segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Reaproveitando, sempre

 
Um saco de 15 kg de ração de cachorro e algumas embalagens de chocolate foram retalhados esta manhã e transformados em etiquetas de identificação para mudas de árvores nativas.
Normalmente, numa venda de mix de espécies, algumas mudas de cada lote vão indentificadas com nome popular e/ou científico, conforme o que quer o cliente.
Como estamos em tempos de economia, reaproveitamento e reciclagem, temos pensado todas as ações do viveiro de maneira que gastem o mínimo possível de material novo, além de priorizar os recicláveis, os reciclados, e ainda gerar quase nada de lixo. Por isso tudo, deixamos de comprar etiquetas de identificação e criamos as nossas próprias.

Neste caso, quase qualquer embalagem plástica flexível serve, desde que tenha uma superfície onde se possa escrever com caneta para retroprojetor. Já tentei usar papel, mas com algumas chuvas ele se desmancha ou rasga quando se engancha em qualquer coisa.

Para que o serviço fique limpo, bem feito e a indentificação dure o máximo possível, abri as embalagens cortando fora as soldas e acabamentos, lavei a face de dentro com buchinha e sabão de coco (para tirar restos de alimento e a oleosidade, que impede a fixação da tinta permanente) e daí cortei tudo em tiras. Numa das pontas fiz um corte, assim posso enfiar ali a outra ponta da tira, envolvendo o tronco numa espécie de gravatinha.
Ao cliente, cabe encaminhar o material para reciclagem quando tiver feito seu plantio, suas plaquinhas definitivas e não precisar mais de nossas etiquetas.

E assim vamos reaproveitando materiais e transformando as coisas, gerando menos lixo e reduzindo o uso de matéria prima para novos produtos.


11 comentários:

  1. Boas ideias, quanto mais reaproveitarmos melhor!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. No lugar de 'Pequenas empresas, grandes negócios', temos aqui 'Brilhantes ideias, inestimável contribuição'. Juliana, admiro o que você faz no reaproveitamento de materiais, mas admiro-a, ainda mais, por manter este espaço de divulgação, a fim de conscientizar pessoas. Sou uma multiplicadora do seu trabalho. Precisamos de mais gente engajada com a proteção do lindo planetinha azul que nos acolhe. Beijos, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tj.

    Ótima idéia. Como aqui em casa o jardim é modesto reutilizo a embalagem de ração como "saco de lixo" para outros itens reciclaveis e envio tudo junto para a coleta seletiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tj,
      o importante é ficar de olhos abertos para adaptar às nossas necessidades o que já temos em casa.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Ótima idéia! não precisa fixar nada no vaso, e não machuca a planta !

    Juliana e Neide ,vida longa para essa parceria !

    Bj

    Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa,
      obrigada pela visita e seja sempre muito bem vinda.
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  5. Juliana,
    eu também adorei a ideia. E assim que vi aqui já comecei a reservas os sacos. Obrigada, Neusa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide... aprendo tanto com você, já estava mesmo na hora de eu conseguir te ensinar alguma coisa!
      Um beijo grande,
      Juliana.

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber se essa ideia é boa para plantio em áreas (exposto ao sol).
    Teria alguma ideia?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, dependendo da marca da caneta, a identificação vai durar mais ou menos exposta ao sol e à chuva. Tenho usado marcadores da Pilot, e já ouvi dizer que tem um da Pentel que também dura bastante.
    Só experimentando nas suas condições, para ter certeza. Mas logo vou postar uma outra opção de etiqueta, essa sim indelével. Aguarde.
    Um abraço e obrigada pela visita,
    Juliana.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.