segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Para bom entendedor...

...meio tronco basta.
Se você é um deles, além de perceber que se trata de uma Mangueira (Mangifera indica), a essa altura já balançou a cabeça em sinal de reprovação.
Mas se você não sabe do que estou falando...
É comum ouvir dizer por aí que para ter uma boa colheira de mangas é necessário fazer cortes no tronco da árvore. A dica até é válida se você tem uma mangueira que não produz há muito tempo, mas mutilações frequentes só maltratam e colocam em risco a vida da árvore.
Volte à fotografia e repare na quantidade de cortes cicatrizados.
Quando se encontra sob ameaça de morte, a maioria dos vegetais tende a produzir frutos (e consequentemente sementes) na tentativa de gerar decendentes e preservar a espécie. Por isso, quando é ferida no tronco a mangueira logo trata de florescer e frutificar. Mas imagine esse stress frequente e em altas doses!
O correto, no caso de uma árvore que está há muitos anos sem produzir, é tirar apenas um pedaço da casca, algo do tamanho da sua mão. E mesmo pequena, essa ferida já pode ser porta de entrada para doenças no sistema circulatório da árvore, por isso é bom parar por aí.
E o que realmente ajuda na qualidade e na quantidade da produção de frutas é caprichar na adubação no entorno da árvore de dois a três meses antes da época de frutificação, o que no caso das mangueiras acontece no verão.
Aí sim você estará estimulando sem agredir.

9 comentários:

  1. isso é válido só em mangueiras ou em outros tipo de arvore com goiabeiras etc?

    ResponderExcluir
  2. Por favor,meu esposo cortou a mangueira pelo tronco,há como brotar ainda?

    ResponderExcluir
  3. bom dia, aquié Edvaldo, gostaria de saber se uma mangueira cortada pelo tronco que brota novamente pode produzir frutos??

    ResponderExcluir
  4. Meu abacateiro floresce bastante,mas 95% das flores caem. O que fazer?

    ResponderExcluir
  5. Fizemos um muro de arrimo de 3 metros de altura para nivelar o terreno e preenchemos este espaco com terra . So que neste esopaco existe uma antiga mangueira e a terra encobriu também 3m de seu tronco. Isso tem um ano e agora a mangueira está perdendo as folhas ainda verdes e secando vários galhos. Ela vai morrer por causa do aterro que fizemos envolvendo seu tronco? Será que tem um jeito de recuperarmos a mesma?

    ResponderExcluir
  6. Fizemos um muro de arrimo de 3 metros de altura para nivelar o terreno e preenchemos este espaco com terra . So que neste esopaco existe uma antiga mangueira e a terra encobriu também 3m de seu tronco. Isso tem um ano e agora a mangueira está perdendo as folhas ainda verdes e secando vários galhos. Ela vai morrer por causa do aterro que fizemos envolvendo seu tronco? Será que tem um jeito de recuperarmos a mesma?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Meu avô picou as árvores na lua cheia com facão, precisa de algum remédio que ajude na cicatrização das árvores para curá-las rápido ou não é necessário? Se sim, qual é o mais indicado?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Meu avô picou as árvores na lua cheia com facão, precisa de algum remédio que ajude na cicatrização das árvores para curá-las rápido ou não é necessário? Se sim, qual é o mais indicado?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Meu avô picou as árvores na lua cheia com facão, precisa de algum remédio que ajude na cicatrização das árvores para curá-las rápido ou não é necessário? Se sim, qual é o mais indicado?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.