terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Plantando no lixo

Numa estufa produtora de mudas em grande escala as sementes de árvores geralmente são colocadas para germinar em tubetes, que são como grandes tubos de ensaio feitos de plástico mais ou menos do tamanho de uma cenoura. É prático porque cada semente germina em um tantinho de terra suficiente pra crescer até os 15, 20 cm de altura e depois a mudinha é transplantada para um saquinho de 2 litros ou mais, onde vai continuar seu desenvolvimento. Aqui em casa todas as sementes que plantei até hoje germinaram em vasinhos de violeta, potinhos de iogurte, copos de refrigerante... só que esse tipo de embalagem tem menos profundidade do que o ideal pra uma muda de árvore começar a se desenvolver e mais largura do que o necessário, que ocupa também mais espaço do que precisava.
Eis que semana passada a solução pra esse problema atravessou na minha frente. Estava caminhando dentro do pátio de um colégio e sentei num banco ao lado de uma lixeira. O recreio tinha acabado há poucos minutos e, olhando pra dentro do lixo, pensei “putz, quantas caixinhas de suco a criançada joga fora todo dia...”. Pronto, resolvido. Ontem voltei lá com uma sacolinha e, sem cerimônia, fui catando das lixeiras todas as caixinhas que encontrei. São dessas pequenas, dose individual, de suco de frutas, bebida de soja, leite achocolatado...
É a embalagem mais parecida com um tubete que encontrei até hoje. Pra tranformá-la numa sementeira abra as abas de baixo e com uma tesoura corte-as fora na dobra para fazer as saídas do excesso de água. Abra também as abas de cima e corte toda a parte do fechamento superior o mais alto possível, pra que a sementeira tenha bastante profundidade. Fica como um copinho com dois cortes nas laterais do fundo. Daí é só lavar, encher de terra boa e colocar uma semente em cada caixinha.

2 comentários:

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.