quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Esfoliante de aveia e mel


Aqui muitas vezes a gente trabalha no sol, carrega peso e termina o dia com a roupa toda suja de terra, mas não é por isso que deixa de se cuidar e se dar uns mimos de vez em quando, de preferência da maneira mais natural possível.
Ao invés de investir em cosméticos caros e industrializados, usar receitas de produtos de beleza naturais é uma maneira de se cuidar com o que frequentemente temos em casa, economizando dinheiro, embalagens e tendo o real conhecimento do que está sendo usado dentro e fora do nosso corpo.
Sem falar na certeza de não usar produtos exaustivamente testados em animais, o que é um capítulo a parte.

Pois antes do seu próximo banho faça um pitstop na cozinha e se dê de presente um esfoliante de aveia e mel para o rosto (ou para o corpo se você tiver os ingredientes aos montes). Basta misturar uma colher de sobremesa de mel puro com uma colher de chá de farinha de aveia, que você compra pronta ou prepara batendo no liquidificador os flocos de aveia a venda em qualquer supermercado.
No finalzinho do banho, quando a pele do rosto já estiver bem macia pela ação da água, desligue o chuveiro e aplique o esfoliante em movimentos circulares, sem muita pressão nos dedos. Capriche nas áreas onde costuma sentir mais asperezas e aproveite para descer um pouco pelo pescoço, que também merece seus cuidados.
Depois de alguns minutos curtindo a massagem apenas enxague com água morna ou fria, sem passar sabonete. Sua pele já vai estar suficientemente limpa e sem oleosidade, não será necessário lavar ainda mais.

O mel tem ação amaciante e nutritiva, e a aveia acalma, esfolia a pela e estimula o fechamento dos poros. E não sou eu que estou dizendo, são propriedades cientificamente comprovadas.
A sensação de rosto macio e limpinho depois do banho é uma delícia, e o melhor é que ainda dura por uns dias (o quanto a poluição e o sol permitirem).
Só quem ainda não experimentou pode achar que vale mais a pena investir em um esfoliante comprado pronto.

Em tempo: não esfolie sua pele mais que uma vez por semana, e se não tiver aveia em casa substitua-a provisoriamente por açúcar cristal, que não tem os mesmos efeitos terapêuticos mas esfolia da mesma maneira.

5 comentários:

  1. Ui, que receita boa. Vou experimentar. Adoro me cuidar sem a agressividade dos produtos cosméticos convencionais. Aos quase 64 anos de idade, preciso proteger a pela, que fica mais ressecada e fragilizada, limpando bem e hidratando naturalmente. Um beijo e obrigada. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo em gênero, número, e grau.
    Apesar das vantagens da aveia, geralmente substituo por fubá fino, que é o está sempre à mão...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Querida(o) amiga(o). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a dica, mas não é aconselhável substituir a aveia por açúcar, pois os grãos fazem cortes bem pequenos na pele ao esfoliar.

    ResponderExcluir
  5. A receita é maravilhosa,na falta de mel 🍯 posso substituir glicose?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.