segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tudo tem seu tempo

Todo esse frio em São Paulo e tem gente que ainda vai a Campos do Jordão em busca de temperaturas mais baixas.
Ou mais longe: São Joaquim, em Santa Catarina, onde às vezes neva!
Enquanto uns se divertem, outros sofrem nos meses de inverno e amaldiçoam, dia após dia, a estação gelada.
Pois saiba que o mesmo acontece com as plantas e seus frutos. Umas gostam de produzir no calor, outras preferem dias mais frios.
Durante o inverno, a melancia está com cara de poucos amigos no supermercado (igual a você, de manhã cedo na rua gelada!), enquanto o morango brilha de felicidade, cada vez mais barato nas promoções da feira.
A natureza tem lá o seu ritmo, mas o ser humano e sua vontade de comer de tudo o ano inteiro resolveu forçar o que não é natural. Resultado: até tem abacaxi no inverno, por exemplo, mas não é aquele perfumado, docinho e delicioso. As laranjas também estão assim assim; ácidas, branquelas por dentro, sem gosto...
E não é porque está lindo por fora que vai estar gostoso por dentro.
A maneira mais segura de comer frutas, verduras e legumes deliciosos é respeitar a época de cada um. Pesquisar, perguntar para os mais experientes e observar as ofertas e promoções semanais ajuda no aprendizado do tempo de cada coisa.
Outro jeito é frequentar feiras livres e sacolões, onde dá pra conversar com o vendedor, perguntar sem vergonha de mostrar que não sabe e experimentar antes de comprar.
Ou ainda pedir para que o gerente do seu supermercado favorito deixe à sua disposição, no setor de hortifruti, uma tabela que mostre os meses e suas respectivas safras, como faz a rede Pão de Açúcar na foto acima.
Enquanto você não tem tudo de cabeça, é uma ótima ajuda!

6 comentários:

  1. Queria uma tabela desta no mercado que vou, com certeza me ajudaria. Você tem em resolução maior?

    :)

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo: sabedoria de Deus! Nos fartar de prazer, sabores e cores o ano inteiro. Abençoada seja cada estação! Como tenho um sítio, aprendi grandes lições com os ciclos da natureza e hoje sei como escolher os frutos pela safra. Muito boa esta postagem porque a maioria que vive nas grandes cidades não conhece estes segredos. Beijinhos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Flanzie, me escreva para juliana@deverdecasa.com passando seu e-mail que te mando uma foto melhor. Mas acho que em uma rápida pesquisa na internet você também deve conseguir alguma tabela parecida...
    Beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Juliana, estive visitando seu Blog, e achei sensacional o fato de voce responder coeerentemente quase que todas as perguntas.
    Parabens pela atitude, continue assim, poucos, mas poucos mesmo, fazem igual.
    E procure manter a saude nos comentarios, nao permitindo SPAM, ou coisas similares.
    Abraços e Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso o seu blog!!!

    O planeta agradece às pessoas que pensam verde

    ResponderExcluir
  6. Desculpe contrariar, mas se há esta tabela, por acaso na loja desta rede de supermercados q vc cita, sorte, pq conheço inúmeras lojas deles q não tem. Inclusive é uma rede pouco respeitosa com a natureza e com o consumidor.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.