quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Etiquetas de alumínio para identificar mudas


Já há tempos estou para mostrar um jeito definitivo de identificar plantas e qualquer coisa que esteja ao ar livre e precise carregar um nome por muito tempo. Nossas plaquinhas de alumínio são prata da casa; foram inventadas aqui mesmo, no viveiro, diante da necessidade de identificar as mais de 150 espécies de árvores, palmeiras e outras plantas que cultivamos.

Grande parte da nossa produção podemos reconhecer num relance, assim como os pescadores reconhecem os peixes e os astrônomos as constelações, mas diante das milhares de variedades de árvores e plantas deste enorme bioma privilegiado - são mais de 10.000 espécies só de árvores nativas do Brasil - sempre haverão as novatas no viveiro, que ainda não conhecemos, ou mesmo as antigas que, por algum motivo, nunca memorizamos o nome. Sem falar nas sementes que germinam parecido, como as diversas cores de ipês, e as variações de uma mesma cor, como o ipê roxo e o ipê roxo de bola. Em todos os casos, é sempre bom que o nome correto acompanhe a planta.

Há alguns meses mostrei aqui as etiquetas de plástico de embalagem de chocolate e saco de ração de cachorro, mas elas têm o problema da permanência da tinta, que por mais que se diga que dura pra sempre, sob o sol e a água da chuva não dura. Foi então que um dia o Flores teve a ideia de escrever em tiras de latinha de alumínio. Cortou com tesoura a tampa e o fundo de uma latinha de cerveja e depois cortou o corpo da latinha em tiras de 2 cm de largura pelo comprimento que deu (coisa de 8 cm). Estava inventada a etiqueta.

Depois vieram os aperfeiçoamentos, como fazer uma ponta num dos lados no caso de querer espetar a etiqueta na terra, ou um furo com prego para passar uma fita ou arame e amarrar no tronco ou num galho da planta. Na hora de escrever, sobre um caderno de jornal, pedaço de borracha ou de madeira, usamos caneta esferográfica comum para marcar o alumínio. Acaba até ficando um pouco da tinta, mas a ideia é marcar o nome em baixo relevo, que esse sim não apaga nunca.

É simples, eficiente e usa material reaproveitado. Se quiser experimentar, fique à vontade que a gente não cobra direitos autorais. Só tome cuidado para não se cortar durante o manuseio, porque a lata sempre fica um pouco afiada.

Plântulas de ipê verde (Cybistax antisyphilitica)

Mudinhas de cereja do rio Grande (Eugenia involucrata)

Muda de barbatimão (Stryphnodendron adstringens)

8 comentários:

  1. Olá! Outra opção que estou utilizando nas minhas plantinhas é o lacre de alumínio (tampinha interna) das latas de aveia ou de leite em pó. É um alumínio mais flexível que não machuca a mão e resiste ao sol e chuva. Escrevo os dados da planta com grafite 0.5. Abraço. Kattia Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá! Outra opção que estou utilizando nas minhas plantinhas é o lacre de alumínio (tampinha interna) das latas de aveia ou de leite em pó. É um alumínio mais flexível que não machuca a mão e resiste ao sol e chuva. Escrevo os dados da planta com grafite 0.5. Abraço. Kattia Souza

    ResponderExcluir
  3. Olá! Outra opção que estou utilizando nas minhas plantinhas é o lacre de alumínio (tampinha interna) das latas de aveia ou de leite em pó. É um alumínio mais flexível que não machuca a mão e resiste ao sol e chuva. Escrevo os dados da planta com grafite 0.5. Abraço. Kattia Souza

    ResponderExcluir
  4. Olá! Outra opção que estou utilizando nas minhas plantinhas é o lacre de alumínio (tampinha interna) das latas de aveia ou de leite em pó. É um alumínio mais flexível que não machuca a mão e resiste ao sol e chuva. Escrevo os dados da planta com grafite 0.5. Abraço. Kattia Souza

    ResponderExcluir
  5. Que ideia boa parabéns vou copiar essa ideia Deus abençoe

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.