querida, tudo bem???
    Bom, procurei aqui o Bórax, e qual nao foi a surpresa qdo na primeira farmácia que liguei me disseram que tinha!!!! Mas o preço é de R$ 18,00 cada 100g. Dai ligamos na Agropecuária e ele disse q tem por R$ 8,90 o KILO!! Perguntamos direitinho, e ele comentou q é ACIDO BÓRICO, mas q estão utilizando para fazer os produtos de limpeza....
    Você saberia me dizer algo???
    Grande beijo da Greice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que estive lendo pela Internet o borax que é usado nas receitas de produtos de limpeza é o borax farmaceutico (borato de sódio) e não o ácido borico. Vi no site da Casa das Essências em S. Paulo que eles têm os dois. Acredito que eles possam tirar essa dúvida. Eu ainda não comprei.

      Excluir
  17. Ola Onde posso encontrar o Sal de Amoníaco ??? Estou procurando e não encontro e pior 99.99% das pessoas nunca nem ouviram falar . Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Olá gente bacana,
    Gostaria de saber em quais superfícies eu posso usar essa receita e como se usa (enxaguar , esfregar e afins).
    Meu problema maior é com o box de vidro e as venezianas (madeira).
    Muito obrigada.
    Zelma.

    Ah, onde eu moro tem muita poeira

    ResponderExcluir
  19. oi adorei a dica gostaria de saber c tem prazo de validade? faço uma pasta multi uso caseira e vendo pras minhas amigas então eu pensei em montar um kit .
    obrigada bjão

    ResponderExcluir
  20. PQ ALÉM DESSES COMPONENTES TODOS VC NÃO USA SABÃO NEUTRAL QUE NÃO TEM CHEIRO ALÉM DO ALCOOL BOA TARDE E FELIZ PÁSCOA

    ResponderExcluir
  21. Adorei as receitas, era o que precisava senti que voce testou as mesma
    obrigado Daisy Rodrgues

    ResponderExcluir
  22. muito boa a dica Daisy. só fiquei com uma duvida, o bicarbonato de sodio n anularia a acidez do limão e do vinagre? acabando assim com o efeito desinfetante?

    ResponderExcluir
  23. ja fiz esse multiuso e ficou maravilhoso,ele age como aqueles que compramos em supermercados.e melhor ainda nao agirde a pele..
    bjs obrigada

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.