quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Foi muito mas foi pouco

Uma entrevista publicada na revista Vida Simples me estimulou a escrever para Flores Welle, um descendente de holandeses plantador de árvores da região de Holambra, que gentilmente disponibilizou seu e-mail na matéria se colocando à disposição para indicar agricultores que doam mudas e sementes de árvores a amantes da natureza. Escrevi contando dos meus interesses, experiências no blog e da curiosidade em conhecer mais de perto o trabalho de reflorestamento realizado por ele há mais de 30 anos. Como Holambra fica a duas horas de carro de São Paulo perguntei se seria incômodo passar um dia na cidade acompanhando algum projeto de plantio. Poderia ir de manhã cedo e voltar a noite, já seria um programão. Qual não foi minha surpresa quando, dias depois, recebo um e-mail simpaticíssimo me convidando a passar dois dias na cidade acompanhando um projeto de reflorestamento que seria implantado na região. Três dias combinando a viagem e lá fui eu pra estrada, pensando na lista de perguntas que faria a ele. Cheguei à conclusão de que as perguntas eram todas; era impossível fazer uma lista.
Fui recebida com um sorriso acolhedor e um ótimo papo, sem poses, mistérios nem segredos. Durante as 27 horas que passei com Seu Flores – uma cabeça incrível, simples e sofisticada ao mesmo tempo - aprendi sobre árvores, reflorestamento, educação ambiental, a importância do olhar atento às oportunidades e ouvi histórias de um trabalho realizado com amor e empenho. Além do reflorestamento, ele também dedica seu tempo à educação e capacitação de pequenos agricultores para o trabalho de coleta de sementes e produção de mudas de árvores nativas.
Contar tudo que vi, ouvi e aprendi é impossível. Ganhei a oportunidade de conhecer uma pessoa que dedica a vida à natureza e ainda ensina o que sabe a quem quiser ouvir.
Voltei pra casa enriquecida mas triste, porque Holambra é perto mas é longe, e lá 27 horas passam rápido como duas.

Para ler a entrevista na Vida Simples acesse http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/085/mente_aberta/conteudo_507782.shtml

3 comentários:

  1. Muito legal todo o trabalho do Seu Flores! É de mais pessoas assim que o mundo precisa, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Midbelis Castrillo disse...

    Maravilhoso o trabalho que o Sr. Flores faz, parabens !! Gente como você da força para continuar

    ResponderExcluir
  3. Também tinha lido essa matéria e fiquei feliz de saber que vc estreitou esse laço! Como diz o Otávio, "Deus é roteirista de sitcom..." Seu Flores???? É demais!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.