quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Olhe e veja

Enquanto você caminha apressado pelas ruas olhando só do nível dos seus olhos para baixo, um mundo de coisas interessantes acontece acima da sua cabeça e você nem percebe.
Esse Imbê (Philodendron bipinnatifidum), por exemplo, nasceu espontaneamente a cinco metros de altura preso ao tronco de uma Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides). Não se importou com as amarrações de faixas de propaganda, os fios elétricos que passam pela árvore nem com a poluição da avenida.
A semente provavelmente foi levada até ali por um pássaro e, com um pouco de umidade, germinou. As condições do local ajudaram e a planta atingiu cerca de quatro metros de diâmetro sem uma única raiz alcançar o solo.
O Imbê não prejudica a árvore; suas raizes estão apenas presas ao tronco sem sugar sua seiva, e se alimentam da decomposição de folhas e matéria orgânica que se deposita sobre elas.
Coisa bonita de ver.
Que tal dar uma inclinadinha na cabeça para prestigiar?

Um comentário:

  1. Igual ao filme 'dead poets society' às vêzes é preciso enxergar o mundo de forma diferente. Tem milhões de coisas incríveis acontecendo ao redor da gente. É o milagre da vida.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.