segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Contra pulgas e carrapatos

Quem tem animais domésticos está sempre às voltas com pulgas e carrapatos, e quem procura soluções "naturais" para essas pragas costuma ter dificuldades. O mercado está cheio de produtos com nomes impronunciáveis em suas fórmulas, além da frequente advertência "cuidado veneno" acompanhada da figura da caveira, mas produto formulado com ingredientes que não se enquadrem nessa categoria, nunca vi. Resta então pesquisar e testar fórmulas sugeridas por quem trabalha com conceitos diferentes da química disponível no mercado de pet shop.
Dia desses recebi numa farmácia de homeopatia um folheto sobre aromaterapia para uso em animais, da empresa Phytoterápica. Entre as diversas fórmulas para tratar problemas variados está a sugestão para pulgas e carrapatos:
- 1 gota de OE (óleo essencial) de Tea Tree + 1 gota de OE de Citronela na caminha do animal 1 vez ao dia.
Também pode-se usar 1 gota de OE de Citronela esfregada na parte externa da coleira do animal 1 vez de 3 em 3 dias.
Os paninhos devem ser lavados frequentemente, para eliminar ovos e pupas (larvas das pulgas).
Mas, segundo o folheto, 95% das pulgas do seu animal estão mesmo é no ambiente, enquanto apenas 5% delas realmente passeiam com ele por aí, então o chão e os móveis da sua casa devem ser limpos com desinfetante e depois esfregados 2 vezes ao dia, por 21 dias, com um pano umedecido pela solução:

- 6 gotas de OE de Citronela
- 10 gotas de OE de Tea Tree
- 1 copo americano de álcool de cereais

As fórmulas serão testadas aqui nesta Verde Casa e os resultados divulgados assim que chegarmos a uma conclusão.
E quem tiver outras sugestões, está aberto o canal de comentários, logo abaixo.
Cães e gatos agradecem, aliviados.

11 comentários:

  1. Gosto de visitar seu blog, pois existe várias dicas úteis, sem poluir o meio ambiente. Parabéns. Seríamos por acaso parentes, meu sobremone é Valentini, de Goiânia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Valentini! Não sei se somos parentes... porque você não me escreve pra investigarmos?
    juliana@deverdecasa.com
    Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de sugerir outra forma (contra pulgas), contra carrapatos não sei se funciona, mas contra plgas é tiro e queda!! Conhece uma planta chamada de erva de Santa Maria? Onde tem, as pulgas não suportam ficar nem por um instante. Quando tive problemas com pulgas na chácara onde minha mãe morava lá em Nova Friburgo (lá tinham alguns cachorros que ficavam soltos pelo mato), ao bricar com eles, pulgas subiam em nossas roupas e a casa começou a ficar impregnada (e olha que os cachorros nem entravam em casa, pois eram grandes) até apareceram pulgas na cama e sofá o que me deixou extremamente preocupada com uma solução mais do que imediata; minha mãe então foi dar um passeio pela chácara atrás dessa plantinha preciosa... foi só colocar um galhinho em cada canto dos cômodos e problema resolvido!! Coloquei tb debaixo dos travesseiros, da almofada do sofá e nos bolsos da roupa... isso foi o suficiente para elas sumirem por completo. A erva de santa maria age como um repelente natural contra pulgas... nunca vi algo melhor em minha vida!! Quanto a citronela, apesar de ser natural, tenho meus receios contra ela, pois seu cheiro me causa grande alergia e ela também é levemente tóxica para o ser humano em alguns aspectos, mas não tendo outra coisa, vale até a pena usar... quanto a erva de santa maria, o único problema é que ela é muito difícil de encontrar nas cidades; tirando isso, ela nem solta cheiro nocivo para nós e nem dá trabalho... espero ter ajudado
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Daniela, que dica incrível, vou testar!
    Já tinha ouvido falar em erva de Santa Maria mas nunca a vi pessoalmente.
    Você conhece a Sabor de Fazenda? É um viveiro de ervas orgânicas em SP, eles produzem mais de 80 espécies. Quem sabe tem Santa Maria por lá?
    Vou procurar. Obrigada pela dica e seja sempre muito bem vinda ao De Verde Casa! Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito da dica. Mas será que estou enganada quanto a como encontrar esta erva? Ela dá nas calçadas. Tem em tudo que é lugar. Muito fácil de achar. Eu nunca tinha reparado nela antes, só depois que ouvi falar. Agora, vejo em todos os lugares. Só se estou olhando a plantinha errada, mas creio que não. Obrigada pela dica. Vou usar aqui.

    ResponderExcluir
  6. A Erva de Santa Maria é uma planta muito tóxica e seu manuseio e administração deve ser feito com cuidado. Não estou falando que deve ser abolido ou suspenso o uso, mas cuidadoso.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Além desse site oferecer receita para administração e aplicação da Erva de Santa Maria, traz mais informações sobre a planta, além de muitas outras. Deem uma olhada ai:
    http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/erva-de-santa-maria.html#.VbgyLflViko

    ResponderExcluir
  9. Santa Maria e uma planta excelente só quero saber se da pra lavar gatos que tem pulga com essa erva santa maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O veterinário falou que podemos passar pano no chão, só deixar secar e deixar os animais longe do cômodo por algumas horas. Só tomar cuidado com o manuseio e com os animais de estimação .

      Excluir
  10. Estou com problemas de pulgas aqui em casa. Já passei produto recomendado e nada...ontem comprei erva de santa Maria. É só colocar no ambiente?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.