sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia do Pau Brasil - Como indentificar a árvore


Hoje é o Dia do Pau Brasil, e ele merece que você o reconheça na rua e pare para dar os parabéns. Por isso, vai abaixo um guia prático com as principais características que te ajudarão a identificar a árvore que batizou o nosso país.

Olhe para a foto acima e tente memorizar o formato dessa copa, porque para quem ainda não tem prática ela parece igual a todas as outras, mas quando vai pegando o jeito você percebe que essa é a primeira característica que te faz desconfiar que pode estar diante de um Pau Brasil (Caesalpinia echinata).

Chegue um pouco mais perto e preste atenção às folhas e aos brotinhos nas pontas dos galhos.




Entre embaixo da copa e olhe para cima. Procure por espinhos no tronco e nos galhos superiores, mais do que nos inferiores, e veja se por baixo da casca que se solta aparece uma bonita madeira avermelhada.




Nesta época do ano ele não tem mais flores e já produziu e liberou as sementes, por isso você ainda encontrará seu frutos em forma de vagens espinhudas, porém abertos e vazios.


Muitas vezes as cascas das vagens que sobram na árvore já estão bastante ressecadas e enroladas.



Nos meses de novembro e dezembro, quando o Pau Brasil floresce, você vai vê-lo carregar lindas hastes de flores perfumadas, coloridas de amarelo e vermelho e muito visitadas por diversas espécies de insetos polinizadores.




Quando acaba a florada começam a surgir as vagens cheias de espinhos, que depois de algumas semanas amadurecem e se abrem num estalo, lançando longe as sementes. Mas isso é só lá pra janeiro e fevereiro.


Por enquanto você pode ir treinando para reconhecê-lo pelas folhas e pelos galhos, pra não cometer a indelicadeza de passar em frente a ele e não cumprimentá-lo pelo dia de hoje.

29 comentários:

  1. Gostei bastante, me deu vontade de ter um em casa. Não sabia dos espinhos, então acho que a que eu imaginava ser pau brasil é outra coisa...
    Dia 3 de maio tb é o dia mundial do sol. E vamos lá tomar a dose diária de vitamina d!

    ResponderExcluir
  2. maravilhosa postagem faz tempo que quero conhecer a árvore ,as sementes já tive oportunidade de ter ,PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Interessante e ao mesmo tempo lamentável,pois,aqui é o país onde essa árvore existia em grande abundância,como dizem os hostoriadores.Gostara de plantar ema árvore dessa,no quintal da minha casa.Vou tentar até conseguir!

    ResponderExcluir
  4. Me desculpem o descuido de não ter lido antes de postar e acabaram saindo algumas palavras digitadas errõneamente,como "historiadores","Gostaria" e "uma".
    Lamento!

    ResponderExcluir
  5. Estava só procurando imagem do Pau Brasil para mostrar ao meu neto e encontrei essa fantástica exposição sobre nossa árvore símbolo. Parabéns pelo excelente trabalho.
    Edvaldo P Sobrinho - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa postagem!
      Em nossa escola conseguimos plantá-lo já fazem alguns bons anos atrás, e se cada escola tivesse um exemplar, que presente inesquecível deixaríamos para as gerações. Rejane Barczak Charqueadas - RS

      Excluir
  6. Olá! Gostaria que alguém me esclarece-se está dúvida, obrigado.
    Sou do noroeste do RS, estamos no mês de junho e enfrentamos fortes chuvas a duas semanas. Estou notando traços de conhecimento plantio. Acabei de voltar de fora e trouxe comigo um ramo de folhas porém ponteaguda em uma destas folhas encontrei um espinho na trazeira, que também se encontram no tronco. Como faço pra indentificá-la?
    Não sou visitante do blog, poderia enviar a resposta para meu e-mail diogenes_d1@hotmail.com, tenho fins ecológicos. Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  7. Na minha rua há um espécie de planta muito similar ao pau-Brasil. Antes, eu não tinha noção, mas graças a esse site eu conseguirei ter certeza se é mesmo. Obrigado por este ótimo coteúdo. Abraços de um natalense.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom obrigado os colaboradores eu sempre quis conhecer e reconher ande ele estiver

    ResponderExcluir
  9. Plantei uma árvore que me disseram ser o pau brasil tem todas as características mas não dá flores porque será

    ResponderExcluir
  10. Perfeito, estava procurando detalhes desta árvore Pau Brasil para pincelar minha tela, amei os detalhes.

    ResponderExcluir
  11. Ganhei uma planta e pelas características estou achando parecida com o pau Brasil. Queria plantar ela no meu jardim. É aconselhável?

    ResponderExcluir
  12. Quero mandar uma foto do que me disseram que é pau Brasil, gostaria de tirar minhas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como é seu nome?
      Mande para juliana@deverdecasa.com
      Um abraço!
      Juliana.

      Excluir
  13. Parabéns pela postagem , eu estava procurando o nome de uma árvore que do nada começou a crescer no meu quintal e acabei de descobrir que é um Pau Brasil. Fiquei muito feliz !!!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um em casa, hj vim descobrir que era Pau Brasil. Fiquei muito feliz por isso, vou tentar até descobrir como faço uma mudinha

    ResponderExcluir
  15. Plantei à 6 anos uma muda de pau Brasil, está toda florida e com um perfume maravilhoso. Porém estou com dúvidas: a madeira não está vermelha . será porque é ainda jovem?

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito dessa árvore!As flores dela são muito perfumadas!Tenho dois pés em meu quintal.Um com onze anos e outro com oito.

    ResponderExcluir
  17. Agora sim, vou procurar o pau-brasil por aí, será que encontro?Eu achava que conhecia.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um, ainda não floresceu.
    Ansiosa aguardo.

    ResponderExcluir
  19. A minha não tem espinhos na vagem, é pau brasil?

    ResponderExcluir
  20. Tenho a árvore pau brasil aqui em casa. É um orgulho para nós mantermos uma árvore que faz parte do início da nossa História.

    ResponderExcluir
  21. Amei. Muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  22. Tenho um em meu quintal. É a primeira!!!!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia gostaria de saber se essa folha que fica dura cheia de espinhos se ela é venenosa pôs minha filha pisou em uma dessas 😞

    ResponderExcluir
  24. Tenho visto árvores sendo plantadas na Rua Marquês de Abrantes no Flamengo, com algumas características do Pau-brasil, como folhas e acúneos (espinhos), pela Prefeitura do Rio de Janeiro (por exemplo na altura do nº 80). Alguém sabe se são realmente Pau-brasil ?

    ResponderExcluir
  25. Ailton Pinto Desculpe o comentário anterior que saiu anônimo, sobre as árvores de Pau-brasil plantadas na Rua Marquês de Abrantes, é meu (ailtonribeiro184@gmail.com)

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.