sábado, 21 de julho de 2012

Os 50 +: conhecimento e consciência


Segunda indicação consecutiva de livro obrigatório para sua biblioteca verde, e eu posso justificar: para começar, o conhecimento transmitido pelos livros pode ser a salvação da lavoura (metafórica e também literalmente). E depois, a leitura é parte importantíssima do dever de casa de todos nós, então, que ela seja de qualidade.

O dilema é: qual dos dois ler primeiro? Comprei Primavera silenciosa e Os 50 + importantes livros em sustentabilidade no mesmo dia e agora não consigo me decidir, mesmo depois de ter lido as duas introduções. Gostaria então de dividir minha dúvida e, quem sabe, contagiar você também com a curiosidade pela leitura desses dois grandes livros. No post anterior já dei pinceladas sobre Primavera silenciosa, então pincelo a seguir "Os 50 +".

O Instituto Jatobás e a Editora Peirópolis prestaram aos leitores de língua portuguesa o grande serviço de publicar no Brasil a tradução de The top 50 sustainability books, livro editado originalmente em inglês pela University of Cambridge. Como já diz o título, a publicação reúne 50 livros com algumas das melhores análises dos desafios globais, sociais, ambientais e éticos da atualidade, escolhidos após uma enquete realizada com mais de 3 mil líderes e ex-alunos do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge.

Cada um dos 50 + tem, resumidas em algumas páginas, suas ideias-chave, a sinopse, os tópicos mais importantes e um breve currículo do autor, o que é uma mão na roda para quem quer estudar, busca fontes confiáveis de informação e não sabe bem por onde começar. Estão entre as indicações alguns livros já conhecidíssimos no Brasil, como:

- o obrigatório Primavera silenciosa, de Rachel Carson
- O ambientalista cético, de Bjorn Lomborg
- O banqueiro dos pobres, de Muhammad Yunus
- Uma verdade inconveniente, de Al Gore
- Virando a própria mesa, do brasileiro Ricardo Semler

e outros que ainda nem tem edição em português, como:

- A fate worse than debt, de Susan George
- Staying alive, de Vandana Shiva
- When the rivers run dry, de Fred Pearce
- The river runs black, de Elizabeth C. Economy

Evidentemente a intenção do livro não é que, lendo os resumos, você ache que já entendeu a história toda, mas sim que tenha sua curiosidade e desejo de conhecimento aguçados pelos títulos e ideias principais de cada obra. Assim, de posse de informações importantes, você poderá escollher sua leitura e aprender como fazer melhor ainda a sua parte.

Porque como diz Betty Feffer - presidente do Instituto Jatobás - na apresentação do livro, "o maior desafio que a humanidade enfrenta, nesta fase de transição da evolução, é o desafio interno do homem: podemos nos tornar mais conscientes?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.