terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mini pepinos para conserva

Um pé de mini pepinos é uma boa opção pra brincar de horta em pequenos espaços. É uma planta rústica, de crescimento rápido, dá simpáticas flores amarelas em formato de estrela e produz bastante. As sementes você encontra em pacotinhos em boas lojas de jardinagem e pode plantá-las num vaso grande, em local que pegue pelo menos 3 horas de sol direto todos os dias. Ou no chão, se você tem quintal com terra. Com a ponta do seu dedo faça pequenos buracos de 1 cm de profundidade com espaço de 30 cm entre eles. Coloque duas sementes dentro de cada um para garantir que pelo menos uma delas vá germinar. Em um vaso de 50 cm de diâmetro você pode fazer 4 dessas covinhas. Cubra com um pouquinho de terra até nivelar e regue todos os dias. Se as duas sementes da mesma cova brotarem, espere crescerem por uns 3 ou 4 dias e arranque a que estiver menor, assim ela não atrapalha o crescimento da maior. Duas mudinhas crescendo grudadas não se desenvolvem bem. Como é uma planta trepadeira, coloque estacas finas de bambu espetadas na terra para que ela suba enroscando as gavinhas – aquelas pequenas molas por onde a planta se prende. Dentro de 30 dias a contar da data da semeadura você vai começar a ver as flores, e em seguida começam a aparecer os mini pepinos, umas gracinhas! Daí é só colher quando estiverem do tamanho que você quiser e fazer uma boa conserva.

7 comentários:

  1. Adorei e fiquei triste ao mesmo tempo, acho q plantei pepinos mt grandes para minha mini mini mini horta... Vc poderia dizer qual a espécie acima e onde encontrar sementes??? obrigada

    ResponderExcluir
  2. Vc consegue mini pepinos no Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  3. Vc consegue mini pepinos no Mercado Livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alanna, obrigada pela dica e pela visita. Volte sempre!
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  4. Gabrielle, esse é o pepino conserva Wisconsin SMR18. Procure no site da Isla, www.isla.com.br
    Um abraço e obrigada pela visita,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. plantei varias mudas de mini pepino juntas se eu separar ela morre?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.