terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em breve, lindas cenouras tortas e coloridas!



Ganhei da Mari, irmã cozinheira, um pacotinho de sementes de cenouras coloridas que é simplesmente o máximo. A seleção de espécies se chama Kaleidoscope Mix e você pode passar vontade visitando o site da Burpee, que tem sementes de hortaliças incríveis, mas não faça pedidos pela internet porque suas sementes serão barradas na fronteira do Brasil pela inspeção sanitária. Eu já tentei. As minhas vieram escondidas numa mala de viagem, mas, por favor, não conte isso para ninguém; é um segredo de irmãs.

Esperei chegar agosto (mês adequado conforme a recomendação do verso da embalagem), preparei um canteiro especial, afofei com capricho a terra adubada e fiz a semeadura. A cartilha internacional do plantio de cenouras é clara: faça pequenas covas no canteiro (1 cm de profundidade) com espaçamento de 30 cm entre elas e coloque de 2 a 5 sementes dentro de cada uma. Mantenha a terra úmida e, depois que os brotos tiverem cerca de 5 cm de altura, faça o raleio arrancando as mudas pequenas e deixando ficar sempre a maior de cada cova.

Até a parte da semeadura tudo bem, foi fácil, mas os brotos começaram a aparecer aos montes, mostrando que praticamente todas as sementes germinaram, e quem disse que agora tenho coragem de fazer o tal do raleio? E se, na hora de escolher quais arrancar, eu estiver descartando justamente as mais lindas? E se não sobrar nenhuma roxa?


Passei dias olhando aquilo tentando tomar coragem, mas que nada. E aí decidi que só dormiria tranquila se salvasse todas, então agora o progama dos finais de tarde é... transplante! Espero o sol baixar - porque apesar de estarmos no inverno os dias têm sido quentes - rego bastante o canteiro para hidratar bem as mudas antes da "mudança" e, com um palito fino, vou soltando cada uma com cuidado, numa espécie de microcirurgia delicada. Numa nova cova bem funda faço o possível para ajeitá-las sem danos, e aí vamos ver.

Sim, eu sei, não existe transplantar cenouras, mesmo brotinhos pequenos, porque é praticamente impossível conseguir reposicionar as raízes tão organizadas e retinhas como elas nasceram no lugar original, então é enorme a chance de cenouras tortas ou mesmo dobradas, mas... e daí? Dentro de 50 dias serão duas as surpresas: a cor e o formato de cada uma. Certamente vai ser bem divertido!

7 comentários:

  1. Ah, mas você vai ter que fotografá-las todas e postar aqui!... Você é bem como eu: considero minhas plantas como filhos/as e não consigo descartar uns em detrimento de outros. Tudo bem: gente também nasce torta, com um defeitinho ou outro, e não deixam de ser pessoas extraordinárias, se delas cuidarmos com carinho e muita fé. Sei disso porque tenho um filho portador de deficiência, minha cenourinha torta, mas cheia de cor, alegria e beleza. Cuide bem das suas! Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Angela, você sempre me alegra com comentários gostosos de ler, mas hoje, mais do que isso, você me emocionou.
    É exatamente isso, o "torto" é uma simples diferença de forma, mas o conteúdo permanece inalterado nas pessoas e nas cenouras, além de em muitas outras coisas.
    Mais um muito obrigada pelas palavras sempre especiais e tudo de bom para você e seu filho.
    E que sigamos cuidando bem (muito bem!) uns dos outros.
    Beijo grande,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Juliana, estou na fila. Posso ficar com as tortinhas. bjs,n

    ResponderExcluir
  4. Juliana, por que vc não deixa todas juntas mesmo???

    ResponderExcluir
  5. Aaaah, que legal! Sua irmã não quer entrar para a criminalidade traficando sementes não? ;)

    ResponderExcluir
  6. Tj

    Passei pelo mesmo perrengue na primeira vez que plantei sementes de alface. Tentei salvar todas - mas não deu. rsssss
    Por favor poste as fotos da cenouras após o plantio - quero ver como ficam, tortinhas mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Neide, nem precisa pedir!

    Paula, algumas vão mesmo acabar ficando juntas porque não terei tempo de separar todas. O problema é que as juntas não terão espaço suficiente para se desenvolver completamente, então é provável que fiquem pequenas. Vamos ver.

    Juliana, todos da minha família e muitos amigos já estão nesse mundo do crime. Sementes clandestinas são o presente que eu mais ganho!

    Tj, teremos cenouras em meados de setembro, acho. Volte para vê-las.

    Um beijo,
    Juliana

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.