quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cada um fazendo a sua parte

Dia desses encontrei no lixo comum uma embalagem de tinta em spray.
Fui atrás de quem jogou, querendo saber:

- Por que o spray de tinta não está no lixo reciclável?
- Latinha de spray não é reciclável, é?
- Você procurou alguma indicação na lata?
- Não, mas acho que não tem.

Esse é o tipo de situação que mostra que ainda falta um tanto para que todos se conscientizem e sem empenhem em encaminhar cada tipo de material para o seu destino correto.
A resposta "não, mas acho que não tem" é exemplo claro de que não sabe, não procurou descobrir e tomou qualquer decisão.

Por outro lado, é interessante aproveitar a situação para algumas análises:
- a latinha de tinta em spray não mostra o símbolo da reciclagem, aquele triângulo formado por três setas.
- a indicação "aço reciclável ecológico" está escrita de maneira discreta, sem chamar atenção para a palavra "reciclável".
- a informação é muito pequenininha, na lateral da embalagem.

Enquanto se trabalha para educar o consumidor a respeito de sua responsabilidade em destinar corretamente o lixo que produz, porque as empresas não aproveitam para informar mais claramente que já estão trabalhando com materias ecologicamente corretos?
Ao invés de simplesmente cumprir a lei e imprimir pequenininho na lateral ou no verso da embalagem as informações obrigatórias sobre sustentabilidade e reciclagem, por que não chamar a atenção do consumidor para essas questões e divulgá-las claramente, dando destaque e importância?
Tenho certeza de que seria um diferencial no mercado e serviria como critério de desempate na hora da compra, influenciando quem está em dúvida entre duas marcas.

2 comentários:

  1. Pequenas atitudes mostram um grande amor à nossa casa. Que bom seria que todos fizessemos uma pequena parte e resultasse numa ação enorme... Ainda chegaremos lá! Ótima postagem, esclarecedora. Um grande abraço, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Em nossa casa temos um minhocário, despejamos nele toda matéria orgânica possível, o que não for possível descartamos no lixo orgânico. Já o lixo seco separamos em uma lixeira específica. Até ai tudo perfeito. O problema é quando nos deparamos com o lixo "misto", por exemplo, uma embalagem de plástico com um produto orgânico pegajoso (que não conseguimos lavar) vai para o lixo seco ou lixo orgânico? Minha esposa e eu temos opiniões diversas sobre esse descarte. Eu jogo no seco, ela no orgânico. Nenhum dos dois têm argumentos para convencer o outro. Parabéns pelo blog, excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.