terça-feira, 7 de maio de 2013

Sobre árvores, crianças, minhocas, geotropismo...


Se sair por aí para plantar árvores já é gostoso, imagine quando a gente leva junto um grupo de crianças de quarta e quinta séries animadíssimas para por a mão na massa. Assim foi hoje de manhã, e todos nós nos divertimos à beça.

Teve repórter e fotógrafo do jornalzinho da cidade acompanhando a meninada, o prefeito, o secretário do meio ambiente, o vereador e mais um tanto de adultos que foram participar. Todos sujaram as mãos de terra sem frescura, e no fim faltou espaço e sobrou vontade de plantar mais.

Eu estava preparada para momentos de bagunça, eventuais chamadas de atenção e puxões de orelha, porque sempre tem uns mais atentados, mas hoje esses ficaram em casa. Na hora das primeiras explicações e demonstrações de como se faz, só vi olhinhos atentos e preocupados em não errar. Os mais curiosos e extrovertidos perguntaram muitos por que isso e por que aquilo, e foi ótimo porque acabei entrando em assuntos que eu não imaginava que explicaria.

Falei de minhocas, "transpiração" das árvores, cidadania e até sobre foto e geotropismo, para responder a pergunta de um pequeno que queria saber por que as plantas crescem para cima mesmo quando a gente as deixa de lado.

Crianças e políticos gostaram de aprender que plantas se movimentam respondendo a estímulos externos, e a esses movimentos se dá o nome tropismo - da palavra grega trope, que signigica volta ou giro. Geotropismo e fototropismo são os movimentos mais comuns, feitos por praticamente todas as espécies vegetais, e estão relacionados à terra e à luz, respectivamente.

Quando um lado da planta recebe mais luz do que o outro, hormônios chamados auxinas fazem o lado do caule que pega menos luz crescer mais que o outro lado, dai a planta vira para a direção da luminosidade. Isso se chama fototropismo positivo.

Geotropismo é o movimento estimulado pela força da gravidade. Quando uma planta é colocada na horizontal, os hormônios auxinas vão para a parte do caule que está voltada para o solo, fazendo com que ela cresca mais que a outra parte, assim o caule se curva para cima e a planta passa a crescer na vertical. Esse é o geotropismo negativo, já que vai contra a gravidade.

As raízes têm movimento geotrópico positivo, uma vez que crescem para baixo, em direção à força da gravidade. As auxinas fazem a parte superior das raízes cresceram mais que a inferior, então elas crescem sempre voltadas para o centro da terra.

Era só pra mostrar como se planta, mas de tão curiosos que eram, os alunos acabaram me estimulando a explicar mais, e minhas explicações os estimularam a perguntar mais, e assim ficamos todos bem estimuladinhos. Acho que por isso foi tão gostoso! Deixo umas fotos, pra você curtir também.





O trabalho em dupla sempre funciona melhor,
porque um lembra o outro do que a "tia" explicou.
Todas as mudas foram tutoradas direitinho pelas crianças,
com barbante de algodão em forma de oito.
Seu Pedro Weel, vereador, não resistiu e plantou também
Depois de duas horas de trabalho deixamos pronta uma florestinha,
que em cinco anos estará como a do outro lado da rua

3 comentários:

  1. Muito bom! Aqui temos uma horta comunitária e as vezes os pequenos vão ajudar com plaquinhas, colheitas, plantação de mudas, é muito legal.
    Aliás, será que vc pode me ajudar? Tem uma planta que colocaram a plaquinha "hortelã pimenta", mas ela parece "boldo do chile", inclusive é amarga como boldo, mas a pessoa responsavel jura que são planats diferentes. Você as conhece? sabe adiferença entre elas? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érima,
      eu sei que existe sim uma hortelã diferente da hortelã comum e que se parece um pouco com boldo. Se não me engano é a hortelã do norte.
      Vai um link para você, do site da Sabor de Fazenda, em São Paulo, onde eles têm à venda mudas dessa planta e explicam um pouco sobre ela.
      http://www.sabordefazenda.com.br/htm/produtos/produtos.php?codigo=050
      Um abraço,
      Juliana.

      Excluir
  2. Parabéns, Juliana! Que belo trabalho! De que vale saber alguma coisa se não se pode compartilhar, concorda? Imagino a alegria da molecada ao final da 'aventura'. E o orgulho de 'reflorestar'. Muito legal. Beijo, Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.