sábado, 30 de julho de 2011

Espetáculo

Pelos próximos dois meses estará em cartaz, nas ruas e parques das cidades brasileiras, o espetáculo dos ipês amarelos (Tabebuia sp.).
Bastante conhecido pela excelente qualidade de sua madeira, o ipê é uma árvore decídua ou caducifólia, ou seja, espécie que perde todas as folhas em certa época do ano.
No caso do ipê, isso acontece no início do inverno.
Mas depois de algumas semanas pelado, com aparência de árvore morta, eis que um dia ele tira seu fôlego no momento em que você dobra uma esquina e, desavisadamente, se depara com um show de flores amarelas.
Há que se ter coração forte.
Passeie pela sua cidade curtindo esse presente e prepare-se, porque quando ele estiver acabando, virá em seguida a floração de um parente muito próximo: o ipê branco.
Assim são os ipês: florescem um de cada vez - primeiro o rosa, depois o amarelo e por último o branco - para que, entre uma cor e outra, você tenha tempo de se recuperar da emoção.

6 comentários:

  1. Olá, Juliana. Adoro os ipês. Já postei no meu blog sobre um ipê rosa que enfeita um dos lugares mais feios e poluídos de Belo Horizonte. Eta árvore generosa! Linda sua foto, Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Me emocionei com suas palavras...
    É isso mesmo!

    bjs iluminados!

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho visto quase que só os ipês rosa.
    Adoro eles. Os brancos acho que nunca vi.

    Viu, fiquei enlouquecida com o site das sementes!
    Nem entrei ainda pra evitar confusão, haha.
    Imagina, se eu quiser plantar mais alguma coisa nesse apartamento vou ter que me mudar pra deixar elas tomarem conta.
    Depois posta pra gente ver as suas sementes.

    Ainda não assisti Julie & Julia, mas to afim de alugar.
    Tenho uma caixa cheia de receitas da minha avó que quero trazer pra cá e ir testando e postando. Achei que tem a ver uma história com a outra.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. ola adorei seu blog muita enformação subre os verdes e todo mais parabens por partilhar com todos nos beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Cheguei aqui através da Flora e fui olhando seus marcadores, com tanta coisa que me atrai.
    Resolvi comentar nesse post, porque hoje estou me "despedindo" dos ipês no blog, preparando meu espírito para o encantamento da primavera.
    Comecei ontem mesmo, no início da estação, a cuidar dos canteiros, coisa que desde a adolescência me atraiu, por conta de um imenso jardim na casa de meus pais.
    Boa primavera!

    ResponderExcluir
  6. Juliana,
    Desde que me mudei do Brasil nunca mais tive o prazer de assistir ao desabrochar dos ipês. É uma coisa espetacular. Seria bom se no Brasil houve culto ao desabrochar das árvores como se vê no Japão com o Sakura festival ou nos US com as Magnólias.
    Qdo vou no verão me maravilho com os manacás da serra em Fevereiro. Outro espetáculo maravilhoso, floresta densa na serra do mar entre Taubaté e Ubatuba.
    Cheers,
    Heguiberto

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.