terça-feira, 18 de junho de 2013

Nasceu!


Eu nem sei se o termo é esse, mas a primeira coisa que consegui dizer foi NASCEU!, ontem, no fim da tarde, quando encontrei essa criatura com asas dentro do borboletário.


Como já era esperado, é alguém completamente diferente daquelas taturanas carnavalescas, listadas de branco e verde limão que viveram dentro do vidro por mais de 60 dias. Por enquanto essa é a única "desencasulada", e o mais estranho é que eu não sei de onde ela saiu, porque conto os casulos e todos continuam aparentemente intactos. 

Talvez ela seja a explicação de uma confusão na contagem que aconteceu nos primeiros dias de borboletário. Me lembro que em algum momento achei que tinha 10 taturanas vivendo ali, mas quando encontrei mais uma no jardim e a levei para dentro do vidro, repeti a contagem e de novo deu 10. É muito pouco provável que tenha acontecido uma fuga, porque o vidro ficou o tempo todo bem fechado, então hoje penso que se todos os casulos estão intactos e apareceu uma mariposa, ela deve ser a sumida que encasulou em algum lugar e eu não vi. É a única explicação.

O fato é que não tive coragem de soltá-la ontem e nem hoje, ainda. E quando amanheceu o dia encontrei uma coisa branca escorrida no vidro onde ela ficou paradinha desde que a descobri. Até agora não a vi voar; está olhando o jardim pela janela, pousada ao lado de onde ficou ontem.


Só que o dia da liberdade tem que ser hoje, porque não sei o que dar para ela comer e nem faz sentido criar uma mariposa no vidro, coitada. É hora de ganhar o mundo. E que venham as outras.

Para acompanhar essa história desde o início, clique aqui e leia os posts de baixo para cima.

3 comentários:

  1. Uia! Que legal :)

    Ela deve estar um tanto o quanto sem entender o vidro... Que ela voe lindamente quando vc abrir o vidro.

    Que venham as outras!!

    Aqui em casa continua tudo na mesma... tenho borrifado a água de vez em quando e nenhuma notícia ainda.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu blog pesquisando borboletário e acompanhei toda a saga das taturanas verdes!
    Sempre quis saber em qual borboleta/mariposa que ela se transformaria!
    Muito bacana! Adorei todas as postagens e a maneira simpática que você escreve!
    Parabéns e obrigada!
    Abraços da sua mais nova leitora,
    Sabrina

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito e interessante seu trabalho! Parabéns!
    Você descobriu o que é a coisa branca que ficou no vidro onde ela ficou?

    Abraços
    Camila

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.