
Se você é um deles, além de perceber que se trata de uma Mangueira (Mangifera indica), a essa altura já balançou a cabeça em sinal de reprovação.
Mas se você não sabe do que estou falando...
É comum ouvir dizer por aí que para ter uma boa colheira de mangas é necessário fazer cortes no tronco da árvore. A dica até é válida se você tem uma mangueira que não produz há muito tempo, mas mutilações frequentes só maltratam e colocam em risco a vida da árvore.
Volte à fotografia e repare na quantidade de cortes cicatrizados.
Quando se encontra sob ameaça de morte, a maioria dos vegetais tende a produzir frutos (e consequentemente sementes) na tentativa de gerar decendentes e preservar a espécie. Por isso, quando é ferida no tronco a mangueira logo trata de florescer e frutificar. Mas imagine esse stress frequente e em altas doses!
O correto, no caso de uma árvore que está há muitos anos sem produzir, é tirar apenas um pedaço da casca, algo do tamanho da sua mão. E mesmo pequena, essa ferida já pode ser porta de entrada para doenças no sistema circulatório da árvore, por isso é bom parar por aí.
E o que realmente ajuda na qualidade e na quantidade da produção de frutas é caprichar na adubação no entorno da árvore de dois a três meses antes da época de frutificação, o que no caso das mangueiras acontece no verão.
Aí sim você estará estimulando sem agredir.
isso é válido só em mangueiras ou em outros tipo de arvore com goiabeiras etc?
ResponderExcluirPor favor,meu esposo cortou a mangueira pelo tronco,há como brotar ainda?
ResponderExcluirbom dia, aquié Edvaldo, gostaria de saber se uma mangueira cortada pelo tronco que brota novamente pode produzir frutos??
ResponderExcluir