quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ansiedade verde

Se ao invés de semear você preferir adiantar o expediente, é possível comprar mudinhas prontas de alfaces variados, rúcula, agrião da terra, rabanete, espinafre entre muitas outras hortaliças em boas lojas de jardinagem. É muito gostoso assistir sementes germinando, mas se você está com pressa, ansioso pra ver sua horta acontecendo...

As mudinhas acima (e a bandeja de isopor para transportá-las) foram compradas numa casa agrícola em São Paulo. Têm cerca de 15 dias de germinadas.

Primeiro dia: alface lisa e crespa, agrião, rabanete e rúcula foram transplantados para a horta num fim de tarde, quando o sol já não estava mais tão forte. Deve-se regar logo após o transplante e todos os dias a partir daí, de preferência de manhã cedo pra que as hortaliças estejam suficientemente hidratadas para encarar o sol forte do dia.

Quinze dias: Uma das primeiras atividades de todo dia é visitar a horta. Os passarinhos normalmente chegam antes de mim e deixam grandes buracos abertos, de onde tiraram minhocas suculentas. Cavam com tanta força que algumas vezes desenterram as mudas menores!

Vinte e seis dias: tudo já bem crescidinho. Até daria pra fazer um salada de folhas baby bem tenras, mas como a quantidade é muito pequena preferi aguentar um pouco mais e colher verduras mais volumosas. E para quem tem pressa de colher resultados, a hortaliça que não pode faltar na horta é o rabanete. A partir de 28 dias da semeadura já podem ser colhidos.

2 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de saber qual material dos tanques verde utilizados para plantar as alfaces? estou em busca de algo assim e não sei onde encontrar.
    Grata
    Milena

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Milena,
    obrigada pela visita.
    Não são tanques, são caixas de madeira que construí aproveitando madeira velha jogada na caçamba do vizinho. Você pode ver nos primeiros posts do blog, lá nos idos de 2009.
    Coloquei dois link abaixo, para facilitar.
    Seja sempre muito bem vinda,
    Juliana.

    http://www.deverdecasa.com/2009/09/lixo-reciclavel_13.html

    http://www.deverdecasa.com/2009/09/madeiras-recuperadas-da-cacamba-do.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar.
E se você não tem um blog nem um endereço no gmail, para enviar seu comentário basta clicar na opção "anônimo", logo abaixo da caixa de texto. Mas, por favor, assine seu nome.