quarta-feira, 27 de julho de 2011

É preciso acreditar!

Se você estava acostumada com "um copo americano para uma máquina cheia" e anda tendo dificuldade em acreditar que "uma tampinha basta", então somos duas.
Tenho dado prioridade a sabão concentrado para lavar roupas, baseada no fato de que "rende o mesmo que dois quilos de sabão em pó" e tem volume menor, embalagem menor e consequentemente ocupa menos espaço no transporte da fábrica ao supermercado, então economiza combustível, mas ando brigando comigo mesma na hora de adicionar o sabão à máquina, já que me toma uma vontade irresistível de colocar só mais um pouquinho.

É que para quem usava um copo cheio de pó, colocar só uma tampinha de líquido parece pouco, muito pouco.
Mas é preciso acreditar, cara amiga dona de casa! Liberte-se dos seus antigos hábitos e acostume-se a uma nova medida. Você vai conseguir (e eu também)!
Coloque-se no lugar da sua avó, que lavava roupa no tanque, esfregando cada peça com uma barra de sabão feito de banha, até que um dia falaram pra ela que um copo americano daquele pó azulado faria o mesmo serviço dentro de uma máquina que funcionava sozinha.
Que cara você acha que ela fez?

Pois bem vinda aos tempos modernos! Finalmente a indústria deixou de vender volume de sabão e passou a caprichar no princípio ativo, então faça a sua parte e acredite.
Aproveite também para trocar o detergente de louças e a cera para o piso, que antes vinham cheios de água, pelas novas opções mais concentradas. Já está tudo disponível no mercado, falta só o consumidor prestigiar.

E só pra não dizer que melhorou muito, ainda acho que as embalagens poderiam ser menos caprichadas. Isso mesmo: embalagens piores. A do sabão de roupas da foto acima, por exemplo, pesa vazia quase o mesmo que o produto que saiu lá de dentro. Se houvesse refil, esse mesmo frasco passaria de mão em mão pelas próximas 3 gerações da minha família, tamanha a qualidade e espessura do material.
Para usá-lo apenas por um mês e depois encaminhá-lo para a reciclagem, eu ficaria mais feliz se ele fosse mais fino, mais mole, mais leve...

17 comentários:

  1. Você tem uma excelente antena e partilha conosco escolhas mais responsáveis. Não importa se são pequenas mudanças, cada um fazendo um pouquinho... já sabemos qual o resultado. Não conhecia o sabão concentrado. Vou adotá-lo. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana! Adorei seu blog e tudo que compartilha, gentilmente e conscienciosamente!!!
    Coloquei uma foto do saquinho de jornal no meu post, com o link do blog, tá? Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Angela,
    pesquise no supermercado as novidades e você vai perceber que muitas delas foram motivadas por questões ambientais, ecológicas, sustentáveis... e os consumidor precisa sempre colaborar com as empresas, dando sugestões e fazendo comentários. É ou não é pra nós que eles vendem?
    Obrigada pela visita e seja sempre muito bem vinda! Um beijo!

    Tininha,
    obrigada pela divulgação da ideia e pela maneira respeitosa de fazê-la, divulgando o link. Volte sempre! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. era oq eu pensava semana passada. A embalagem. Pois eu ja usava o liquido maior, não concentrado, então embalagem durava meses em casa (somos só dois) agora com essa concentrada bem que poderiam vender o refil. Eu ficaria mais confortável.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, também estou testando as versões concentradas de sabão e amaciante e me libertando das quantidades que estava acostumada a usar. Fiquei super feliz pq ontem já achei o refil do amaciante concentrado, esperando pelo refil do sabão agora. :)

    ResponderExcluir
  6. Devo ser a única que ainda esfrega roupa na mão. Não acho NUNCA que a máquina de lavar (brastemp) consegue limpar bem a roupa. No máximo enxagua e tira bem a água (torce). Mas limpar mesmo fica bem a desejar.
    Os colarinhos ficam encardidos, os fundos das calças (crianças) ficam encardidos, joelho idem.... Sou mais o velho e tradicional tanque + sabão de côco + muito muque.
    * Não que eu goste de ficar esfregando roupa, mas enquanto não me apresentarem uma máquina que realmente limpe, essa é a solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, concordo com você que a máquina não lava lá essas coisas, mas afe, que coragem! Realmente não se esfrega mais roupa como antigamente.
      E pode esperar sentada que te apresentem uma máquina que realmente limpe, porque pelo que tenho visto por aí elas estão cada vez mais fracas e com o ciclo mais longo, apostando que o tempo de molho e a qualidade do sabão façam o serviço.
      Ai ai... é a modernidade, minha cara!
      Um abraço e muito obrigada pelo depoimento,
      Juliana.

      Excluir
  7. adotei os concentrados há meses^^ quanto a refil só achei uma vez, mas pergunto ao gerente do mercado todo mes^^
    parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Eu também aderi esse mês(como teste por enquanto) ao sabão líquido concentrado, por enquanto não vi diferenças no resultados, mas ainda tenho fé. Quanto a embalagem é verdade, uma embalagem tão "boa" só valeria a pena se houvesse refil, aliás fica como sugestão, vou sugerir no site dos fabricantes, a embalagem de papel é tão ruim, daquelas que rasgam fácil, um convite ao disperdicio e essa ficou tão boa, mas sem refil, vá entender!!

    ResponderExcluir
  9. Eu uso sabão liquido e realmente funciona. Tenho usado uma marca que é L'Arbre vert que vende aqui em Portugal e não tem fosfatos. E em relação ao sabão em pó tem a vantagem de não deixar marcas brancas de sabão pois dissolve melhor.
    Parabens pelo blog, gostei muito.

    ResponderExcluir
  10. Alguem aqui ja usou aquelas esferas que dispensam o uso de sabao pra lavar roupa?

    ResponderExcluir
  11. Juliana,
    Abandonei os Omos e Arieis da vida, mesmo os liquidos... não lavam nada! Por causa da questão da biodegradabilidade dos produtos achei uma marca que tem sua linha extremamente concentrada e amiga na natureza. Aviso logo que é uma daquelas marcas malucas que seguem o esquema de piramide, a Amway, mas eles tem a opção de vc comprar sem ser pelo sistema convencional, tanto pessoalmente em lojas como pela internet sem um "vendedor" acima.
    O sabão liquido dura mais de dois meses aqui em casa (com crianças) e o de limpeza concentrado tá passando de 3!!! To chocada com o rendimento e limpa mesmo!!!
    http://www.amway.com.br/Store/Catalogue.aspx?show=Top&line=D
    Dá uma olhada, ainda entregam em casa ;)
    E pra variar seu blog está demais, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curupira,
      obrigada pelo elogio e pela dica. Não conheço esse sabão mas vou "assuntar".
      Um beijo e volte sempre,
      Juliana.

      Excluir
  12. Olá Juliana,
    Conheci seu blog através do Come-se. Estou adorando.
    Participei por algum tempo de uma lista de discussão sobre fraldas de panos para bebês. Na lista discutimos muito a lavagem das fraldas, contato de produto químico com pele dos bebês. As participantes da lista são unânimes em usar menos produto, quase nada mesmo. Muitas ja substituíram o sabão em pó/líquido para bicarbonato de sódio. Umas 3 colheres pra cada máquina de 10kg. Eu faço isso com roupas brancas e claras, com uma colher de sabão líquido comum (não o concentrado). A roupa fica realmente limpa com o mínimo de sabão. Como alternativa ao amaciante, vc inclusive citou em outro post, usamos o vinagre branco de maçã (mas pode ser qq outro, mesmo o tinto que é mais forte não deixa cheiro nas roupas depois de secas). Só não uso bicarbonato pra roupa escura, que eu acho que deixa esbranquiçada, mas continuo com o mínimo de sabão, que limpa a mesma coisa e não polui tanto.
    O bicarbonado tem milhares de utilidades além de lavar roupa! Eu uso há anos em substituição dos desodorantes (antitranspirante, cheio de alumínio!), como shampoo (vinagre no enxágue), para limpeza de paredes, remover odores de geladeira, remover odores de xixi de gato de tapetes/ estofados, no lugar de sabonete pro rosto... É um produto coringa, não poluente, barato (encontra-se na zona cerealista a pouco mais de 3reais o kg).
    Bjo
    Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla, você tem phD em bicarbonato de sódio, que incrível! Gostaria de saber mais detalhes sobre o uso dele como desodorante e como shampoo, você me conta? Pode me escrever um e-mail? juliana@deverdecasa.com
      Vou esperar.
      Um beijo grande e muito obrigada pelo depoimento e pelo elogio!
      Juliana.

      Excluir
  13. Sra. N, Vanessa Borges, Vitória, Lys e Lígia, muito obrigada pelos depoimentos, e fico feliz por saber que vocês também estão ligadas.

    Ana P Z, conheço as esferas que ajudam na lavagem da roupa muito suja, encardida, mas nunca ouvi que elas dispensem o uso de sabão. Será?
    Um abraço e volte sempre!

    Juliana.

    ResponderExcluir
  14. Ola, Juliana, acho que encontrei um blog do memo nível que o da Neide Rigo! Aliás, ela fez um teste com estas esferas que não usam sabão, e fez outros testes também. Vale a pena dar uma olhada...
    http://come-se.blogspot.com.br/2014_10_01_archive.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.