quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Não adianta espremer

O dicionário Houaiss dá como definição para várzea grande extensão de terra plana, terreno baixo e mais ou menos plano, à margem de um rio ou ribeirão. É para onde o rio transborda quando seu leito não dá conta do grande volume de água que recebe. Na natureza esse é um evento absolutamente comum em épocas de muita chuva.
Tietê, em Tupi, significa caudal volumoso. Até o início do século XX o rio Tietê tinha cerca de 40 grandes corredeiras, cachoeiras e saltos - era um rio lótico (de águas movimentadas). Hoje, depois de ser represado em muitos trechos de seus 1.100 km de extensão, seu regime hídrico é classificado como lêntico (de águas paradas). Apesar do grande volume de água o rio teve sua velocidade “freada”.
Sofreu também retificação de suas curvas - era como uma serpente em movimento, sinuoso, e hoje é uma linha reta - e assoreamento (redução de profundidade), ambos fatores que diminuiram o espaço disponível para suas águas, além de impermeabilização do entorno e da várzea com quilômetros de asfalto e instalação de milhares de estabelecimentos comerciais.
Você, uma pessoa de bom senso, por favor responda: como é que isso pode dar certo?

2 comentários:

  1. Pois é, Juliana, dava certo no tempo em que meu saudoso pai participava de regatas naquele leito em forma de serpente. Bons tempos!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa The Dumbs ! varzea de rio não é lugar de carro. Braço natural do rio, na seca, pode no máximo abrigar o saudoso futebol de varzea.
    Edu

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.