quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vinagre: 1001 utilidades - parte 4 - Box escorregadio

Sabe quando o piso do box (aquele que venderam para você como antiderrapante!) fica mais escorregadio que bebê ensaboado, tornando arriscadíssima a tarefa de ficar em um pé só para ensaboar o outro?
Então, vinagre nele!
Essa dica é quente e exclusivíssima, inventada, testada e aprovada ontem, aqui nesta verde casa.
Jogue um pouco de vinagre puro no chão do box, espalhe bem e deixe agir por quinze minutos. Antes de enxaguar, esfregue com uma vassoura de piaçava para que o serviço fique ainda mais bem feito.
E está pronto. A acidez do vinagre terá removido do piso os resíduos antigos de shampoo e sabonete, e no próximo banho você já vai poder caprichar na limpeza dos pés outra vez, lavar entre os dedinhos...

Em tempo: só para lembrar, minha dica de vinagre é o branco de álcool, que é incolor e a opção menos fedida entre os disponíveis no mercado.

17 comentários:

  1. vinagre e suas 1002 utilidades.
    o vinagre de álcool tem mais ácido acético, portanto é o mais indicado para limpeza de sofás, pisos e outros fins caseiros, mas pobre para fins culinários.
    para os alérgicos ao amaciante de roupas: coloque no último enxágue de roupa e ele retira resíduos de sabão e ainda deixa a roupa macia...mas o cheirinho!bem, para que não fique com cheiro de vinagre, a roupa tem secar ao sol.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana! Tudo bem? Eu ando sempre por aqui, apesar de ficar meio calada.

    Uso vinagre de álcool para lavar todo o banheiro, fica ótimo, mata tudo que é fungo e bactéria malcheirosos!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, obrigada pela dica do amaciante. Nunca usei por medo de cheiro na roupa, mas um dia tomarei coragem para experimentar!

    Kenia, obrigada pelas visitas frequentes, mesmo meio calada! E quanto a lavar todo o banheiro com vinagre, é limpeza garantida! O que fiquei feliz em descobrir é que ele também devolve a textura original do piso quando muito resíduo de sabão se acumulou.
    Seja sempre bem vinda!
    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Querida Juliana, o vinagre como amaciante é excelente. Já uso faz algum tempo. Para dar um cheirinho, é só colocar um sachê de sua fragrância favorita (óleo essencial), ou um pouquinho de colônia da mesma fragrância nas peças de roupa. Adoro este blog, tanta informação boa! Obrigada. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Angela,
      que ótima ideia a de incluir óleo essencial na água do enxague, nunca tinha pensando nisso.
      Muito obrigada pelas visitas e pelo carinho.
      Um beijo,
      Juliana.

      Excluir
  5. Muito bom, nunca usei para esses fins, vou testar.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, boa noite! Tenho uma inflamação no folículo capilar e me indicaram vinagre de álccol. Será que serve mesmo. Já fui a Dermatologistas e já usei todos os remédios, até que fica melhor, mais volta tudo ao normal com alguns dias com o couro cabeludo bastante dolorido e com algumas bolhinhas. Será que aplicar o vinagre de álcool irá me ajudar mesmo? Aguardo resposta... muito grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      não tenho nenhuma experiência com tratamento de inflamação no folículo capilar. Acho que nesses casos a gente deve sempre seguir as orientações dos especialistas.
      Que tal conversar sobre o vinagre de álcool com um dermatologista?
      Um abraço e obrigada pela visita,
      Juliana.

      Excluir
  7. ...vinagre de álcool pode ser usado com fins medicinais?

    ResponderExcluir
  8. Ess blog é uma maravilha
    Andava procurando dicas para minha organização pessoal!
    Estou surpreendida!
    Parabéns!

    Abraço

    http://supermulhermaravilha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisi,
      obrigada pelos elogios e pela visita.
      Volte sempre!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  9. Oi, juliana,
    Adorei mais estas dicas, e conheço algumas utilidades do vinagre. Por exemplo o vinagre de maçâ é medicinal, e pode ser usado para muitos fins. O vinagre de vinho, aquele vermelho ,dá uma coloração vermelha linda nos cabelos castanhos e escuros, basta passá-lo e secar os cabelos ao sol, vai ficando vermelho gradativamente, usei muito quando adolescente eu tinha uma cabeleira ruiva maraavilhooosa e não estraga os cabelos, tambem é anticaspa, e funciona como condicionador.
    Zilda Matosinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, obrigada pelas dicas, principalmente por essa do vinagre de vinho tinto para cabeleiras maravilhosas! Adorei!
      Um beijo e seja sempre muito bem vinda,
      Juliana.

      Excluir
  10. a dica do vinagre no banheiro funciona mesmo podem fazer é incrível josy gomes

    ResponderExcluir
  11. gente usei vinagre de alcool para limpar meu piso branco da cozinha q ja estava meio amarelado incrivel ficou branquinho adorei a dica valeu mesmo

    ResponderExcluir
  12. Realmente o vinagre é multiuso mesmo, meu 1º filho, hoje com 29 anos, teve problemas sérios na pele quando bebe, o pediatra me indicou lavar as roupas somente com sabão de coco e vinagre, e substituir o talco por amido de milho, essa dica eu uso até hoje em meus netos, ah outra coisa limpeza da máquina de lavar, uma vez por mês colocar um frasco de vinagre branco na água e deixar fazer o procedimento completo, tira todo resíduo de amaciante e sabão q vai acumulando. Boa limpeza a todas. Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  13. Pode aplicar o vinagre em qualquer piso não mancha? Até no porcelanato? O meu piso do box fica extremamente liso depois q molha.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.