quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eucalyptus deglupta, a árvore dos seus desenhos de infância


Se você desenhava árvores coloridas quando era criança e se lembra de ouvir risadas de coleguinhas que diziam "não existe árvore desse jeito", esse post é para você.
Sim, sua árvore existe e se chama Eucalyptus deglupta (nome popular: Eucalipto arco-íris).
Eu vi, fotografei e posso jurar que é de verdade.

O Eucalipto arco-íris tem o tronco revestido por uma fina casca marrom que se desprende conforme a árvore cresce, revelando novas cascas multicoloridas de incrível efeito ornamental. As nuances de verde, amarelo, roxo, azul, laranja e rosa, entre outros tons, se tornam marrons ao amadurecer e se desprendem expondo novas cores, o que faz do tronco um espetáculo mutante, sempre com um novo colorido. É bonito demais.

A espécie é nativa da Nova Guiné, Indonésia e Filipinas, mas se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Eu já comprei (e já plantei!) a minha, além de mais duas para dar de presente.
E você, quer brincar de colorir paisagens também?
Entre em contato com o Edilson Giacon, que produz o que há de mais especial no mundo das plantas, e encomende o seu, que chega rapidinho pelo correio.
E capriche na escolha do lugar de plantio. Fuja de postes, fiação elétrica, muros, construções e calçadas estreitas. O ideal é que a árvore seja plantada em uma boa área verde, um parque ou praça de grandes proporções, porque hoje ela é uma pequena e inofensiva muda, mas no futuro será uma grande árvore de 20 a 25 metros que de pé só trará felicidade, mas na horizontal...



9 comentários:

  1. Que lindo, Juliana! Que exemplo nos dá esta árvore: a capacidade permanente de renovação e a generosidade que nos encanta os olhos. Bela foto. Vou comprar uma muda, a qualquer momento. Obrigada por partilhar. Beijo, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !
    Que tudo que é tão naturalmente lindo, seja celebrado no jornal nacional.
    Abraço do pessoal da flora.

    ResponderExcluir
  3. Angela,
    Procure o Edilson Giacon, do viveiro Ciprest. www.ciprest.com.br
    Ele envia pelo correio.

    Maurício,
    sabe que no Butão, aquele da Felicidade Interna Bruta, a televisão prioriza o lado bom da vida ao invés de mostrar violência, corrupção, etc?
    Cabe a nós fazer o mesmo aqui, não? Desde que os consumidores de meios de comunicação dêem audiência, claro. E é aí que está o X da questão...

    Abraço!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber onde viu uma dessas em São Paulo. Gostaria muito de ve-la mas não sei por onde começo.

    ResponderExcluir
  5. Monte Verde MG, o viveiro Ciprest, de Limeira, envia mudas pelo correio.
    www.ciprest.com.br

    Anônimo,
    em São Paulo não sei, mas conheço uma em Campinas em diversas no sítio da Floricultura Campineira, em Jaguariúna. Essas das fotos estão lá.

    Um abraço e obrigada por comentarem,
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. No RS, onde tem !
    Gilso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilso, infelizmente não sei onde você pode encontrar essa espécie aí no sul, mas tente com Edilson Giacon, no site www.ciprest.com.br Ele manda mudas pelo correio para todo o Brasil.
      Um abraço e obrigada pela visita,
      Juliana.

      Excluir
  7. Tem uma aqui perto de casa tirei foto e fui pesquisar pois ninguém daqui sabia o nome ela é muito linda mesmo e tá enorme já

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.