segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hortas e paisagismo na Expoflora 2012


Canteiro de hortaliças elevado com mourões de cerca

 Começou, na última quinta-feira, a Expoflora 2012, a maior feira de flores e paisagismo do país. O evento acontece em Holambra - a cidade das flores, 150 km da cidade de São Paulo - e em meio a muitas plantas, comidas e apresentações culturais, está lá o assunto do momento: horta doméstica. Dentro da mostra de paisagismo são muitas as ideias para diversos tamanhos e estilos de canteiros para montar em casa. E o melhor é que na maior parte das vezes as instalações são simples e reaproveitam materiais já usados e descartados, o que torna os projetos baratos e fáceis de implantar.

Mesmo nos casos de recipientes industrializados, como os da foto abaixo, ver de perto os jardins comestíveis é uma boa oportunidade de conhecer alternativas, tamanhos, alturas e distribuições de vasos e canteiros, para ter certeza de que ervas e hortaliças podem ser instaladas em quase qualquer cantinho da sua casa.


Mas claro que as melhores soluções são as que aproveitam pallets inteiros ou desmontados, dormentes e antigos caixotes para elevar canteiros, além de recipientes inusitados para vasos e outros itens de decoração.

Alfaces em caixa feita de madeira de pallet

Ervas em caixas de madeira de pallet

Ervas e hortaliças em canteiros de dormente

Vasos de ervas em estantes de pallet

Ervas em caixas de vinho

Jardineiras de caixa longavida
Suculentas em conchas de ferro


Luminárias de garrafão de vidro

A feira acontece até 23 de setembro, de quinta a domingo das 9 às 19 horas, os ingressos custam R$ 30 por pessoa e mais R$ 20 do estacionamento. Crianças de até 5 anos entram de graça e estudantes e idosos pagam meia.
É programa para o dia inteiro, contando a viagem pelas ótimas rodovias Anhanguera ou Bandeirantes.
Venha com tempo e traga máquina fotográfica.

6 comentários:

  1. Adorei o post e vou passear em Holambra em breve!

    Bjs e te desejo um bom começo de semana com paz e saúde!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Querida Luciana, amei as ideias. Quanta sabedoria em aproveitar espaços, até os pequenos, e fazer jardins de hortaliças que também decoram. Além de reciclar materiais! Tomei a liberdade de copiar sua postagem e enviá-la por e-mail a uma amiga cujo filhinho está aprendendo a fazer estas hortinhas charmosas e a cultivar orgânicos. Passei também seu endereço a ela para que possa vir visitar este seu espaço tão lindo e caprichado. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tj

    Pretendo visitar Holambra, talvez no feriado.
    Ficaria feliz em visitar o stand do Deverdecasa.com
    Porque não considerar esta idéia para o próximo ano?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. CamomilaRosaeAlecrim,
    seja benvinda em Holambra e ótima semana para você também.

    Angela,
    fique à vontade para divulgar os posts, a ideia é essa mesmo!

    Tj,
    seja benvindo a Holambra e, sim, já há tempos considero abrir a Verde Casa para visitação. Ainda não da, mas é um plano que logo será posto em prática.

    Um abraço,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Quería saber si se puede plantar algunas suculentas en cajas de leche ? Gracias

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.