quinta-feira, 12 de julho de 2012

A vez do Salar de Uyuni

Foto: Paulo Zero

Os automóveis são responsáveis por 18% das emissões de gás carbônico em todo o planeta, e levando em consideração a paixão que o ser humano tem por veículos e novidades automotivas, é mais fácil acreditar que serão desenvolvidas novas tecnologias para a produção de automóveis "limpos" do que achar, ingenuamente, que a maioria de nós passará a se locomover a pé ou de bicicleta nas próximas décadas.

É certo que os automóveis movidos a álcool poluem menos do que os a gasolina e muito menos do que os a diesel, mas a indústria automobilística tem apostado mesmo é no carro elétrico como saída para reduzir emissões de gases poluentes em todo o planeta, então...

Chegamos ao Salar de Uyuni, a maior planície salgada do mundo. Esse deserto de sal fica na Bolívia, a 3.600 metros de altitude, e é o fundo de um imenso lago salgado que secou a cerca de 40.000 anos. De tão liso e branquinho, o salar é usado pela Nasa para calibrar seus satélites de medição de altitude. A área, de aproximadamente 12.000 km² de extensão, tem profundidade de sal estimada em 120 metros e abriga metade de todo o lítio disponível no planeta.

Lítio é o metal mais leve que existe, e por causa de seu elevado potencial eletroquímico é a principal matéria-prima para a fabricação de baterias leves. O peso de uma bateria de lítio é um décimo do peso da bateria convencional, e isso torna possível a fabricação de notebooks leves, telefones realmente portáteis e carros elétricos, o que quer dizer que quanto mais a produção de equipamentos e veículos elétricos crescer, mais lítio será extraído do Salar de Uyuni e de outras reservas pelo mundo. Certamente essa atividade extrativista levará dinheiro e desenvolvimento à Bolívia e às outras regiões que abrigam o metal, o que é bom, mas encontrar intacta a paisagem acima será cada vez mais improvável. Reduziremos o consumo de combustíveis fósseis e consequentemente a poluição atmosférica, mas avançaremos no Salar de Uyuni.

A conclusão, depois de ler Diário do clima, da jornalista Sônia Bridi, é de que estamos sim causando alterações irremediáveis no clima e na paisagem do planeta, e por mais que façamos esforços para reduzir o impacto da atividade humana, estaremos sempre estragando um lugar, um recurso ou uma paisagem em benefício de outra.

PS: a foto e alguns dados deste post foram retirados do livro Diário do clima.

3 comentários:

  1. Lamentável... irremediável... Um planeta tão lindo e generoso e nós a destruí-lo sem qualquer cuidado. Como diz Leonardo Boff, chegará o momento em que a Terra nos expulsará definitivamente, porque é um organismo vivo que não precisa de nós para continuar a existir. Pobre espécie humana, predadora de si mesma... E nós, os poucos e pequenos beija-flores levando água no biquinho para apagar o incêndio, com a consciência de que, pelo menos, estamos fazendo a nossa parte. Até quando? Abraço, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    talvez seja impossível vivermos sem causar nenhum prejuízo ao planeta, mas certamente por isso precisamos aprender a causar o menor impacto possível, não?

    Anônimo,
    Muito obrigada. Volte sempre!

    Um beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.