quarta-feira, 27 de junho de 2012

Upcycle parte II - Faça sua parte e ganhe sua recompensa

Este post já estava mais do que planejado e eu enrolando.
O plano era fotografar mais uma ideia de upcycle e, com sorte, alguns de seus beneficiados, quando acabou acontecendo uma surpresa das boas.

A upcyclagem é de uma antiga grade de ventilador que virou comedor de pássaros; ótima ideia porque, melhor que um prato convencional, a grade deixa a chuva passar mantendo as frutas sempre secas, ao invés de mergulhadas na água.
Três ou quatro arames unidos pelas pontas de cima são o suficiente para manter a traquitana pendurada e pronto, é só abastecer com frutas e, se quiser, um pratinho fundo com água para incrementar a refeição.


Procure um local sombreado e instale o seu. Vale parapeito de janela de apartamento, uma aba de telhado ou, claro, os galhos de uma árvore no quintal ou na calçada.
Se o melhor lugar para pendurar seu comedor foi muito alto, lance mão de roldanas e instale-o como um varal, que sobe e desce.
Dentro de alguns dias a turminha começa a perder a desconfiança e se entrega às delícias, é batata. Ou melhor, frutas.
Se você se distraiu e a banana pretejou ou o mamão começou a amolecer demais, ainda da para aproveitá-los e alimentar a passarada. Laranja e abacate também são ótimas opções.
Mesmo que você more em uma cidade grande e movimentada, sabiás, bem-te-vis e sanhaços azuis serão visitas frequentes na sua janela, acredite.

Sanhaço-azul ou Sanhaço-cinzento - Thraupis [sayaca] sayaca

Mas eis que, às 10:40 da manhã, quando eu ainda nem estava de câmera em punho, vem A visita especial se alimentar no "ventilador":

Tucano de bico verde - Ramphastos [dicolorus] dicolorus

Foi um tal de sair correndo que quase não deu. Mas deu. Na verdade era um casal e eu não consegui registrar os dois juntos, mas esse simpático da foto passou um tempo alternando grandes bicadas nas frutas com olhares para mim, desconfiado como todas as aves mas bem à vontade. São 48 cm de lindas penas coloridas e brilhantes em plena Granja Viana, a 14 km do centro de São Paulo.

Receber uma visita dessas no quintal é emocionante a ponto de fazer o coração disparar. A mamma, dona do point, conta de outros ilustres visitantes do "comedor de ventilador" que já fizeram seu sangue correr mais rápido. Em determinadas épocas do ano são bastante frequentes diversas espécies de papagaios grandes e pequenos, saguis e até o Jacu de barriga castanha - Penelope [jacucaca] ochrogaster já apareceu para comer frutas. Uma ave enorme, 77 cm do bico à ponta da cauda, quase do tamanho de um peru. 

Definitivamente, só deixa de aproveitar as partes de um antigo ventilador estragado quem não gosta de grandes emoções.

7 comentários:

  1. Maravilha de post.
    Eu também fiz um comedouro com uma antiga fruteira. Ainda não tive nenhum cliente mas, como voce diz, eles têm de ganhar confiança. :)

    É sempre um prazer passar pelo seu blog e aprender! :)

    Tenha um dia magnífico!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Você escreve lindamente, Juliana. E concordo que receber pássaros variados, até mesmo alguns visitantes raros - que não resistem a uma comidinha preparada com amor - é pura emoção. Ficaram ótimas as fotos e o comedouro é outra ideia interessante. Vou fazer também, porque adoramos visitas especiais. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. o meu sonho é receber essas visitas! moro no 13° e minha vista é repleta de árvores. São muitos pássaros, é uma "gritaria" danada. Já coloquei umas bananas e mamões na sacada, mas eles nem aí pra oferta. Vou tentar a grade do ventilador, deve ficar mais convidativo!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Well done Juliana!
    Pássaros exuberantes, sem dúvida colíro pros olhos.
    Aqui em San Francisco em em minha vizinhança temos revoadas de maritacas lindas e coloridas.
    Não são orinárias daqui, foram soltas de gaiolas (por acidente of não), sorte delas … e o resto é história. Já até foi feito filme sobre esses bichinhos. Muito legal. Cheers, Heguiberto

    ResponderExcluir
  5. Sweet,
    não desanime. Às vezes demora um pouquinho, mas depois que embalam eles vem todos os dias o dia todo!

    Angela,
    experimente sim. Você vai ver que, mesmo depois de anos, acostumadíssima com a visita deles, você ainda vai se pegar hipnotizada, assistindo-os comer.

    Juliana L.,
    insista que eles vêm sim, mesmo numa janela tão alta. Banana e mamão (+ laranja) são frutas infalíveis. Mantenha-as sempre fresquinhas que uma hora eles vão descobrir. Não desista!

    Ah, lá em casa!,
    É mesmo uma emoção, e a gente não enjoa!

    Heguiberto,
    gostei que veio visitar! Aqui também já temos diversas espécies exóticas, fugidas (ou soltas) de gaiolas, se adaptando nas cidades. Tem o lado bom e o ruim. Paciência, é caminho sem volta.
    Cheers!

    Beijo a todos,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Passei por aqui hoje pela primeira vez. Vim atrás de impermeabilização para vasos, achei e achei mais! Achei poesia!
    Achei vida verde, poética, apaixonada e apaixonante!
    Parabéns! Hoje não posso ficar muito... mas voltarei! Beijo!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.