sexta-feira, 22 de março de 2013

Taturana é fogo!

Podalia sp., a Lagarta cachorrinho ou Lagarta gatinho

'Inda bem que não tem feito tanto calor nesses dias, porque agora, para trabalhar aqui, só de calça, mangas compridas e luvas. Desde meados de fevereiro temos encontrado taturanas por todo o sítio, e de lá pra cá são poucos os que ainda não sentiram na pele o poder de fogo dessas peludas. D. Neuza deu só uma triscadinha, Seu Nelson encostou pra valer, Yuri, Rose e Reginaldo deram uma boa raspada e Flores esfregou o mesmo braço em duas delas num intervalo de uma hora. De todos eles ouvimos a mesma coisa: nossa, como isso doi!

A primeira sensação é de uma queimadura na pele, e logo em seguida vem a íngua - uma dor forte acompanhada da impressão de ter uma bolinha de ping pong na axila se a taturana encostou no braço, e na virilha se ela encostou na perna. Depois de um certo tempo alguns sentiram também a dor se espalhar por uma área maior no entorno do local atingido.

Assim que acontece de encostarem no bicho e alguém vem me contar, vou logo oferecendo de levar o acidentado no posto de saúde. A maioria não quer ir, alguns por medo de injeção, outros por macheza, segundo vieram fofocar. Mas outro dia um deles achou melhor ser atendido, e fomos nós para o postinho. Antes de sair fiz uma foto da fera, para não ter que levá-la junto.

O rapaz ganhou uma injeção de analgésico na veia e uma pomadinha para a queimadura. Não há mais o que fazer. Mas foi bom ter ido, assim aprendi um pouco mais para orientar com segurança nas próximas vezes (quase inevitáveis, infelizmente). Os modelinhos de taturana que temos aqui não matam nem causam sequelas graves além da queimadura, que escurece a pele por uns dias e doi a valer. Nosso recorde populacional é da taturana que chamam de lagarta cachorrinho ou lagarta gatinho, do gênero Podalia.

Lagarta cachorrinho de frente (se é que eu acertei onde fica a frente)

Bonitinhas que são, se elas não queimassem bem que poderiam ser alçadas à categoria de animais de estimação e eu ficaria rica, mas queimam, e é por isso que são chamadas de taturanas ou tataranas. Na língua tupi "tata" quer dizer fogo e "rana" significa semelhante. A sensação de queimadura acontece porque, com a pressão, os pelos da taturana comprimem as glândulas de veneno que ficam sob eles - como o êmbolo sob a agulha, numa seringa - e a toxina é injetada na pele, causando reação instantaneamente. Os médicos relatam casos de gente que, ao encostar no bicho, leva a área atingida à boca, passando o veneno para a língua e os lábios, que em seguida começam a arder também. Depois vem a íngua na língua, que é rima engraçada mas de tanto que doi não tem graça nenhuma.

Se acontecer com você de encostar numa dessas, antes de mais nada deixe bastante água da torneira correr pelo local atingido e lave com sabão comum. Não esprema, não fure, não faça sucção com a boca nem coloque nada sobre a pele. Passar manteiga, pó de café ou pasta de dentes não ajuda e ainda pode piorar a reação alérgica. Se puder, vá ao posto de saúde nem que seja só para ganhar um analgésico. A gente fica sempre mais tranquila quando é atendida por um profissional. Parece até que a dor passa mais rápido.

Mais graves são os acidentes com taturanas Lonomia obliqua e Lonomia achelous, duas das poucas espécies potencialmente letais no país. O veneno delas tem componentes anticoagulantes que podem causar hemorragia e insuficiência renal, e em alguns casos levam pessoas à morte, principalmente no sul do Brasil, onde são mais frequentes. Sintomas como dor de cabeça, náusea e vômitos também ocorrem nesses casos, além de manchas roxas pelo corpo (não só no local da queimadura) de 3 a 4 horas após o contato com o animal. Todas essas são reações importantes que indicam que o acidentado deve ser levado rapidamente a um posto médico para receber o soro antilonômico, produzido em São Paulo pelo Instituto Butantã.

Para identificar as taturanas do gênero Lonomia (com tônica no segundo O) observe se o animal tem o corpo marrom com espinhos verdes em forma de pinheirinho, o dorso com listra marrom contornada de preto e algumas manchas brancas.

Lonomia obliqua - Foto do CIT Santa Catarina

Veja também o documento produzido pelo Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, neste link, e assista ao vídeo da TV Saúde Paraná, onde a Dr. Gisélia Rubio explica mais sobre locais de ocorrência da Lonomia sp. e sintomas graves pós contato.


25 comentários:

  1. Adorei ler pois eu não sabia que as taturanas poderiam ser tão perigosas e doloridas! Aquelas que vivem comendo as folhas do meu manacá cheiroso sempre pego com a mão, mas as que tem espinhos e pelos eu nunca pego!
    Gostei de saber tudo!
    Bjs e ótimo final de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. É fogo não, é fogaréu! A bichinha tem as pontinhas cheias de veneno e ao ser tocada injeta tudo na pele do coitado que cometeu a imprevidência. Incha, escurece a pele, arde e dá até febre. O anti-histamínico minimiza os sintomas, mas põe aí uma semana de sofrimento. Malvada! Ninguém imagina que daquela danadinha sai uma linda borboleta, depois de um tempo. Metamorfoses perigosas! rsrsrs Um beijo, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fui "queimada" quando criança, no braço.Tenho cicatriz até hoje e a lembrança exata das ínguas. Uma cor que começa pelas axilas como vc disse e se espalha pelo ventre. Nos próximos dias vem uma coceira no local que chegamos a nos ferir de tanto coçar. Horrível e inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. Tj

    Eu e meu irmão sofremos queimadura de taturana quando crianças - aquela preta e marrom. A minha foi nas costas da mão. E o tipo de dor que não se esquece - mas o pior foi a ingua na axila.

    ResponderExcluir
  5. CamomilaRosaeAlecrim, Angela, Ana e Tj,
    obrigada pelos comentários. Pelo jeito taturanas fazem parte das lembranças de infância de muita gente. São mesmo inesquecíveis!
    Dói mesmo, mas tenho pena das crianças que não têm mais oportunidade de ao menos vê-las pessoalmente, de tão trancadas em casa que sempre estão.
    Um beijo e voltem sempre!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  6. Oi faz dois dias q estou com a mancha no braço,dor e inchaço não vi se foi uma taturana,mas pelos sintomas acho q é.Lendo essa pagina amanhã mesmo vou ao postinho de saúde.Valeu pelas informaçoes

    ResponderExcluir
  7. Fui queimada por uma taturana verde peluda agora a pouco ela estava no chso eu toquei com o dedo do pe. Estou sentido latejando mto inchou esta duro o local labei passeii alcool e gelo
    Doi mto vou esperar um pouco mais se vai passar...

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei saber mais sobre o assunto. Acabei de chamar a zoonoses da cidade pra ver minha mangueira que está infestada de uma branca com pelos marrons, acho que é das mais bravas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Meu primo foi queimado por uma chamada pelo de viado no braço coitado tava chorando ele foi pro hospital já tem algumas horas

    ResponderExcluir
  10. Queimada a poucos instantes na perna e a dor perto da virilha é intensa.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Sou a Mary de Santa Catarina litoral. Ontem encontramos no pé de acerola aqui de casa uma taturana que é conhecida como lagarta cachorrinho ou gato . Ela é realmente admirável e nunca tinha visto ela e nunca ouvi falar. Logo imaginei que na beleza dela avia algo de errado, atrás de uma beleza ela é horrível e terrível. Meu pai matou ela antes que uma criança acha se lindo e a curiosidade danada de tocar,seria bom sumir com ela . Obg pelas informações!

    Atenciosamente: Maryanna Corrêa

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos, minha mãe foi queimada por uma dessas hoje e esta muito mau por causa da queimadura, cabe a todos com esse clima quente e seco prestar bastante atenção quando estiver em áreas arbórea.

    ResponderExcluir
  13. Hoje na minha calçada tinha uma taturama amarela linda...não tive coragem de mata lá ...porém não sei se foi o correto ...joguei ela no terreno ao lado onde tem uma plantação de mandioca...só depois vim olhar na internet... Affe agora fiquei preocupada...pois tenho crianças pequenas e a bola sempre vai lá no meio da plantação... Não imaginei q era venenosa.

    ResponderExcluir
  14. Hoje na minha calçada tinha uma taturama amarela linda...não tive coragem de mata lá ...porém não sei se foi o correto ...joguei ela no terreno ao lado onde tem uma plantação de mandioca...só depois vim olhar na internet... Affe agora fiquei preocupada...pois tenho crianças pequenas e a bola sempre vai lá no meio da plantação... Não imaginei q era venenosa.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela postagem, irei recomendar para nossa redação fazer uma matéria sobre seu site. Julia Alves Ferreira Suporte ao cliente Alugue temporada

    ResponderExcluir
  16. Foram 9 hs de dor, não insuportável, porém não pára, isso que é pior nenhum remédio corta a dor. É Assustador, se for no braço, a dor vai subindo pro ombro, peito e costas parece infarto.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Unknown27 de fevereiro de 2017 19:35
    Hoje estava tirando folhas velhas de um coqueiro e não vi a taturana .... apertei na mão !!! Tive que ir a um pronto socorro ... nunca em 63 anos de vida senti tanta dor !!!! Tomei soro com analgésico e não adiantou muito não ! Agora depois de umas oito horas e de tomar um dipirona de 500 mg e passar pomada a base de lidocaína aliviou um pouco !!! Suely Alvarenga suelyalvarenga@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ser queimado no anti braço, a dor é bem forte, a íngua veio em 10 minutos, tomei Buscopan e após uns 40 min passou, estou observando se terá outro tipo de reação, agora está só queimando, alguém tem alguma dica com relação a cicatriz, algo para evitar ou minimizar?
    ABS.

    ResponderExcluir
  21. Ontem a trade acidentalmente encostei a mão em uma tatura cachorrinho.Quase morrí de tanto dor. Fui ao hospital e após tomar soro com 3 medicações a dor passou. Mas 24 hs depois ainda estou com um pouco de nauséa devido a medicação . Marlene Queiroz

    ResponderExcluir
  22. Ontem a tarde acidentalmente encostei a mão em uma taturana cachorrinho.Quase morrí de tanto dor. Fui ao hospital e após tomar soro com 3 medicações a dor passou. Mas 24 hs depois ainda estou com um pouco de nauséa devido a medicação . Marlene Queiroz

    ResponderExcluir
  23. Nossa trouxe minha mãe no hospital por causa de uma
    Não imaginei que doesse tanto
    Até morfina receitaram

    Ela reclama que dói o osso e toda a extensão do braço nas axilas

    Espero melhorar logo

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.