terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Água grátis!

Um tanto de água vai cair do céu até o fim dessa semana em quase todo o país e a maior parte de nós vai deixá-la ir ralo abaixo. Menos os espertinhos que tem algum tipo de sistema de captação de água da chuva.
Quem tem um pouco de grana disponível e a oportunidade de projetar um bom sistema de captação de água em casa pode usar a chuva para lavar a roupa, o quintal, molhar as plantas, dar descargas...
Mas não pense que só eles tem esse privilégio!
Existe uma maneira mais simples de fazer isso, que limita um pouco o uso da água mas é muito eficiente para algumas situações. Eis:

A bombona foi comprada de uma empresa que comercializa material reciclável. Era uma embalagem industrial de sabão.
O paninho velho foi a toalha de mesa da minha infância (sim, esse é o sistema de captação de água da casa da Mamma Gyver!).
E a cinta que segura o paninho já rodou quilômetros por aí: câmara de pneu de bicicleta.
Como você pode ver, é tudo reaproveitado.

A idéia é armazenar a água que vem do telhado e escorre pela calha, e o paninho fino tem duas funções: filtrar folhas e sujeiras e evitar a proliferação de mosquitos.
A água fica lá dentro mesmo, e na hora de regar as plantas e lavar o piso é só tirar o paninho pra encher o balde ou regador.
Uma outra opção, ao invés de retirar a água por cima, é colocar a bombona sobre uma base de uns 30 cm (alguns tijolos, por exemplo) e instalar uma torneirinha na parte mais baixa dela, assim aproveita-se todo o volume de água. Dá até pra colocar uma mangueira.
Quem mora em casa pode facilmente montar esse sistema, basta escolher um canto de telhado onde se possa retirar o duto da calha e deixar a água escorrer para dentro da bombona.

Se você for rápido, até o final da semana vai ter conseguido guardar uns 200 litros de água, porque aí vem chuva!

3 comentários:

  1. Faço isto em casa!! e a calha nunca mais entupiu!!! pena que não consigo captar tudo o que o céu manda!!

    ResponderExcluir
  2. Consegui encaixar nas calhas duas caixas de quinhentos litros cada uma. Uma boa chuva e temos mil litros de água da chuva. Se chover demais o ladrão ainda enche uma terceira caixa. Mil e quinhentos litros pra regar a horta e manter o tanque de peixes equilibrado... E não fica tão caro assim, veja como pode ser simples em:
    http://plantandooverdeeoverbo.blogspot.com.br/search/label/Aquaponia . Abraço.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.