sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sobre cambucis e borboletas


Estamos em plena época de doação de cambucis para extração de sementes. Os amigos feitos no ano passado, por causa da Missão Cambuci, quiseram participar de novo esse ano e, por obra deles, já tenho alguns baldes de frutos estragados, além de um bom tanto de cambucis maduros e polpa já prontinha para suco no congelador.
O trabalho de tirar as sementes dos frutos estragados tem sido longo e puxado (além de fedido!), mas ontem foi compensado pela visita da borboleta azul, que veio enfeitar o balde em troca de umas lambidinhas nos cambucis passados. Borboletas adoram comer matéria orgânica em decomposição, por isso ela nem se importou comigo trabalhando ali ao lado e passou bons minutos se deliciando a 20 centímetros de mim. Na maior parte do tempo ficou com as enormes asas fechadas mas, quando cheguei com a câmera, foi generosa e deu essa colherzinha de chá.
E se o cambuci onde ela pousou tem mais ou menos o volume de um ovo, imagine-a do tamanho da sua mão!

6 comentários:

  1. Todo trabalho árduo tem suas compensações.Bela visita!
    Não conhecia o cambuci.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que legal, esse ano não teve de correr atrás de doadores.E as mudinhas do ano passado? Onde foram plantadas?

    Neusa

    ResponderExcluir
  3. Flávia e Neusa, obrigada pela visita. E as mudinhas do ano passado ainda não foram plantadas em lugar nenhum; o crescimento é muito lento, elas ainda são pequenas e estão em saquinhos plásticos de 1 litro, sob cuidados.
    Sejam sempre muito bem vindas!
    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Juliana. Não conhecia o cambuci. Os frutos são saborosos? Lá no sítio também recebo a visita das borboletas azuis nos frutos apodrecidos e costumo chamá-las de 'Rainha das Fadas'. São lindas, não? Ainda bem que não entraram em extinção à época em que suas asas eram usadas para fazer objetos decorativos. Elas têm que decorar a natureza! Grande abraço. Parabéns pelo seu trabalho de formiguinha. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú, que linda a borboleta! Obrigada por terem nos recebido, admiramos muito o seu trabalho. Vou ver se consigo mais cambucis! beijos Pathy

    ResponderExcluir
  6. A natureza sempre nos recompensa, não é mesmo?
    Um bj e ótima semana pra vc!

    http://amenidadesdekelly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.