segunda-feira, 9 de julho de 2012

Marianinha - Streptosolen jamesonii


Estamos em plena época de floração da Marianinha (Streptosolen jamesonii). É agora, entre o outono e o inverno, que a planta abre seus inúmeros buquês de flores em tons que variam do amarelo ao laranja escuro, e o efeito ornamental é incrível. A florada acontece sempre em profusão e chama a atenção de longe.

A Marianinha é um arbusto de até 1,50 m de altura, perfeito para enfeitar muros e cercas. Não se prende sozinho, como uma trepadeira, mas seus ramos são maleáveis e aceitam muito bem a condução pelas hastes de uma grade, por exemplo.
Deve ser plantada em terra bem adubada com esterco ou húmus de minhoca, em áreas de pleno sol, e irrigada em intervalos de três a quatro dias, principalmente depois do plantio e em épocas de muito calor. Depois de bem adaptada no local definitivo, apresenta boa tolerância a períodos de seca e volta a ter muito vigor quando recomeçam as chuvas (ou regas). Também se desenvolve bem plantada em vasos.

E como se não bastasse o incrível efeito ornamental, a Marianinha também atrai beija-flores


e insetos polinizadores aos montes.

 

É o tipo de planta apaixonante; quem tem adora e está sempre encantado com a biodiversidade ao seu redor.

5 comentários:

  1. Generosamente bela. Brilha como sol no meio do verde e alimenta bichinhos delicados - como ela! Belas fotos. Bj. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    a Marianinha é realmente uma ilha de biodiversidade.
    Uma delícia é ficar observando o trânsito de aves e isetos.
    Beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana, as fotos estão lindas e essa plantinha é uma ótima opção para atrair beija-flores! Tenho um blog que dá dicas de cultivo de plantas para atraí-los, dê uma passadinha lá depois... Um abraço, Juliana Oliveira.

    Jardinet - O jardim virtual das flores e beija-flores!


    ResponderExcluir
  4. Por favor poderia me orientar com essa linda? Plantamos 6 mudas há um ano. Elas cresceram muito bem, mas agora as pontas dos galhos estão secando e uma delas morreu. Isso é normal? Não tem sinal de pragas nem doença. Se r ia falta de poda?

    ResponderExcluir
  5. Marianinha - Streptosolen jamesonii tem sementes?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.