quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Família unida e pássaros livres alimentados

Construir um alimentador para pássaros é uma ótima atividade para unir pais e crianças nas férias, principalmente em dias de chuva.
Mais gostoso do que ver besteira na televisão, qualquer recipiente cheio de grãos e frutas é garantia de bons momentos assistindo as visitas da passarada na janela- e isso vale para quem mora em casa ou apartamento lá nas alturas.
Para um alimentador personalizado e com a cara da sua família, experimente improvisar com aquele prato antigo de louça que sobrou sozinho, um prato de plástico para vaso, o velho aramado de guardar frutas e legumes na cozinha (os de três andares então, melhor ainda!)... Ou proponha que cada criança use a criatividade e construa algo a partir de uma casca de coco, por exemplo.

Para este da foto, usei apenas:
- a casca de um coco seco
- barbante
- um graveto achado no chão

As ferramentas (pais, monitoramento e ajuda nessa hora):
- tesoura
- serrinha ou serrote
- furadeira
- broca para madeira da grossura do barbante

Basta cortar o coco e fazer os furos para o barbante de pendurar e para o graveto, que servirá como poleiro. Onde e como, cada um escolhe. O importante é inventar, se virar e se divertir.

E na hora de abastecer o comedor com guloseimas, quanto mais variado melhor, para atender as preferências das diversas espécies que vivem nas redondezas.
Entre as frutas, mamão, banana e laranja são apostas certeiras, mas não deixe de tentar outras também.
Para acertar nos grãos e sementes, uma boa opção é comprar uma mistura pronta para pássaros, fácil de encontrar em qualquer pet shop perto de casa. A ela, também pode-se adicionar flocos de aveia e arroz cozido sem tempero.

Nos primeiros dias, os pássaros, criaturas curiosas porém desconfiadas, provavelmente não vão se aproximar, mas estimule as crianças a manter o alimentador sempre abastecido, porque na hora em que a turma menos esperar... lá estarão eles, e aí é só curtição!
Se for possível, instale também um recipiente para oferecer água sempre limpa e fresca. Os pássaros de cidade muitas vezes tem dificuldades de encontrar água para beber.
E não tenha receio de receber visita de pombos, essa espécie de ave não gosta de frutas. Se por acaso eles aparecerem, foram atraídos pelas sementes e pelo arroz, então é só suspender a oferta desses alimentos. Mas não deixe de tentar oferecê-los; todos vão se surpreender com a variedade de pequenos pássaros granívoros que sempre estiveram por perto mas nunca foram vistos.

E para fazer a atividade render ainda mais, façam juntos um diário das espécies que foram se alimentar na janela, com anotações de dia e horário de cada visita. Mesmo sem saber nomes, é possível anotar uma descrição física do pássaro e até fazer um desenho, de preferência colorido.
Tudo isso depois vira, se não material de pesquisa, histórias de família para lembrar e contar.

3 comentários:

  1. Ficou lindo. Hoje vi uma ideia interessante: utilizar duas garrafas pet e fazer um comedouro para alimentar cães e gatos moradores de rua. Gostei muito. Um abraço, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa casinha, com tantas cascas de coco lá pelo sítio vai dar um condomínio para os passarinhos. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que delícia!
    Pelo visto você e seus queridos estão curtindo bastante a nova casa verde, né?
    Isso é ótimo!
    Olha, inspirada em seus tomates fofos pelo quintal, desde setembro semeei alguns e comprei outras duas mudinhas. E esses dias foi a última colheita... lá na varanda.
    Fiz alguns posts sobre isso, se quiser dar uma olhadinha, fique a vontade.
    beijinhos e um excelente final de semana prá vocês.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.