quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tentando sobreviver na cidade

Tem gente que ainda não percebeu, mas as árvores são, sim, seres VIVOS!
O que será que passa na cabeça de quem amarrou cordas no tronco desse eucalipto?

Certamente elas serviram para amarrar faixas de propaganda, leitura de búzios, mudança na mão da rua ou aviso de animal perdido, mas depois das faixas retiradas, sobraram.
Acontece que a árvore continua crescendo, seu tronco continua alargando e as cordas começam a enforcá-la. E isso pode acabar em morte!
Imagine colocar um cinto numa criança e forçá-la a continuar até a vida adulta com ele na cintura? Ou uma coleira justa no pescoço de um cachorro filhote e não alargá-la nunca mais?
Parece crueldade, não? Pois é...
Todo o sistema de transporte de água e nutrientes absorvidos do solo está localizado bem abaixo da casca das árvores. É por aí que essas substâncias são levadas até a copa para alimentar as folhas. Adivinha o que acontece se uma corda ou qualquer outro material promove a interrupção desse "encanamento"?

Outro exemplo de falta de respeito com árvores é a antiga mania de pintar troncos de branco. A justificativa de alguns é evitar formigas nas folhas, fazendo a pintura com cal; já outros cometem a agressão ao vegetal em nome da estética.
E a pergunta é: fica mesmo mais bonito assim?

A camada de tinta funciona como uma "plastificação" do tronco, impedindo a casca de se desenvolver normalmente e descamar quando necessário. É uma situação completamente artificial, que traz prejuízos à árvore além de intoxicar os seres vivos que nela se instalam.
Uma árvore em condições normais no meio ambiente pode abrigar, ao longo de toda sua vida, mais de 100.000 indivíduos de diversas espécies, como pássaros, besouros, abelhas, aranhas, joaninhas, formigas (sim, elas fazem parte da natureza!) e seres que nunca enxergamos e sequer imaginamos existir. Mesmo nas cidades elas funcionam como "ilhas de vida", abrigando biodiversidade.
Será que só porque foi plantada numa calçada precisa estar adequada à estética da cidade e, para isso, ser fantasiada de poste?

Um comentário:

  1. minha mãe ficou ligando p a prefeitura um bom tempo p reclamar de um caminhão de feira q todo fim de semana amarrava cordas c cartaz num coqueiro na praia da Barra aki no Rio. ela notou q eles mataram um e já estavam matando outro. agora eles não fazem mais de tanto q ela reclamou.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.