quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dê um "up" no seu canteiro

Fazer um canteiro no quintal, no nível do solo, requer um pouco de trabalho braçal para revolver a terra, enriquecê-la com adubo e preparar o local para o plantio. Mas existe uma maneira simples de fugir desse esforço físico: construir um canteiro elevado com bordas simples de instalar. Você pode usar toquinhos de madeira, tijolos, garrafas pet e o que mais achar que se aplica a uma muretinha de contenção. Só é necessário cavar uma canaleta para enterrar um pouco os elementos da borda, assim eles ficam firmes e não correm o risco de deixar tudo desmoronar.
O passo seguinte é encher o canteiro com uma boa terra adubada e plantar suas mudas, que podem ser decorativas ou comestíveis, como nessa horta da foto.
Um canteiro elevado, por pouco que seja, tem mais presença no jardim do que um ao nível do solo, e caprichar nas bordas de contenção dá um toque ainda mais simpático ao paisagismo.

2 comentários:

  1. acompanho seu blog a algum tempo, pois estou construindo minha casa e desejos ter muita natureza por lá, vi essa foto do post e uma das coisas que sonho é com uma hortinha assim lá em casa!
    hoje estava dando uma olhadinha na tv e vi uma reportagem sobre canteiro bio septico, você já ouviu falr? depois corri pra net pra pesquisar, adorei a idéia, vale a pena pra quem não tem coleta de esgoto e precisa utilizar uma fossa, ou até mesmo pra quem tem coleta de esgoto mas gostaria de dar um fim útil a seus próprios dejetos. Achei muito interessante e acho que vc poderia gostar também!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cê!
    Obrigada pela dica, vou dar uma pesquisada a respeito.
    Um beijo e seja sempre muito bem vinda,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.