segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Para bom entendedor...

...meio tronco basta.
Se você é um deles, além de perceber que se trata de uma Mangueira (Mangifera indica), a essa altura já balançou a cabeça em sinal de reprovação.
Mas se você não sabe do que estou falando...
É comum ouvir dizer por aí que para ter uma boa colheira de mangas é necessário fazer cortes no tronco da árvore. A dica até é válida se você tem uma mangueira que não produz há muito tempo, mas mutilações frequentes só maltratam e colocam em risco a vida da árvore.
Volte à fotografia e repare na quantidade de cortes cicatrizados.
Quando se encontra sob ameaça de morte, a maioria dos vegetais tende a produzir frutos (e consequentemente sementes) na tentativa de gerar decendentes e preservar a espécie. Por isso, quando é ferida no tronco a mangueira logo trata de florescer e frutificar. Mas imagine esse stress frequente e em altas doses!
O correto, no caso de uma árvore que está há muitos anos sem produzir, é tirar apenas um pedaço da casca, algo do tamanho da sua mão. E mesmo pequena, essa ferida já pode ser porta de entrada para doenças no sistema circulatório da árvore, por isso é bom parar por aí.
E o que realmente ajuda na qualidade e na quantidade da produção de frutas é caprichar na adubação no entorno da árvore de dois a três meses antes da época de frutificação, o que no caso das mangueiras acontece no verão.
Aí sim você estará estimulando sem agredir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.