quinta-feira, 21 de junho de 2012

Plena época de ipês cor de rosa

Por acaso, andando por aí nas últimas semanas, você chegou a reparar num show de cor de rosa pelas ruas?
Sim, porque posso apostar que, se você mora no Brasil, sua cidade abriga pelo menos um ipê rosa. Portanto, se você ainda não percebeu nada, pare de olhar só para baixo e preste atenção ao seu redor.
Estamos em plena época de floração dos ipês cor de rosa, e as quatro espécies desta linda árvore têm dado espetáculo.
Tabebuia pentaphylla, Tabebuia avellanedae, Tabebuia heptaphylla e Tabebuia impetiginosa são os nomes científicos dos ipês cor de rosa mais encontrados por todo o país, mas se você não está interessado em idenficação de espécies e olha apenas com olhos de admirar, aproveite, porque a hora é agora: eles florescem entre o final do outono e o início do inverno.

Aqui no sítio a floração durou três semanas e está quase acabando, mas passar alguns momentos embaixo das árvores ainda é uma oportunidade de curtir beija-flores se alimentando de néctar aos montes, sem falar na chuva de flores, noite e dia, até que todas caiam. É gostoso ouvir o ploc quando batem no chão e ver que já esconderam o gramado, formando um tapete que dá pena de pisar.

E quando todo o colorido tiver acabado, as árvores estarão praticamente peladas, inclusive sem as folhas. Isso acontece porque os ipês são árvores decíduas, também chamadas de caducas ou caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas uma vez por ano. 

Depois da florada vem a fase a reprodutiva: você verá nascerem, penduradas nos galhos, vagens compridas que, quando secas, se abrirão para entregar ao vento a tarefa de espalhar por aí as finíssimas sementes aladas (sementes com abas feitas de uma pele muito fininha que, no sopro do vento, as faz voar).
Depois disso, lá pelo mês de setembro, tudo começa outra vez. De uma hora pra outra, quando você se der conta, os ipês cor de rosa estarão repletos de folhas de novo. Quando tiver oportunidade de chegar perto de uma dessas árvores, repare que suas folhas são compostas palmadas, como as da foto abaixo, formadas por folíolos (de 5 a 7), e têm o formato de uma mão com os dedos abertos.


Então seja bem vindo ao mundo dos ipês.
E fique ligado porque logo vem mais. Em seguida aos ipês cor de rosa florescem os ipês amarelos, e depois deles vêm os brancos, que quem bobear perde: a florada dura só um ou dois dias.
E assim você vai aprendendo a identificar as árvores da sua região e se deliciando com belezas naturais, que muitas vezes estão bem acima das nossas cabeças mas passam despercebidas.
Não perca, numa esquina próxima a você!

2 comentários:

  1. Cara Juliana, é tão interessante como os ipês enfeitam até os lugares mais sem graça. Aqui em BH, passo sempre por um local poluído, feio, cheio de prédios e, lá no meio, há um ipê rosa que todo ano muda a configuração do lugar. E tem gente que passa sem nem perceber... Estou de olho neles, obrigada por alertar. Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    e outra coisa interessante é que, em época só de folhas, a gente nem dá muita coisa por eles, né? E quando chega o inverno vem cada surpresa linda...
    Beijo!
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.