sexta-feira, 22 de março de 2013

Taturana é fogo!

Podalia sp., a Lagarta cachorrinho ou Lagarta gatinho

'Inda bem que não tem feito tanto calor nesses dias, porque agora, para trabalhar aqui, só de calça, mangas compridas e luvas. Desde meados de fevereiro temos encontrado taturanas por todo o sítio, e de lá pra cá são poucos os que ainda não sentiram na pele o poder de fogo dessas peludas. D. Neuza deu só uma triscadinha, Seu Nelson encostou pra valer, Yuri, Rose e Reginaldo deram uma boa raspada e Flores esfregou o mesmo braço em duas delas num intervalo de uma hora. De todos eles ouvimos a mesma coisa: nossa, como isso doi!

A primeira sensação é de uma queimadura na pele, e logo em seguida vem a íngua - uma dor forte acompanhada da impressão de ter uma bolinha de ping pong na axila se a taturana encostou no braço, e na virilha se ela encostou na perna. Depois de um certo tempo alguns sentiram também a dor se espalhar por uma área maior no entorno do local atingido.

Assim que acontece de encostarem no bicho e alguém vem me contar, vou logo oferecendo de levar o acidentado no posto de saúde. A maioria não quer ir, alguns por medo de injeção, outros por macheza, segundo vieram fofocar. Mas outro dia um deles achou melhor ser atendido, e fomos nós para o postinho. Antes de sair fiz uma foto da fera, para não ter que levá-la junto.

O rapaz ganhou uma injeção de analgésico na veia e uma pomadinha para a queimadura. Não há mais o que fazer. Mas foi bom ter ido, assim aprendi um pouco mais para orientar com segurança nas próximas vezes (quase inevitáveis, infelizmente). Os modelinhos de taturana que temos aqui não matam nem causam sequelas graves além da queimadura, que escurece a pele por uns dias e doi a valer. Nosso recorde populacional é da taturana que chamam de lagarta cachorrinho ou lagarta gatinho, do gênero Podalia.

Lagarta cachorrinho de frente (se é que eu acertei onde fica a frente)

Bonitinhas que são, se elas não queimassem bem que poderiam ser alçadas à categoria de animais de estimação e eu ficaria rica, mas queimam, e é por isso que são chamadas de taturanas ou tataranas. Na língua tupi "tata" quer dizer fogo e "rana" significa semelhante. A sensação de queimadura acontece porque, com a pressão, os pelos da taturana comprimem as glândulas de veneno que ficam sob eles - como o êmbolo sob a agulha, numa seringa - e a toxina é injetada na pele, causando reação instantaneamente. Os médicos relatam casos de gente que, ao encostar no bicho, leva a área atingida à boca, passando o veneno para a língua e os lábios, que em seguida começam a arder também. Depois vem a íngua na língua, que é rima engraçada mas de tanto que doi não tem graça nenhuma.

Se acontecer com você de encostar numa dessas, antes de mais nada deixe bastante água da torneira correr pelo local atingido e lave com sabão comum. Não esprema, não fure, não faça sucção com a boca nem coloque nada sobre a pele. Passar manteiga, pó de café ou pasta de dentes não ajuda e ainda pode piorar a reação alérgica. Se puder, vá ao posto de saúde nem que seja só para ganhar um analgésico. A gente fica sempre mais tranquila quando é atendida por um profissional. Parece até que a dor passa mais rápido.

Mais graves são os acidentes com taturanas Lonomia obliqua e Lonomia achelous, duas das poucas espécies potencialmente letais no país. O veneno delas tem componentes anticoagulantes que podem causar hemorragia e insuficiência renal, e em alguns casos levam pessoas à morte, principalmente no sul do Brasil, onde são mais frequentes. Sintomas como dor de cabeça, náusea e vômitos também ocorrem nesses casos, além de manchas roxas pelo corpo (não só no local da queimadura) de 3 a 4 horas após o contato com o animal. Todas essas são reações importantes que indicam que o acidentado deve ser levado rapidamente a um posto médico para receber o soro antilonômico, produzido em São Paulo pelo Instituto Butantã.

Para identificar as taturanas do gênero Lonomia (com tônica no segundo O) observe se o animal tem o corpo marrom com espinhos verdes em forma de pinheirinho, o dorso com listra marrom contornada de preto e algumas manchas brancas.

Lonomia obliqua - Foto do CIT Santa Catarina

Veja também o documento produzido pelo Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, neste link, e assista ao vídeo da TV Saúde Paraná, onde a Dr. Gisélia Rubio explica mais sobre locais de ocorrência da Lonomia sp. e sintomas graves pós contato.


45 comentários:

  1. Adorei ler pois eu não sabia que as taturanas poderiam ser tão perigosas e doloridas! Aquelas que vivem comendo as folhas do meu manacá cheiroso sempre pego com a mão, mas as que tem espinhos e pelos eu nunca pego!
    Gostei de saber tudo!
    Bjs e ótimo final de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. É fogo não, é fogaréu! A bichinha tem as pontinhas cheias de veneno e ao ser tocada injeta tudo na pele do coitado que cometeu a imprevidência. Incha, escurece a pele, arde e dá até febre. O anti-histamínico minimiza os sintomas, mas põe aí uma semana de sofrimento. Malvada! Ninguém imagina que daquela danadinha sai uma linda borboleta, depois de um tempo. Metamorfoses perigosas! rsrsrs Um beijo, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fui "queimada" quando criança, no braço.Tenho cicatriz até hoje e a lembrança exata das ínguas. Uma cor que começa pelas axilas como vc disse e se espalha pelo ventre. Nos próximos dias vem uma coceira no local que chegamos a nos ferir de tanto coçar. Horrível e inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. Tj

    Eu e meu irmão sofremos queimadura de taturana quando crianças - aquela preta e marrom. A minha foi nas costas da mão. E o tipo de dor que não se esquece - mas o pior foi a ingua na axila.

    ResponderExcluir
  5. CamomilaRosaeAlecrim, Angela, Ana e Tj,
    obrigada pelos comentários. Pelo jeito taturanas fazem parte das lembranças de infância de muita gente. São mesmo inesquecíveis!
    Dói mesmo, mas tenho pena das crianças que não têm mais oportunidade de ao menos vê-las pessoalmente, de tão trancadas em casa que sempre estão.
    Um beijo e voltem sempre!
    Juliana.

    ResponderExcluir
  6. Oi faz dois dias q estou com a mancha no braço,dor e inchaço não vi se foi uma taturana,mas pelos sintomas acho q é.Lendo essa pagina amanhã mesmo vou ao postinho de saúde.Valeu pelas informaçoes

    ResponderExcluir
  7. Fui queimada por uma taturana verde peluda agora a pouco ela estava no chso eu toquei com o dedo do pe. Estou sentido latejando mto inchou esta duro o local labei passeii alcool e gelo
    Doi mto vou esperar um pouco mais se vai passar...

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei saber mais sobre o assunto. Acabei de chamar a zoonoses da cidade pra ver minha mangueira que está infestada de uma branca com pelos marrons, acho que é das mais bravas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Meu primo foi queimado por uma chamada pelo de viado no braço coitado tava chorando ele foi pro hospital já tem algumas horas

    ResponderExcluir
  10. Queimada a poucos instantes na perna e a dor perto da virilha é intensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Você está viva????? Se não responder, terei a resposta.

      Excluir
  11. Olá. Sou a Mary de Santa Catarina litoral. Ontem encontramos no pé de acerola aqui de casa uma taturana que é conhecida como lagarta cachorrinho ou gato . Ela é realmente admirável e nunca tinha visto ela e nunca ouvi falar. Logo imaginei que na beleza dela avia algo de errado, atrás de uma beleza ela é horrível e terrível. Meu pai matou ela antes que uma criança acha se lindo e a curiosidade danada de tocar,seria bom sumir com ela . Obg pelas informações!

    Atenciosamente: Maryanna Corrêa

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos, minha mãe foi queimada por uma dessas hoje e esta muito mau por causa da queimadura, cabe a todos com esse clima quente e seco prestar bastante atenção quando estiver em áreas arbórea.

    ResponderExcluir
  13. Hoje na minha calçada tinha uma taturama amarela linda...não tive coragem de mata lá ...porém não sei se foi o correto ...joguei ela no terreno ao lado onde tem uma plantação de mandioca...só depois vim olhar na internet... Affe agora fiquei preocupada...pois tenho crianças pequenas e a bola sempre vai lá no meio da plantação... Não imaginei q era venenosa.

    ResponderExcluir
  14. Hoje na minha calçada tinha uma taturama amarela linda...não tive coragem de mata lá ...porém não sei se foi o correto ...joguei ela no terreno ao lado onde tem uma plantação de mandioca...só depois vim olhar na internet... Affe agora fiquei preocupada...pois tenho crianças pequenas e a bola sempre vai lá no meio da plantação... Não imaginei q era venenosa.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela postagem, irei recomendar para nossa redação fazer uma matéria sobre seu site. Julia Alves Ferreira Suporte ao cliente Alugue temporada

    ResponderExcluir
  16. Foram 9 hs de dor, não insuportável, porém não pára, isso que é pior nenhum remédio corta a dor. É Assustador, se for no braço, a dor vai subindo pro ombro, peito e costas parece infarto.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Unknown27 de fevereiro de 2017 19:35
    Hoje estava tirando folhas velhas de um coqueiro e não vi a taturana .... apertei na mão !!! Tive que ir a um pronto socorro ... nunca em 63 anos de vida senti tanta dor !!!! Tomei soro com analgésico e não adiantou muito não ! Agora depois de umas oito horas e de tomar um dipirona de 500 mg e passar pomada a base de lidocaína aliviou um pouco !!! Suely Alvarenga suelyalvarenga@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ser queimado no anti braço, a dor é bem forte, a íngua veio em 10 minutos, tomei Buscopan e após uns 40 min passou, estou observando se terá outro tipo de reação, agora está só queimando, alguém tem alguma dica com relação a cicatriz, algo para evitar ou minimizar?
    ABS.

    ResponderExcluir
  21. Ontem a trade acidentalmente encostei a mão em uma tatura cachorrinho.Quase morrí de tanto dor. Fui ao hospital e após tomar soro com 3 medicações a dor passou. Mas 24 hs depois ainda estou com um pouco de nauséa devido a medicação . Marlene Queiroz

    ResponderExcluir
  22. Ontem a tarde acidentalmente encostei a mão em uma taturana cachorrinho.Quase morrí de tanto dor. Fui ao hospital e após tomar soro com 3 medicações a dor passou. Mas 24 hs depois ainda estou com um pouco de nauséa devido a medicação . Marlene Queiroz

    ResponderExcluir
  23. Nossa trouxe minha mãe no hospital por causa de uma
    Não imaginei que doesse tanto
    Até morfina receitaram

    Ela reclama que dói o osso e toda a extensão do braço nas axilas

    Espero melhorar logo

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha sentido tanta dor, ao meus 49 anos nunca tinha sido queimada por uma lagarta (cachorrinho), estava limpando o pé de lichia e pensei que fosse uma folha doente, de repente comecei a sentir uma dor insuportável, parece com dor de parto. Passei muito gelo, quando parava de passar doía muito, procurei no Google como amenizar a dor e graças à DEUS encontrei: Lavar o local com sabão e água corrente, fazer uma pastinha de bicarbonato de sódio, colocar no lugar atingido, esperar alguns minutos e lavar, depois passei uma pomada para queimadura chamada queimalive (cifarma). Também tomei um Dorflex. Hoje acordei e não estou sentindo mais dor, só está um pouco vermelho.
    Espero ter ajudado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Nunca tinha sentido tanta dor, ao meus 49 anos nunca tinha sido queimada por uma lagarta (cachorrinho), estava limpando o pé de lichia e pensei que fosse uma folha doente, de repente comecei a sentir uma dor insuportável, parece com dor de parto. Passei muito gelo, quando parava de passar doía muito, procurei no Google como amenizar a dor e graças à DEUS encontrei: Pegar uma fita adesiva e colar no lugar, depois puxar, assim os pelinhos saem da pele, lavar o local com sabão e água corrente, fazer uma pastinha de bicarbonato de sódio, colocar no lugar atingido, esperar alguns minutos e lavar, depois passei uma pomada para queimadura chamada queimalive (cifarma). Também tomei um Dorflex. Hoje acordei e não estou sentindo mais dor, só está um pouco vermelho.
    Espero ter ajudado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Acabei de ser queimado por essa taturana, nunca senti Tanto dor e queimação em um mesmo lugar, fui pro hospital e tomei anestesia e passaram alguns remédios pra min tomar, mais ainda esta doendo muito

    ResponderExcluir
  29. Estava fazendo trilha no sábado passado e me apoiei em uma árvore, e com mta "sorte" apertei a bichinha junto! Senti mta dor por horas, passei água e coloquei uma pomada antialérgica que sempre carrego na mochila qd faço trilha. Senti o braço td pesado e uma pulsação na axila. Por sorte era no retorno, então uns 30 minutos depois consegui chegar a uma farmácia e comprei antialérgico. Não chegou a dar ingua. O estranho é que hoje, uma semana depois meus dedos estão cheios de bolinhas por td a extensão da queimadura coçando pra valer!

    Ana

    ResponderExcluir
  30. Há cerca de 7 hs encostei meu antebraço em uma planta onde devia estar uma taturana cachorrinho. Depois de uns poucos minutos começou a queimar e lavei com água e sabão. Sabia que deveria ser está taturana pois já encontrei outras em meu quintal e não é o primeiro ano que nessa época de calor acontece uma infestação por aqui. Na hora levantou uma região inchada no local e uma vermelhidão grande a toda volta. Além de queimar comecei a sentir uma dor intensa em todo o braço e um desconforto na axila. Corri para o P.A.
    Lá me deram uma injeção de antialérgico e me puseram no soro com um sedativo de dor. Tomei toda a medicação e a dor não passou muito. O médico me receitou uma cortisona para tomar por 3 dias e Lidador. Voltei para casa. Tomei a cortisona e DOIS lizador...depois de umas 2 horas passou razoavelmente a dor. Agora só foi qdo eu mexo o braço. Agora entendo o que é ter arrepios, tontura e tremedeira por causa de uma dor...

    ResponderExcluir
  31. Encostei os 4 dedos nessa lagarta bezerra(cachorrinho). Bicho criado pelo demônio. Só não caguei nas calças de dor porque não tinha bosta pronta.

    Tinha que passar essa lagarta nas mãos, ou melhor, no toba desses políticos corruptos.

    Não existe dor igual, surreal....

    ResponderExcluir
  32. Não sei direito como explicar minha situação sou da roça e certo dia um colega de escola colocou em mim uma tatarana amarelada estou hj com 37 anos e sinto uma maldita dor na minha pele desde da época que me queimei uma dor que aparece a desaparece do nada não é vista com olho normal mas espécie de uma mancha que na pele ela muitas das vezes aparece em lugares diferentes do meu corpo e doi tanto que não possó nem passar a mão por cima e terrivel os médicos não sabe o que pode ser .

    ResponderExcluir
  33. Meu esposo esta com muita dor sem percebe encostou numa lova cachorrinho ok devemos faser

    ResponderExcluir
  34. Estava no trabalho desbrotando muda de banana e achei uma taturana subindo na minha coxa so pegou as patas dela e ainda queimou ainda bem que estava de calça

    ResponderExcluir
  35. Adorei,pois minha priminha de 1 ano de idade foi picada por uma na creche
    Isso ajudou a entender mais sobre o bicho q picou ela.

    ResponderExcluir
  36. Existe o que fazer SIM! Semana passada eu fui queimado por uma dessa, lagarta cachorrinho. Usei um remédio chamado dióxido de cloro ou MMS. 10 gostas em um copo de água e coloquei o dedo dentro. Na hora cortou o efeito do veneno e aliviou a dor. Menos de 20 minutos depois, a vermelhidão no braço, pescoçoe a dor irradiando até o coração desapareceram. Só restou o inchaço e dor no dedo. O MMS oxida e inativa o veneno. O efeito é muito rápido. Funcionou muito bem comigo. Ainda tomei 3 gotas de MMS a cada hora para ajudar o corpo desintoxicar internamente do veneno. Ainda retirei uns 3 espinhos (cerdas) finos da lagarta no dedo. 2 dias depois já não sentia quase nada da queimadura. Dedo praticamente desinchado e pouca dor.

    ResponderExcluir
  37. Eu estava tirando galhos e folhas no quintal de casa na chácara onde moro. Senti um ardido no meu pé, achei que fosse formiga ou aranha. Ardeu muito. Continuei fazendo as coisas e não parava de arder. Procurei algo no chão, e nada. Aí meu filho de 09 anos veio perguntar o que eu tinha e se aproximou do local e saiu gritando com falando que queimou o dedo do pé. Eu procurei por tudo e não achei nada. Aí ele veio e falou que a virilha estava doendo e a minha também estava. Passamos água no local. Procuramos na internet o que era os sintomas. Procurei abelha, formiga, aranha, escorpião. Aí lembrei de lagarta e achei o nome pelos sintomas. Lagarta Cachorrinho. Aí comecei a procurar ela no quintal e achei a danada. Que dor meu irmão. Se tá maluco. Minha virilha parece que está com distensão tipo de lesão e o lugar ardendo pra caramba. Meu filho como só encostou de leve está ardendo menos. Agora o meu....se tá maluco.

    ResponderExcluir
  38. Tenho uma árvore frutífera em frente de casa (moro num condominio) e vi em um galho bem baixinho um volume marrom sem rabo nem cabeça, peguei um galinho e cutuquei aquele volume marrom, ao ser tocado o volume cresceu em diâmetro, arrepiou toda, com medo que alguma criança tocasse naquele galho e se queimasse, cortei o galinho e fui levar para jogar na mata que tenho em frente de casa, ao levar escorreguei e o galho com a taturana esbarrou em minha mão: fui uma dor insuportável com língua e tudo mais.

    ResponderExcluir
  39. Acabei de tocar com o braço em uma taturana cachorrinho, tá doendo demais e já estou com uma íngua no suvaco.
    Estou indo pro posto de saúde porque a dor é insuportável 😢

    ResponderExcluir
  40. uma taturana cachorrinho queimou eu pulso e parte da minha mão do lado de dentro, imagine uma dor horrorosa, queimando, e doendo....lavei só com água fria, passei anti alérgico, depois uma pomada antinflamatória e também babosa, horas depois o vermelhidão acalmou, mas a dor ainda não

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.