segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Latas com alça e outras embalagens reaproveitáveis


Mais um upcycle da casa da Mamma: latas de tamanhos variados ganharam alça de folha de flandres e viraram medidores de milho para os gansos e de ração para os bichos da casa.
Os gatos comem a medida certinha da lata menor, dessas de atum, e os cachorros ganham a quantidade da lata grande, de pêssego em calda. Quem fez as alças foi o calheiro, profissional das calhas e rufos para telhado. Cada uma custou R$ 2,50 e, certamente, foi feita com sobra de material. Mais um aproveitamento.

Tem muita lata jeitosinha no supermercado, e um critério de escolha dos produtos na hora da compra pode ser também o aproveitamento da embalagem. Vidros com e sem tampa, como os de requeijão e geleia, já são um clássico e viram copos e porta-parafusos na casa de todo mundo, mas com um pouco de criatividade e adaptação muito mais coisas podem ser inventadas. Às vezes a ideia não vem de imediato, mas passar uns dias olhando para uma embalagem interessante, de material de qualidade ou formato curioso pode ser o que sua imaginação precisa para dar um bom uso a ela.
E assim a gente vai parando de comprar porta-sabão em pó, porta temperos, porta-shampoo, porta-sabonete, porta...

9 comentários:

  1. Juliana, aqui em casa 'porta' só tem na entrada e na saída da casa. O resto é reaproveitado. E como sou cheia de detalhes, reciclo inclusive aquelas embalagens de bombons de casamentos e festas de quinze anos. Colo com Superbond nas tampas dos vidros e eles ficam charmosos, guardando sementes - gergelim, linhaça, chia -, café, açúcar, sal, etc.
    Essa sua sugestão de ficar 'namorando' a embalagem por uns dias até que ela nos mostre sua destinação é muito boa. Gostei muito das latinhas. Material de construção é, geralmente, muito desperdiçado em nosso país: os pedreiros pedem para mais e não usam tudo. As alças das latinhas estão com cara de abraçadeiras de canos de PVC, outro material impressionante pela versatilidade. Um grupo musical das nossas Minas Gerais - UAKTI - transformou-os em instrumentos engenhosos e de sonoridade exótica e bela. E seguimos nós, cuidando do planeta, nossa casa maior, fazendo o nosso 'deverdecasa'. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá...adoro reciclar e amei esta ideia...show!
    Bjs, boa noite! E te desejo uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Angela, fiquei curiosa pra ver suas invenções e reaproveitamentos!
    E essa da abraçadeira de cano é uma ótima sacada! Que coisa, né, cada um com uma ideia e a gente vai somando, somando...
    Beijo grande,
    Juliana.

    CamomilaRosaeAlecrim,
    obrigada pela visita e pelo carinho.
    Ótima semana pra você também!
    Beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Querida Juliana, primeiro preciso ter uma câmera digital para fotografar minhas invenções, e depois aprender a mexer com pendrive. hehehehe Sou muito insipiente em tecnologia. Mas um dia chego lá. Por enquanto, vou descrevendo pra você, ok? Beijinhos, Angela Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Li tudinho, do primeiro ao último post, bom saber que não sou a única louca no mundo. rsrsrrsrs
    Muito grata por todas as tuas dicas, tenho uma pousada em Itacaré na Bahia e tentei ano passado implementar o saco de papel no lixo do banheiro dos quartos, não consegui permanecer e tive que voltar ao saco de plástico, as pessoas não aceitaram mesmo com muita conversa e explicação, ainda temos um longo caminho para mudar mentalidades no nosso pais. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samya,
      fiquei super lisonjeada por saber que você leu o blog inteirinho, do primeiro ao último post!
      E fiquei triste por saber que as pessoas não aceitam o saquinho de jornal nas lixeiras da sua pousada. Gostaria de saber os argumentos; você se lembra de alguns deles?
      Se puder me escrever, aqui nos comentários ou em um e-mail direto, gostaria de saber mais detalhes.
      Aguardo mais notícias suas.
      E seja sempre muito benvinda ao De Verde Casa!
      Um beijo,
      Juliana.

      Excluir
  6. Bom dia Juliana, tudo bem?
    Olha só, as respostas foram mais ou menos as mesmas,falta de higiene.Mesmo eu explicando que o papel vai fazer o mesmo efeito ali dentro do cestinho, que tem tampinha, que o plástico, que de qualquer forma o cestinho é lavado todos os dias, não adianta, as pessoas torcem o nariz. Eu passo pela mesma situação com a questão da água, eu não compro água mineral para o frigobar da pousada, eu tenho um filtro de cerâmica na sala de café da manhã que fica a disposição dos hóspedes, claro está que são livres para comprar água mineral em outros lugares se quiserem, mas já ouvi muito reclamação de gente que realmente só toma água mineral, e olha que nossa água em Itacaré é potável, você pode tomar água da torneira sem problemas. E tem mais um milhão de coisas que tento implementar por aqui, inclusive no meu jardim, que não é um jardim, é na verdade um matagal de onde despontam flores rsrsrsrs. Mas isso já é outro assunto.

    ResponderExcluir
  7. Amei! Sou amante da natureza e reciclo praticamente tudo. Abigail

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.