quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Olhos de lince

O Pau-marfim do Parque Ibirapuera está frutificando outra vez e lá fui eu pra debaixo dele procurar aquelas lindas criaturas, minhas sementes preferidas.
Mas afinal, são frutos ou sementes?

Verdade verdadeira? São frutos.
Explico:
Sem entrar muito a fundo em definições biológicas, o fruto é basicamente o desenvolvimento do ovário (órgão reprodutivo feminino) da flor e pode ser fértil (quando contém sementes viáveis) ou estéril (sem sementes ou com sementes atrofiadas).
Então, se qualquer vegetal (planta rasteira, arbusto ou árvore) der uma flor e depois de um tempo naquele mesmo lugar crescer algo, aquilo é um fruto.

Pode não ter cara de fruta, que é o nome que convencionou-se usar para os frutos comestíveis, mas é fruto e fim de papo.
E mesmo não sendo chamados de frutas, existem muitos frutos que comemos sem nunca ter parado pra pensar que tipo de coisa eles são. Vagem, por exemplo, é fruto. Pepino é fruto. Pimentão, abóbora e abobrinha são frutos.

E finalmente voltando ao Pau-marfim (Balfourodendron riedelianum), as lindas borboletas de quatro asas das quais já falei aqui não são comestíveis mas também são frutos. E dentro de cada um dos frutos tem uma semente praticamente inseparável da embalagem, então a gente põe pra germinar o fruto inteiro mesmo.
Pra economizar espaço na sementeira, o máximo que dá pra fazer é cortar as asinhas. Abrir mesmo é impossível.

E por falar em impossível, como são verdes mesmo quando estão maduros, se caem na terra é fácil encontrá-los:


Mas quando se disfarçam em meio à grama...

Um comentário:

  1. Oi Juliana, adoro o seu blog (coloquei um link dele lá no meu).
    Parabéns! Que você continue nos presenteando com suas experiências e sugestões.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.