quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Estação seca e sachês de cânfora ou Faça do limão uma limonada


Sim, está seco demais, por isso a gente dorme mal, sente a garganta pegar, tem dor de cabeça no final do dia, os lábios racham, a pele repuxa e mais um monte de sintomas e reclamações. Mas também é preciso lembrar que essa é uma fase mais do que normal no ciclo das estações do ano e que tem função importante na vida das plantas. É com a chegada da seca que caem as folhas velhas de diversas espécies de árvores, para que venham as flores, as sementes e depois as novas folhas. E quem tem um pouco de prática com orquídeas sabe que algumas espécies só florescem depois de um stress hídrico, ou seja, seca prolongada.

Claro que o fato de conhecer esses detalhes não diminui o desconforto diário dessa época do ano, mas e se, já que não há muito a fazer, tentarmos aproveitar o lado bom da coisa?

É tempo de tirar proveito do ar seco e abrir armários, colocar colchões, travesseiros e cobertores ao sol e lavar tênis e tapetes, coisas chatas de secar quando o tempo não está esturricando.
Uma boa faxina sempre cai bem, se não pelo prazer de arrumar e renovar, ao menos pela curtição do resultado final. Além disso, é sempre uma oportunidade de descobrir coisas que você nem se lembrava mais que tinha e selecionar o que é realmente importante que fique. O resto pode ser passado adiante, para fazer parte da vida de outras pessoas.

E no final da organização, para manter brocas, traças, formigas e outros insetos afastados e arrematar com um charminho, espalhe pelas gavetas e armários pequenos sachês de cânfora, que substitui com eficiência (e perfume muito melhor!) a fedida naftalina.

A cânfora tem aquele aroma inconfundível de creme para massagem muscular. É extraída da Cinnamomum camphora, árvore nativa do Oriente popularmente conhecida como canforeira que faz parte da família botância Lauraceae, a mesma do louro e da canela, utilizados nas cozinhas do mundo inteiro.
Normalmente encontro tabletes de cânfora a venda em farmácias, mas por algum motivo misterioso é comum que em certas épocas ela desapareça do mercado. Já ouvi dizer que encontra-se também em lojas de produtos médicos, daquelas que vendem de material cirúrgico a equipamentos para fisioterapia.

Gosto de embalar a cânfora em retalhinhos de tecido, desses que a gente tem pena de jogar fora. Uso um cd como molde e corto o círculo cerca de 1 cm além do risco. Para amarrar serve qualquer barbante ou fitinha, também desses que a gente fica guardando sem saber bem para que. Taí a utilidade.
O importante é que seja coisa simples e rápida de fazer, pra não tomar muito tempo e você acabar achando que não vale o trabalho.

E não se assuste quando, daqui a alguns meses, você descobrir que seus sachês estão vazios. A cânfora é volátil e acaba desaparecendo por completo.
Hora de fazer tudo de novo.

6 comentários:

  1. Olha que idéia boa.
    Vez ou outra aparecem uns bichos desses nos cantos mais ermos da casa, não sabia que dava pra evitar com a cânfora (e gosto muito do cheiro dela!). Vou procurar.

    Como anda a vida por aí?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flora.!
      Gosto quando você vem visitar!
      A vida por aqui tá bem boa. Cuidando, criando, transformando... e sempre interagindo com natureza, que a cada vez me conquista mais. Ô coisa boa de conhecer!
      E você, que às vezes parece eu e passa semanas sem escrever?
      Seu blog tá tão bonito de roupa nova... escreva mais!
      E mostra uns trabalhos? Eu, pelo menos, fico super curiosa pra saber o que você faz!
      Beijo grande,
      Juliana.

      Excluir
  2. Não adianta 'brigar' com a natureza, certo Juliana? Gostei muito da ideia dos sachês; vou fazer e ainda dar sugestão para o pessoal da escola do meu filho. Eles têm oficinas de artesanato, que depois é vendido em uma lojinha lá mesmo, arrecadando dinheiro para outros materiais. Simples, bonito e não-tóxico. Obrigada pela dica. Beijos cheirosos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O cheirino de CANFORA conheço da minha infância. Agora com a Idea dos saquinhos vou me realizar e até vou fazer p presentear as amigas...agradeço de coração, e um forte abraço.
    Irena Wilma Brock Pinto

    ResponderExcluir
  4. O cheirino de CANFORA conheço da minha infância. Agora com a Idea dos saquinhos vou me realizar e até vou fazer p presentear as amigas...agradeço de coração, e um forte abraço.
    Irena Wilma Brock Pinto

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.