quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mulching - cobertura vegetal do solo


Se você tem em casa um canto esperando para ser plantado, não deixe a terra exposta, estragando. Fazer uma cobertura do solo é importante para prevenir o ressecamento e evitar que ele perca nutrientes, que desaparecem pela ação do sol e do vento.
Você pode optar por coberturas ornamentais, como argila expandida ou casca de pinus, ou simplesmente usar folhas secas.
Essa última opção não só é a mais barata e vantajosa, como é também ecológica e sustentável, porque além de evitar o empobrecimento da terra, você acrescenta matéria orgânica a ela.
É assim que a floresta fertiliza seu solo. Folhas e restos vegetais caem no chão e, depois de sofrerem decomposição, se transformam em nutrientes para as plantas, que novamente formarão galhos, folhas e flores, que de novo cairão no chão e...
A esse processo a biologia deu o nome de mulching (do inglês mulch, matéria vegetal em decomposição).

Então corra, de sacolas em punho, à praça ou parque mais próximo, e colete um bom tanto de folhas secas para alimentar suas plantas. Podem ser grandes, pequenas, de árvores, arbustos... vale até grama seca. Depois, basta espalhá-las com capricho ao redor das mudas nos canteiros

 ou mesmo sobre a terra aparente dos vasos.

Você pode usar folhas inteiras ou picadas, o que acelera o processo de decomposição. Se estiverem bem secas, amassar só com as mãos por dentro ou mesmo por fora do saco já é o suficiente para quebrá-las em pedacinhos bem pequenos.
Então faça uma boa camada suficiente para cobrir toda a terra aparente e mantenha as regas e cuidados de sempre.
Depois de um tempo você vai perceber que a superfície da terra mantém sempre o aspecto de úmida e saudável; é só afastar as folhas para constatar.

Duvida? Pois compare a terra armazenada em dois vasos há meses um ao lado do outro, recebendo os mesmos cuidados, sol e chuva:



Legal, não?

4 comentários:

  1. Acredito e tenho experiência própria. É 10! Vale até para plantar uma horta em vasos em apartamento. Muito útil esta postagem. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas.. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Angela, legal que você já usa. Faz mesmo toda a diferença, não?
    Anônimo, obrigada pela visita e volte sempre!
    Abraços,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas é exatamente isto que está me faltando! Tenho observado que a terra de meus vasos logo fica assim como a da penúltima foto, que eu categorizo como "tristonha". Está me faltando mulching!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.